Home > Cidades > Registro de furtos aumenta 3,89% em Juiz de Fora

Registro de furtos aumenta 3,89% em Juiz de Fora

“Eu estava voltando do meu trabalho e indo para o ponto de ônibus por volta de 9h da noite. Um rapaz, que aparentava ter uns 30 anos, encostou uma bicicleta e chegou gritando e pedindo para eu entregar meu celular. Eu vi que ele estava armado com um canivete e não sabia o que fazer na hora de tanto nervoso. Ele pegou o celular da minha mão e fugiu”. Esse é o depoimento de uma atendente de telemarketing, de 20 anos, que preferiu não se identificar.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Juiz de Fora registrou de janeiro a julho deste ano, 4.770 furtos e 997 roubos. A estatística mostra que houve aumento de 3,89% na quantidade de furtos na comparação com o mesmo período do ano passado. Uma média de 22,7 por dia. Em relação aos roubos, houve redução de 21,3%.

Uma escola na Zona Norte também foi vítima de criminosos. O local foi invadido e teve as câmeras de segurança arrancadas e destruídas. Foram levados computadores, monitores, datashow, além de mantimentos usados na merenda escolar.

Furtos Roubos (contato com a vítima)
2017 2016 2017 2016
Janeiro 725 604 203 158
Fevereiro 642 554 183 154
Março 790 684 144 141
Abril 694 665 149 179
Maio 663 752 99 216
Junho 663 682 117 202
Julho 593 650 102 218
Total: 4.770 4.591 997 1.268

Fonte: SESP

Segundo o major Marcellus Machado, assessor de comunicação da 4ª Região de Polícia Militar, qualquer objeto de valor e de fácil acesso pode ser alvo dos criminosos. “Mas o que temos percebido é que o celular é o item que tem uma maior incidência. Os aparelhos estão cada vez menores e mais caros. Muitas pessoas tem o costume de andar desatentas com o celular a mostra ou ainda mexendo nas redes sociais, o que é um chamariz para o ladrão. Essa é uma ação que deve ser evitada”, ressalta.

Ainda conforme o major, outra questão são as saidinhas de banco. “Tem gente que saca o dinheiro e vem contando as notas pela rua, sendo que o correto e a orientação que a PM passa, é conferir a quantia ainda dentro do banco e só depois deixar o local. Isso é uma forma de prevenir que o furto ou roubo aconteça”.

Ele salienta que caso a pessoa seja furtada ou roubada, o correto a se fazer é sempre registrar o Boletim de Ocorrência. “Alguns deixam de registrar e acabam por não contribuir com o trabalho da Polícia Militar. Qualquer informação que a pessoa fornecer sobre o criminoso é muito importante, como características físicas e vestimentas”.

A PM tem tomado algumas medidas para diminuir o número de furtos e roubos na cidade. “Temos atuado na prevenção, por meio de orientação à população e também no reforço do policiamento em áreas onde há uma maior incidência. As câmeras do programa ‘Olho Vivo’ também é uma ferramenta usada no combate. Houve uma queda no número de roubos na comparação com o mesmo período do ano passado”.

Aparelho celular

Caso isso aconteça, a Anatel orienta entrar em contato com a sua operadora para solicitar o bloqueio da linha e também o impedimento do aparelho móvel. É recomendado que o usuário tenha anotado o IMEI (número único de identificação), que pode ser encontrado na caixa do produto ou diretamente no celular digitando-se o código *#06#. Após realizar o pedido de impedimento, o IMEI é incluído no Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), administrado pelas prestadoras móveis, e o equipamento fica impedido de se conectar em redes celulares nacionais. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário pode solicitar o desimpedimento do terminal entrando em contato novamente com a sua operadora.