Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: Sob comando do presidente Rogério Marques Noé, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) é uma das entidades mais representativas no Estado.

TECNOLOGIA X SER HUMANO

As inovações tecnológicas abrem portas ao empreendedorismo. E as mudanças agregam valor ao trabalho do gestor. Sistemas podem analisar grandes volumes de dados, robôs podem atender ligações, mas, só o ser humano pode ter uma visão sistêmica para tomar boas decisões. Como as novas tecnologias modificaram a carreira do administrador? As inovações atuais dão mais possibilidades para uma gestão melhor, seja por trazer mais informações ou na produção em si, ao proporcionar ganhos de qualidade e redução de despesas e tempo. Os requisitos do dirigente estão mudando, mas, o trabalho humano não vai ser substituído. A tecnologia facilita certos processos, há sistemas que fazem diversos tipos de análises. O trabalho ficou menos mecânico e exige uma inteligência humana que a máquina não consegue substituir.

A DIFÍCIL MOBILIDADE URBANA EM BH

BH está chegando aos 6 milhões de habitantes sem metrô ou vias expressas suficiente para melhor se deslocar na cidade! Já poderíamos ter pelo menos quatro vias cruzando e interligando municípios da região. O Move não resolveu nada. As linhas que passam no Centro se intercalam de 5 em 5 minutos, mas em compensação você fica “mofando” nas estações troncais. O transporte público de Belo Horizonte segue caro e, cada dia, mais precário!

PRECISAMOS URGENTE DA NOVA RODOVIÁRIA

Quem sabe o prefeito Alexandre Kalil (PHS) inicie os estudos para a construção da nova rodoviária de Belo Horizonte. Não existe local melhor do que no início da Via Expressa, no Gameleira. O lugar tem saída fácil para Brasília, Curvelo, Montes Claros e todo o Norte de Minas, além de Congonhas, Lafaiete, Barbacena, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. O tempo de viagem e de deslocamento, tanto para os ônibus quanto para os passageiros, seriam reduzidos, além de desafogar o trânsito da cidade.

Canal Aberto

Uber & Cabify. Em Belo Horizonte já são 30 mil, no Rio de Janeiro 80 mil e em São Paulo mais de 100 mil. Quem duvida que daqui a 10 anos, no máximo, 80% de usuários de automóveis particulares não sairão mais de casa no seu automóvel.

Efeito contrário. Quanto mais a imprensa fala das denúncias contra o ex-presidente Lula (PT), sua liderança para a presidência vai se confirmando. Em relação às rejeições, o petista é o que tem a menor, mas todos estão em torno de 50%.

Mortos e vivos. Foi preciso uma auditoria do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) apontar pagamentos indevidos a 1.256 segurados mortos. Isso mostra como é frágil o banco de dados do INSS. Somado a casos mais recentes e de menor duração, esse número supera 100 mil beneficiários e resulta em um prejuízo de mais de R$ 1.1 bilhão.

Cidades violentas. Entre as 10 cidades do mundo com mais crimes neste primeiro semestre, três são brasileiras: Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. Os dados são do Numbeo, o banco de dados colaborativo e mundial.

Best-seller brasileiro. “O homem mais inteligente da história” da nova trilogia de Augusto Cury, na Sextante, vendeu mais de 300 mil exemplares e já figura na lista dos 10 mais vendidos do país. O novo volume chega às lojas em novembro.

Caixa-preta. Durante a campanha para a prefeitura ano passado, o candidato Alexandre Kalil (PHS) prometeu que, se ganhasse as eleições, abriria a “caixa-preta” da BHTrans. Mas, até hoje, pelo que se consta ela continua fechada.