Home > Esporte > Estilo fitness tem ganhado cada vez mais adeptos

Estilo fitness tem ganhado cada vez mais adeptos

O brasileiro é vaidoso e cuida bem do visual. Por isso, está na moda ser fitness – palavra de origem inglesa e que significa “estar em boa forma física”. A expressão é associada à prática de atividades e refere-se ao bom condicionamento físico. E para alcançar a boa forma física, homens e mulheres tornam-se verdadeiros atletas, como conta a musa fitness Eva Andressa que, atualmente, possui 10,5 milhões de fãs no Facebook.

Ela disse que decidiu transformar as curvas quando tinha 17 anos, pois se achava muito magra. “Eu não gostava do meu corpo, porque parecia que era mais nova. Além disso, sempre quis ser um mulherão, definida e, por isso, decidi entrar na academia”.

Eva diz que os primeiros passos para ter o corpo que possui hoje foram mudar a alimentação e treinar com frequência. “O principal e mais difícil foi a dieta, porque, como a maioria dos adolescentes, comia muita besteira e não tinha o hábito de ter uma alimentação saudável e regrada”.

A rotina de treinos de Andressa é divida em duas partes: de manhã, ela faz a parte aeróbica e a noite se concentra na musculação. “Procuro dar ênfase para os membros inferiores, como perna, glúteo, panturrilha e abdômen, já os superiores, malho com o intuito de manter postura, mas nada muito pesado”.

No momento, ela está se preparando para o Mister Olympia, evento que acontece em Las Vegas, Estados Unidos, considerado a maior competição de fisiculturismo do planeta.

Mercado em alta

Segundo dados levantamento da IHRSA, associação internacional do setor, o país é o segundo maior mercado em número de academias, com quase 32 mil unidades, ficando atrás apenas dos Estados Unidos; o quarto em número de alunos, com 8 milhões de pessoas matriculadas; e o décimo em faturamento, arrecadando aproximadamente R$ 7,48 bilhões.

Pensando nesse segmento, Belo Horizonte sediará, entre os dias 18 e 20 de agosto, a 14ª edição do Encontro Nacional de Atividade Física (ENAF), o maior congresso de esporte, fitness e saúde do Brasil. O evento vai acontecer no Minascentro e terá três momentos: a Feira Expo ENAF, o Congresso e o Concurso Miss Fitness Minas Gerais.

Nos 3 dias de evento acontecerá mais de 50 cursos, palestras e workshops sobre os mais variados assuntos, desde a abordagem teórica de questões práticas de como otimizar a produção de massa ou perda de peso.

Além disso, a feira tem como principal objetivo mostrar quais serão as tendências para o próximo ano. Segundo Sebastião Paulino, organizador e idealizador do ENAF, espera-se que haja um movimento maior das atividades funcionais. “O mundo fitness é uma roda gigante que não para. Hoje, o Hiit (treino de alta intensidade) pode ser a febre do momento e, outra modalidade já pode ocupar o cenário, pois é tudo muito dinâmico”.

Para este ano, estima-se que a feira tenha mais de 10 milhões de visitantes e movimente R$ 5 milhões em negócios. “Muitas pessoas vêm em busca de novidades, outros não. E aqui tem tudo o que eles precisam, desde alimentos e suplementos até aparelhos para ginástica”.


Evento: 14ª edição do Encontro Nacional de Atividade Física.

Data: 18, 19 e 20 de agosto, sendo que sexta e sábado é 8h às 20h  e domingo das 8h às 12h.

Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, Belo Horizonte.

Para saber a programação completa, acesse o site.