Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Josué, bola da vez?

O desespero tomou conta do grupo político ligado ao senador Aécio Neves (PSDB).  Eles estariam batendo cabeça quando o assunto é sucessão de 2018. Tanto é verdade, que já pensam até mesmo na possibilidade de apoiar o nome do empresário Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar, para  disputar o governo de Minas. Ufa.

 Araujo internacional

Por enquanto não foi confirmada a informação de bastidores do setor produtivo mineiro, em relação a uma possível associação do empresário Modesto Araujo (Drogaria Araujo) com investidores europeus, com a finalidade de aumentar ainda mais o crescimento da rede de drogaria, que por sinal, já dominando por completo as atividades do ramo em BH.

Dividas dos estados

Os analistas de plantão, incluindo o filosofo paulistano Luiz Filipe Condé,  o governo federal erra ao exigir que os estados tenha uma única saída para renegociar suas dívidas, qual seja a de venda de seus de patrimônios, além de impor restrições aos funcionários e ficar vários anos sem fazer correção salarial. Para ele, o Poder Central teria de tomar a decisão de conversar individualmente com cada ente federado, pois afinal, não se deve misturar a situação de São Paulo, com o Espírito Santo, por exemplo, onde a situação fiscal dedos capichabas é delicada, porem melhor do que muitos estados ricos.

 Tesouraria do PT

Do alto de sua experiência de comunicador, o jornalista Gerson Camaroti ( Globo News), disse recentemente na época do então ministro Antonio Palocci, no ministério da Fazenda, aquela Pasta se transformou em uma verdadeira Tesouraria do PT. Cruz credo, gente…

Governo sujo

Na avaliação do cientista político Paulo Diniz, a Lava Jato, para poder mostrar sua força, teria de fazer uma verdadeira assepsia Cia no governo do presidente Temer (PMDB). Por certo ele estaria fazendo referência aos oito ministros do governo federal denunciados por corrupção. Vale dizer, um verdadeiro lamaçal do Palácio do Planalto. Ave Maria…

Vereador questiona

Atualmente, são mais de 300 mil pessoas vivendo em situação de rua em Belo Horizonte, sendo cerca de 800, só  na região sul da capital. O  polêmico vereador  Gabriel Azevedo (PHS), está exigindo do prefeito  Alexandre Kalil (PHS), uma solução para o problema. Segundo pesquisa de secretarias especializadas da PBH, grande parte dos pedintes são egressos da construção civil. Ou seja, a crise está realmente fazendo vitimas. Cruz credo.

Em defesa de Áecio

Segundo jornalistas de Brasília, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) (PSDB), ainda acredita ser possível livrar o nome do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) das denuncias lhe impostas pela Lava Jato. FHC, assim como alguns membros das empresas multinacionais instaladas no Brasil, tem uma nítida preferência pelo tucano mineiro para disputar o pleito presidencial de 2018. Será que cola gente?

 Dinheiro do INSS

Em mais de 3 mil municípios brasileiros, o dinheiro que circula no comércio e entre a população local, vem em grande parte dos pagamentos realizados através do INSS a aposentados e pensionistas. Ao fazer esta analisa, o professor da UFMG, Ivan Ernandes acrescentou: às vezes, estes recursos movimentam  a economia interna mais do que os valores repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios.

 Política em Lago Santa

Tido e havido como empresário de sucesso, o atual prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar (PPS), está exercendo o cargo pela segunda vez. Mas agora, tem um dilema: não sabe se fica ao lado do governo estadual e se parte de vez para oposição ao governador Fernando Pimentel (PT). Uma dúvida cruel, Sr. Prefeito…

 Mineiros com problemas

Não bastasse a relação de 40 nomes de políticos mineiros envolvidos na delação da Operação Lava Jato, ainda tem chances de mais problemas para os nosso políticos. Consta em Brasília, que o lobysta Jorge Zelada, ligado ao PMDB nacional, a caminho de fazer delação premiada, pode acabar de vez de arrebentar com a imagem público de muitos nome influentes do parlamento de Minas. A conferir…

 Estado desgovernado

Entre as muitas frases ouvidas na porta do Café Nice, centro de BH, uma chama atenção, um advogado de renome, ao tomar um cafezinho disse: o estado brasileiro quer tomar conta de tudo e de todos, interferindo diretamente na vida do cidadão, mas não tem condições de resolver as suas próprias crises institucionais. Viram só…

 STF na berlinda

Jogaram tantos pepinos para o plenário do Supremo Tribunal Federal resolver que agora, ficou demonstrando a sua falta de estrutura. Então, se nada mudar, esta quantidade de processo envolvendo nomes de políticos de todo Brasil, como fórum privilegiado pode demorar uma década. Opinião do cáustico cientista político Ricardo Sennes.

Disputa peemdebista

Existem informações internas dentro do PMDB mineiro que não se cruzam. Uma ala defende a prorrogação do mandato do atual presidente estadual, o vice-governador Antonio Andrade (PMDB). Mas também existem defensores da realização do pleito para escolha de novos dirigentes no final do ano. Neste caso, um dos nomes mencionados é do deputado federal Newton Cardoso Junior (PMDB).

Cena única – Caso efetivamente acontece o pleito, e se for caminhar para o nome de consenso, pode ser indicado o ex-deputado e ex-secretário de estado Aloísio Vasconcelos, um dos fundadores do partido.

Cheiro de pizza?

Nem todo mundo acredita que as denuncias envolvendo políticos esteja no caminho certo. O professor e cientista político da UFMG, Rudá  Ricci, por exemplo, considera que a quantidade de nomes divulgados simultaneamente, pode gerar uma verdadeira confusão, e isto abriria clareira com a finalidade de deixar muitos dos acusados sem punição. Ou seja, pode estar sendo assada uma pizza em Brasília, ora veja.

Prefeito sem prestígio

Semana passada, a imprensa mineira noticiou sobre a possibilidade da Prefeitura de Mariana demitir mais 200 funcionários. Nos corredores da Assembleia Legislativa, comenta-se que o prefeito daquela cidade histórica, Duarte Junior, por absoluta falta de prestígio político não tem conseguido bons resultados no sentido de alavanca recursos para lá, quando de suas visitas a Belo Horizonte e Brasília. Coitado dele, sô.

Povão nas ruas

Dia 28 sexta feira, é dia do povão na rua para protestar contra as reformas propostas pelo governo federal. Convocação do presidente da Força Sindical em Minas, Vandeir Messias. Vamos ver a força da entidade, companheiro.

Guerra à vista

Centrais sindicais de todo Brasil, estão se unido para jogar pesado contra o deputado federal Rogério Marinho. Motivo, ele como relator do projeto de lei propondo a reforma trabalhista já anunciou que será a favor do fim da contribuição obrigatória das contribuições sindicais. E para piorar, também as entidades patronais estão criticando a posição do parlamentar. Vem chumbo grosso por ai, ora se vem. .

Durval joga pesado

Líder do governo na Assembleia Legislativa,o deputado Durval Ângelo (PT), não perdoa a oportunidade de criticar a oposição. Para ele, os projetos enviados pelo governador Fernando Pimentel (PT), solicitando a criação de fundos e atualizando a estrutura de arrecadação da Secretaria de Fazenda irá  fazer com que o caixa do estado possa melhorar, “ mas isto a oposição não ver, pois ela está cega e apenas aposta no quanto pior, melhor para eles”, oposicionistas, sentencia o parlamentar.