Conhecer a experiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com relação à participação popular. Esse foi o objetivo de visita da delegação parlamentar da província de Gauteng, na África do Sul, O grupo foi recebido pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), no Salão Nobre. Adalclever Lopes enfatizou que a Assembleia está aberta a esse diálogo. “Minas vai poder trocar experiências sobre o assunto, o que será bastante positivo”, afirmou o parlamentar.
A 1ª PENA DE CUNHA– O juiz Sérgio Moro já soltou a primeira condenação do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de 15 anos e 4 meses de prisão. O ex-parlamentar responde a outras duas ações penais, uma na 10ª vara criminal federal de Brasília e outra no Supremo Tribunal Federal. Muitos criticaram o Juiz Sérgio Moro por ter sido rápido demais na condenação de Cunha, mas a verdade é que outros ex-agentes públicos já estão condenados pelo juiz da lava jato e cumprem suas penas em Curitiba. Também o PP, Partido Popular, ganhou uma ação de indenização com envolvimento de toda a sua bancada federal, e deverão ter que devolver a importância de R$ 2,3 bilhões aos cofres federais, pelo dinheiro ilegal que todos tiraram das obras públicas do país e da Petrobras.
ATÉ QUANDO? Os grupos que controlam a Usiminas vão entrar num acordo e colocar paz na empresa que é uma das maiores usinas siderúrgica de Minas Gerais. É triste ver que o esforço de um presidente da República e de um governador e seu Estado, para colocar pra funcionar essa indústria no final da década de 1950, esteja, hoje, sendo disputada por dois grupos que não se entendem. A Usiminas e todo o seu complexo instalado em Ipatinga esperam que seus dirigentes cheguem a um acordo. O governo do Estado poderia mediar essa contenda através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Afinal, essa briga pode comprometer em muito a economia do nosso Estado.
RECUPERAÇÃO – Numa conversa de dois empresários outro dia, num almoço no Automóvel Clube, fiquei sabendo que o crescimento na venda de papelão, pode ser um sinal claro do início de recuperação de nossa economia. Segundo o empresário, a expansão neste ano foi de 4,2%, em relação ao mesmo período do ano passado. Ufa! Será que vamos sair do atoleiro?
PREJUÍZO – Só com o contrabando e sonegação de impostos, o governo deixou de arrecadar R$ 130 bilhões. Os setores que deixaram de pagar impostos e que sofrem com o contrabando são: tabaco, vestuário, combustíveis, cosméticos e medicamentos. Por isso, a cada dia o segmento têxtil do país vai tendo menos fábricas funcionando. Aqui, em Minas, nosso parque têxtil está virando fábricas fantasmas. Muitas cidades sentem os efeitos com a falta de emprego e renda. É triste ver mais de quatro fábricas de tecidos fechadas em São João del-Rei. Só para citar uma cidade apenas.
Prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), anunciou a construção de uma trincheira na Avenida David Sarnoff, na Cidade Industrial, atravessando a 381 no seu início, justamente ao lado da antiga fábrica da RCA. Essa obra vai criar mais uma opção de saída e entrada em Contagem, já que a David Sarnoff com a trincheira vai levar o tráfego da região do Inconfidentes, diretamente para a Avenida Tereza Cristina, via Praça do Trabalhador. Enquanto muitos prefeitos não disseram a que vieram, o de Contagem quer estender o metrô, por sua conta, até no Novo Eldorado e iniciou a reforma da pista da Via Expressa dentro do município.
O mar morto, que fica entre Jordânia e Israel está morrendo, pois o seu nível está baixando um metro por ano. O motivo é a retirada de água do Rio Jordão para abastecer os dois países. Isso pode afetar o índice pluviométrico na região.
Enquanto isto nos Estados Unidos, Donald Trump pode decretar o fim do esforço global para reduzir o aquecimento. Ele quer restabelecer os empregos na indústria do carvão poluindo a atmosfera.
Em Minas, as mineradoras na área de nascentes do Rio das Velhas, estão matando aos poucos o nosso principal fornecedor de água para a região metropolitana de Belo Horizonte. Quem fizer um sobrevoo pela região, vai ver como anda a destruição do nosso meio ambiente.
A Casa dos Contos, tradicional restaurante da zona Sul de BH, está exibindo a mostra “Pluralidade “, reunindo trabalho de seis artistas: Mauro Prença, Miriam Dequech, Neura (kuka), Tulia Pereira, Junia Filizola e Gráucia Moreira. São estilos e técnicas diferentes, cada artista em busca de seu caminho.
Quem vem recebendo apoio de vários vereadores de BH para se candidatar a deputado estadual é o vereador Doorgal Andrada (PSD). Embora jovem, o desempenho positivo no mandato empolga a maioria dos colegas da Casa. Doorgal é neto do deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB).
Uma reunião da Fifa, em Zurique, na Suíça, nomeou o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Modesto Guimarães Neto, como membro para um dos novos comitês da entidade. Castellar vai ocupar uma das cadeiras do comitê “Players Status”, que será responsável por monitorar a situação dos jogadores em relação às normas de registro e transferências da Fifa.
ANIVERSÁRIOS
Domingo, dia 09 de abril
Dra. Rita Verdolim – Juiz de Direito
Delegado Carlos Lobo
Ex-deputado Délio Malheiros
Deputado Inácio Franco
Segunda-feira, 10
Ex-deputado José Santana de Vasconcelos
Paulo Matos – ex-prefeito de Contagem
Eduardo Valadares
Jornalista José Lopes
Conselheiro Dr. Viana – Tribunal de Contas do Estado
Deputado Hely Tarquínio
Advogado José Anchieta da Silva
Terça-feira, 11
Manoel Mário de Souza Barros
Luiz Stânio Ferrara
Waissman – ex-prefeito de Conselheiro Pena
Quarta-feira, 12
Otimar Bicalho
Larissa Martins Conrado
Pastor Zedequias – Venda Nova
Quinta-feira, 13
Delegado Ediraldo Brandão
Bolão do Espaguete – Santa Tereza
Advogado Mauro Pereira Cândido
Delegado Antônio Felipe Nogueira
Sexta-feira, 14
Paixão de Cristo
Jornalista Milton Lucca de Paula
Sra. Margarida, mulher do delegado Gilberto Monteiro
Junior Moreira – Rádio Itatiaia
Sábado, 15
Hamilton Guerra
Roberto Matias Vaz de Melo
Antônio Carlos Ribeiro Bahia
A todos, os nossos parabéns!