Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

MULHER DE MINISTRO DO TSE REGISTRA AGRESSÃO

A dona da casa Élida Souza Matos registrou, na semana passada, uma ocorrência numa delegacia de Brasília acusando o marido, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga, de agressão. Pelo cargo que ocupa, ele tem foro privilegiado para ser processado apenas no Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, o caminho natural é que a queixa siga para a Corte. Élida chegou à delegacia com o olho roxo e passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. A mulher do ministro também registrou agressões verbais por parte do marido. O desentendimento na casa do casal foi ouvido por vizinhos.

REAÇÃO AO USO DO FGTS

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou que o governo estuda a proposta de reter parte do FGTS dos trabalhadores demitidos sem justa causa para economizar com o pagamento do seguro-desemprego. A proposta foi criticada pelas centrais sindicais e pelo senador José Serra (PSDB-SP), que classificou-a de “aberração”. Agora, nos bastidores, dizem fontes, que discute-se restringir essa medida aos trabalhadores com maior salários. Segundo uma fonte a par das discussões, há muitas variáveis que serão avaliadas na hora de tomar a decisão, por exemplo, o fato de o valor do seguro-desemprego (entre R$ 937 e R$ 1.643) ser considerado baixo para quem tem renda mais elevada. Foram identificados alguns casos de trabalhadores nessa situação que foram demitidos e não requisitaram o seguro-desemprego. Além disso, quase 70% das contas do FGTS têm saldos equivalentes a um salário – insuficiente para cobrir os três últimos salários do trabalhador.

GOOGLE NÃO VAI MAIS ‘LER’ E-MAIL DE USUÁRIO

A Google vai encerrar uma de suas práticas de publicidade mais controversas: anúncios dentro do Gmail que escaneiam o conteúdo de mensagens enviadas pelos usuários. A decisão não veio da equipe de anúncios da empresa, mas sim da Google Cloud, sua unidade de negócios na nuvem, que está buscando se posicionar de modo a atrair mais clientes corporativos. A Google Cloud vende um pacote de softwares para escritórios, o G Suite, que compete com a líder do mercado, Microsoft. Diferentemente de quem usa a versão gratuita, os usuários pagantes do Gmail nunca receberam os anúncios que “leem” o que está escrito nas mensagens, mas algumas companhias ficaram confusas com a distinção e suas implicações com relação à privacidade, explicou Diane Greene, vice-presidente sênior de negócios na nuvem da Google: – O que nós vamos fazer é acabar com a ambiguidade.

TIETES NA CADEIA

Em ‘O príncipe”, biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht, os autores Marcelo Cabral e Regiane Oliveira contam que o empresário se escondeu das visitas quando o elenco do filme “Polícia Federal – A lei é para todos”, esteve no complexo médico-penal de Pinhais, no Paraná, para um laboratório de composição dos personagens. “Quem fez mais sucesso foi Flávia Alessandra (que interpreta a delegada Erika Marena). Foi tietada por Eduardo Cunha e Antônio Palocci”, descrevem. “A exceção foi Marcelo Odebrecht, que se refugiou no ‘banheiro’ durante a passagem da equipe. O livro, em que os jornalistas revelam a personalidade de Marcelo Odebrecht e refazem os bastidores da Lava-Jato, será lançado no final do mês, pela editora Astral Cultural.

CANAL ABERTO

Me deixas louca. E FH? Virou biruta de aeroporto. Acorda com uma posição, almoça com outra e dorme com a terceira. E faz isso todo santo dia. Diz que só tem uma certeza: não será a vez dele. É um sábio. (Uma das últimas colunas do jornalista Jorge Bastos Moreno).

Mercado em alta. A Condor, empresa brasileira de armas não-letais, vendeu 70 mil bombas de gás lacrimogêneo para a Venezuela, que vive uma de suas maiores crises políticas e sociais. Elas serão usadas por policiais para conter as manifestações contra Maduro, em escalada ditatorial.

Legítimas Havaianas. Quem está de olho na Alpargatas, hoje controlada pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, é o bilionário francês François-Henri Pinault, dono da Gucci.

Comitê de gênero. A Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo está criando o seu Comitê de Gênero. A ideia é fomentar ações institucionais relativas a questões de gênero, para melhorar o atendimento e a rotina de trabalho. O comitê deve cuidar, por exemplo, dos casos de discriminação e de assédio. Juízes e desembargadores interessados têm 15 dias para se inscreverem.

Lealdade. Completaram 45 dias que Rodrigo Maia recebeu o primeiro dos 19 pedidos de impeachment de Michel Temer (PMDB) relacionados à JBS. Embora jure lealdade dia sim, outro também a Temer, Maia ainda não arquivou nenhum.

O novo Dória. Salim Mattar, dono da Localiza, quer sair candidato a governador de Minas Gerais em 2018 pelo Partido Novo. Em 2014, Mattar foi um entusiasmado eleitor de Aécio Neves (PSDB). Gravou até vídeo, dizendo que o tucano acabaria com “a corrupção que tomou conta do Estado”.

Fora da agenda. Em sua temporada no Ministério da Justiça, Alexandre de Moraes recebia com frequência, fora da agenda oficial, a visita de Aécio Neves (PSDB) – o mesmo que, em conversa gravada com Joesley Batista, afirmou que ele, Alexandre e Temer tinham um plano para distribuir inquéritos da Lava-Jato para delegados específicos.
*Coluna – Lauro Jardim – O Globo

Os livros do Boff. O teólogo Leonardo Boff está lançando de uma vez só, quatro livros. São eles: “De onde vem? A visão das coisas a partir da nova cosmologia” (Mar de ideias), “O divino em nós” (Vozes), “O livro dos elogios: o significado do insignificante” (Paulus) e “A espiritualidade, a casa comum e o amor” (Paulinas).