Home > Cidades > Câmeras vão autuar motoristas por infrações de trânsito em JF

Câmeras vão autuar motoristas por infrações de trânsito em JF

Sorria, você está sendo multado! A frase deve ser levada a sério pelos motoristas de Juiz de Fora que, além dos radares e agentes de trânsito espalhados pela cidade, também poderão ser punidos por meio das câmeras de vídeo do Centro de Controle e Monitoramento (CCM) da prefeitura. Isso significa que, caso o flagrante seja constatado, o veículo será identificado pela placa e o condutor multado posteriormente. Os locais onde os equipamentos estão instalados receberam faixas de sinalização com a informação de que a fiscalização terá início no dia 5 de maio e os motoristas sujeito às penalidades.

As imagens das câmeras, até então eram usadas para que os motoristas pudessem acompanhar o tráfego em tempo real, a fim de verificar quais ruas estão com congestionamentos em determinados horários ou as melhores rotas de circulação. Além disso, os equipamentos auxiliam a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) no levantamento do fluxo de veículos. Atualmente, doze câmeras estão posicionadas nos principais cruzamentos de importantes avenidas da cidade. Ainda está prevista a instalação de novos dispositivos em pontos estratégicos.

Locais que já possuem câmeras

[pricing]

[pricing_column featured=”yes”]
[line]Av. Rio Branco x Av. Brasil[/line]
[line]Av. Rio Branco x Av. Getúlio Vargas[/line]
[line]Av. Pres. Itamar Franco x Av. Getúlio Vargas[/line]
[line]Av. Rio Branco x Rua Mal. Floriano Peixoto[/line]
[line]Av. Francisco Bernardino x Rua Marechal Deodoro[/line]
[line]Av. Rio Branco x Av. Francisco Bernardino[/line]
[line]Av. Francisco Bernardino x Rua Benjamin Constant[/line]
[line]Av. Pres. Itamar Franco x Rua Monsenhor Gustavo Freire[/line]
[line]Av. Rio Branco x Av. Dr. José Procópio Teixeira[/line]
[line]Av. Brasil x Rua Benjamin Constant[/line]
[line]Av. Rio Branco x Rua Doutor Romualdo[/line]
[line] > Fique atento < [/line]
[/pricing_column]

[/pricing]

Desde 2013, o uso de dispositivos de videomonitoramento para punir irregularidades nas estradas e rodovias é autorizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em 2015, o Contran ampliou a fiscalização para a área urbana, através da resolução de número 532. Em Juiz de Fora, a presença dos dispositivos inibem os condutores a cometer infração. Dados da Settra mostram que o número de motoristas que foram flagrados avançando o sinal vermelho caiu pela metade, passando de 9.349 em 2015, para 4.597 em 2016.

De acordo com a Settra, o objetivo da fiscalização do trânsito por câmeras é reduzir a quantidade de infrações e evitar acidentes. O titular da pasta, Rodrigo Tortoriello, afirma que a intenção é educar os motoristas. “Esperamos que os condutores tenham mais respeito no trânsito e cumpram as regras, por exemplo, nunca falar ao celular no volante, sempre usar o cinto de segurança e não fazer paradas em locais proibidos”. Ele salienta que os agentes de trânsito não precisarão se deslocar até o local do fato para registrar a ocorrência.

Motoristas de olho

O Edição do Brasil foi às ruas de Juiz de Fora para saber o que pensam os motoristas sobre a nova medida. Para o representante de vendas Douglas Alves, a fiscalização é positiva. Ele acredita que muitos condutores vão pensar duas vezes antes de cometer alguma infração. “Fica mais difícil de contestar a multa com as imagens gravadas. O vídeo já é uma prova”, diz.

A psicóloga Zélia Diniz, não enxerga a nova medida com bons olhos. Para ela, o monitoramento do trânsito por câmeras só será válido se os ônibus e táxis também puderem sofrer as mesmas penalidades, caso cometam alguma infração. “Eu já vi muitas vezes ônibus parado sobre a faixa de pedestres e taxistas dirigindo e falando no celular ao mesmo tempo. Resta saber se eles também serão fiscalizados e multados”.

O gerente administrativo Carlos Eduardo Silva, diz que essa tecnologia só tem a trazer benefícios. “Acho que a câmera vai inibir o motorista infrator. Muitos não estão nem aí, não obedecem as leis de trânsito e fazem o que querem. Com essa fiscalização, acredito que isso deva diminuir e evitar acidentes, além de conscientizar os condutores”.