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CRA-MG lança cartilha para monitorar desempenho das prefeituras

Com quase 50 anos de atuação, o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) tem como principal objetivo nortear e melhorar o desenvolvimento da profissão de administrador. Durante todo esse tempo, o CRA-MG conquistou mais de 44 mil membros ativos – pessoas jurídicas e físicas – e possui 11 unidades espalhadas no Estado.

O presidente da entidade, Antônio Eustáquio Barbosa, destaca que um profissional dessa área deve estar atendo às demandas de mercado. “Avalio o atual momento como oportuno, seja para quem tem ensino superior quanto os tecnólogos. A sociedade busca melhorar e aprimorar o seu desempenho em suas funções e a administração, nos últimos tempos, tem sido falada e procurada. Nesse contexto, temos que viver esses desafios como pessoas físicas, famílias, empresas ou órgãos públicos”.

Sobre a administração no âmbito municipal, o CRA-MG lançou uma cartilha na qual aponta-se o tripé para o bom funcionamento das prefeituras. O método foi desenvolvido em parceria com o Instituto Publix e reúne índices já consolidados por outros órgãos como o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros.

Os pesquisadores fizeram um filtro e selecionaram índices correlacionados. Após isso, os dados foram agrupados em três dimensões indispensáveis na gestão pública: Qualidade Fiscal (QF), Qualidade da Gestão (QG) e Desempenho (D). A atualização das informações será feita anualmente.

Barbosa destaca que esses dados são importantes para melhorar o desempenho dos municípios no quesito de prestação de serviços aos cidadãos. “A presença do administrador é necessária para efetivar e otimizar o desempenho dos investimentos públicos. Quando isso acontece, minimiza-se a relação de concorrência, pois aplicou-se melhor os recursos, o que resulta em maior qualidade de vida da população”.

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Relação com outras áreas
O presidente diz que, para melhorar a atuação dos administradores, tem-se reunido com outros representantes de classes para entender as demandas que esses profissionais possuem. “Estamos inter-relacionados com outras categorias e queremos compreendê-las melhor e, por isso, estamos encontrando com profissionais de outras áreas, como contábil, economia e psicologia. Queremos uma convergência de interação, pois um bom administrador não quer apenas resultados econômicos, mas também um boa convivência entre as pessoas e o espaço onde se encontram”.

Segundo Barbosa, é nesse momento que os profissionais da administração encontram o seu verdadeiro propósito. “Nós temos que entender as competências para elaborar um projeto no qual se otimize o potencial de todos os profissionais”.

Nova sede
O CRA-MG está na parte final da transição da atual sede, no Edifício Sulacap – na Avenida Afonso Pena -, para um novo prédio localizado na Avenida Olegário Maciel nº 1.233, Lourdes. O imóvel foi adquirido na gestão anterior e, agora, faltam apenas alguns detalhes para a mudança. “A compra desse patrimônio, que foi à vista, é resultado de boas administrações passadas. Tudo foi feito pensando em oferecer, para categoria, funcionários e aqueles que nos procuram, uma infraestrutura mais funcional e confortável”.

De acordo com o presidente, restam apenas detalhes burocráticos para a transferência de sede. “Como somos uma autarquia, temos que respeitar alguns processos para contratar qualquer tipo de serviço. No momento, estamos nos atendo, também, à algumas exigências legais do município”.