Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

ALGUEM SE LEMBRA DELE? – Falo do ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, que foi o grande arauto do Ministério Público, quando o presidente da República era Fernando Collor de Melo. Ele ofereceu várias denúncias contra Collor ao Supremo Tribunal Federal (STF). Houve o julgamento político do presidente por meio do Congresso e antes que o Senado tomasse a decisão de impedi-lo, o próprio Collor renunciou à presidência. Mesmo assim, ficou 8 anos sem disputar eleições. Mas, no STF conseguiu se defender de todos os processos e não foi apenado, porque o procurador denunciou, porém, não apresentou provas. Pode acontecer a mesma coisa com o presidente Temer (PMDB). Ele pode perder o mandato, pois seu julgamento será político, apesar das denúncias formais do Ministério Público a partir do procurador-geral da República Rodrigo Janot. Mas e as provas? Infelizmente, até agora, só existe delação. Na gíria policial “armaram uma casa de caboclo pra ele”, quando ele recebeu o empresário Joesley Batista, no Palácio do Jaburu e sem testemunhas. No caso de Aristides Junqueira, ele chegou até a ser consultado para ser o vice de Lula. Depois caiu no esquecimento do povo.

SUCESSO DA PIF-PAF. Esta empresa mineira teve seu faturamento acrescido em 42% nos últimos meses, depois do aporte de R$ 20 milhões na modernização de suas plantas no Estado no processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Os cortes de frango foram os destaques das últimas exportações da PIF-PAF que tem, hoje, 4,5% do mercado brasileiro.

NEWTON CARDOSO – Newtão, como é conhecido em Minas, concedeu uma entrevista a repórter Mônica Miranda, da Rádio Itatiaia, na qual reafirmou o desejo do PMDB de Minas ter candidato à governança do Estado. Ele foi mais além e disse que o PMDB mineiro está enxuto, sem qualquer tipo de mácula e que o certo seria o PT se aliar ao PMDB e entrar com o vice. Para ele, o único que se salva no PSDB é o senador Antonio Anastasia – “homem preparado e honesto”. Newtão disse também que o senador Aécio Neves, já se acabou como político em Minas.

CIENTISTAS POLÍTICOS – Nenhum deles têm acertado alguma coisa nos últimos tempos. Tenho acompanhado suas entrevistas. Praticamente todos admitiram que a reforma trabalhista não passaria no Senado e ela foi aprovada. Acham também que Temer (PMDB) não chega ao final do mandato.

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA tem buscado diminuir na vida do cidadão o impacto da burocracia que, segundo o velho dito popular, nada faz e impede tudo. Instituiu-se em nossa Capital o BH Resolve, Central de Atendimento Presencial da Prefeitura de Belo Horizonte para, também como ferramenta de combate à burocracia, melhorar o atendimento integrado aos usuários do serviço público.

DA COCHEIRA

R$ 30 bilhões foi o déficit público do mês de maio, ou seja, foi o que faltou para fechar as contas do governo, entre receita e despesas. Mesmo assim, ninguém quer se adequar a gastar menos nos vários setores governamentais.

Neste dia 16 de julho, Dia de Minas, instituído por obra e graça do grande Roque Camêlo, um marianense, que deixou saudades em todos nós. Por isso, neste domingo, a capital de Minas se transfere, simbolicamente, para a primeira vila e cidade de Minas.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel) tem nova diretora executiva. Luciana Domingues substitui Lucas Pêgo, que assume a diretoria de desenvolvimento da Abrasel Nacional.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 16 de julho

Dia de Minas e do comerciante

Aniversário do radialista Pedro Luiz Rodrigues

Deputado Laudivio Carvalho

Jorge Trindade

Segunda-feira, 17

Ludmila Carneiro

Dr. Rodrigo Lima

Breno Lucas

Terça-feira, 18

Ex-ministro Paulo Hadad

Renato – Café Nice

Zé Carlos Amaral

Quarta-feira, 19

Ex-deputada Vera Coutinho

Artur Viana Neto

Coronel Valério Lage

Vicente Sandim – Santa Luzia

Quinta-feira, 20

Sra. Selma Campos – mulher de Maurício Campos

Senhora Vânia Cota Arnaldo

João Lúcio Ferreira – Café Palhares

Chiquinho de Oliveira

Sexta-feira, 21

Dr. Obregon Gonçalves

América lazzaroti

Sra. Nara Glenda de Araújo Feraz

Luiz Fernando – Café Palhares

Sábado, 22

Dr. Ricardo Yuri

Maria de Lourdes Teixeira

Henrique Robert