Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Tensão em Brasília

Jornalistas da crônica política de Brasília, inclusive, Gerson Camarotti, da Globo News, consideram que o noticiário já inflamado pela questão da Lava Jato, pode piorar ainda mais, caso o ex-ministro Antonio Palocci, efetivamente, resolva dar com as línguas nos dentes. Aí sim, a República poderia cair de vez. Cruz credo, gente!

Tesoureiro sortudo

Na avaliação dos matemáticos da política mineira, o empresário Oswaldo Borges da Costa, o popular Oswaldinho, é um homem de sorte. Tido como tesoureiro do tucano Aécio Neves (PSDB), ele apenas foi citado em algumas delações e não teve o mesmo destino de outros tesoureiros que estão presos.

Economia nacional

Os economistas de prestígio nacional debruçam nos números para saber o que vem acontecendo em nosso país. Segundo avaliam, enquanto estamos amargando uma crise sem tamanho, o exterior está crescendo. Ou seja, a crise é coisa nossa, especialmente por falta de gestão pública.

Pressa nas reformas

Na avaliação do cientista político e professor da PUC Minas, Malco Camargo, o Governo Federal necessita aprovar as reformas em tramitação no Congresso Nacional, versando sobre a Previdência Social e, também, sobre a reforma das Leis Trabalhistas com efetiva urgência. Segundo avaliam o professor, se demorar muito, os movimentes de rua se vai se tornar cada vez mais atuantes, jogando por terra essa possibilidade.

Deputado popular

É grande a curiosidade, especialmente nos segmentos formadores de opinião a respeito da crescente popularidade, do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RS) nas pesquisas para o pleito eleitoral de 2018. Esse assunto ainda vai dar xabú, ora se vai…

Sávio e Pimentel

Tucano de alta plumagem, o deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), presidente estadual do PSDB, disse em entrevista à TV Câmara, ser a favor da pretensão do governador Fernando Pimentel (PT) no tangente à proposta de encontro de contas entre os governos estaduais e federal.

Cena única – Talvez essa tenha sido a primeira vez que o tucano acenou com lenços brancos para o petista.  Coisas da política mineira.

Transporte clandestino

Envolto com os problemas de suas próprias empresas, o empresário Rubens Lessa, deixou de ser presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Passageiros Estado de Minas Gerais (Sindpas) há muitos anos. Quem comanda o importante Sindpas, atualmente, é o poderoso homem da empresa Gontijo, Luiz Carlos Gontijo. E exatamente no período de sua administração é que vem crescendo a quantidade de operadores de transporte clandestino, comprometendo, inclusive, a saúde financeira de muitas empresas do setor, algumas filiadas ao Sindpas. Claro, o assunto caberá ao poder público, na fiscalização e proibição dos intrusos, mas a ação do sindicato, com firmeza, seria de bom tamanho.

Sind-UTE x Pimentel

Entrevistado pela imprensa mineira, a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a professora Beatriz Cerqueira vai direto ao ponto: A classe quer pressionar o governador Fernando Pimentel (PT), pois considera que, neste momento de crise, o poder público tem de fazer opções e ela acredita que o setor no qual atual é primordial no Estado. É aquele velho ditado popular: “Farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Tucanos só pensam nele…

Nas reuniões sociais ou em encontros com lideranças políticas, os tucanos de Minas, não falam outra coisa senão em uma possível candidatura do senador Antonio Anastasia (PSDB) para o Governo de Minas, no próximo ano. É aguardar para conferir.

Desprestígio do Aécio

Se até bem recentemente o senador Aécio Neves (PSDB) era o queridinho do mundo dos negócios, depois das citações do seu nome nas delações premiadas de Brasília, ele passou a ser visto com certa discriminação por determinados setores. Existem pessoas do mundo do agronegócio, especialmente na região do Triangulo Mineiro que sequer toparia aparecer com o presidente nacional do PSDB, em público. Tadinho dele, sô!

Alckmin em Minas

A assessoria política do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), prevê que, ainda neste semestre, o chefe do Executivo visite Belo Horizonte para um dedo de prosa com os mineiros. Certamente para dar o ponta pé inicial de sua pré-campanha rumo à Presidência da República em 2018.

Cena única – Quando são informados sobre essa possibilidade, os tucanos mineiros logo torcem o nariz.

BHTrans, saco de pancada…

Ao longo dos anos e também na recém iniciada administração de Alexandre Kalil (PHS), a BHtrans continua sendo o órgão municipal que mais recebe críticas da população em geral. Ave Maria, gente!

Casamento e política

Durante o casamento do ex-vereador de BH, Pablito (PSDB), realizado em Araxá, aconteceu uma verdadeira reunião política. Claro que todos com tendência de oposição ao governador Fernando Pimentel (PT). Mas, o certo é que o ex-vereador terminou mostrado prestígio, pois estiveram por lá 15 parlamentares de diferentes partidos.

Crítica ao ministro

Ex-militante político, ex-deputado federal e atualmente advogado de prestígio em São Paulo, Airton Soares é sempre procurado para conceder entrevistas em veículos da imprensa nacional. Semana passada, ele aproveitou uma dessas aparições para “lascar o bambu” no ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. “O ministro Gilmar está antecipando sua decisão na Corte Eleitoral. Isso não é certo, não é democrático e mostra tendências do magistrado”, criticou o entrevistado.  Cidadão corajoso, não gente?!

Divisão do bolo

Na medida em que aumenta a participação do PSDB no Governo Federal, os representantes do PMDB ficam, cada vez, mais irritados. Alguns parlamentares mais exaltados chegam a comentar que parece ser um governo dos tucanos. Aliás, esse assunto ainda pode trazer muitos aborrecimentos para o presidente Michel Temer (PMDB), apostam certos ocupantes do Palácio do Planalto. Será?

Críticas da deputada

A deputada estadual Marília Campos (PT), é uma daquelas políticas inquietas, sempre defendendo a classe feminina. E aproveitando esse gancho, ela rememorou que a atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa não tem sequer uma representante feminina. Segundo ela, também no comando das principais comissões temáticas da Casa, a presença dos homens é uma realidade.

Ex-governador inspira cuidados

As poucas pessoas que tem visitado o ex-governador Francelino Pereira, em seu apartamento no Lourdes, ficaram impressionado com a debilitação física e de memória do ex-chefe do Executivo, que para muitos, tem seu estado de saúde precaríssima, inspirando efetivos cuidados.

 Deputado sumido

Depois que o deputado federal, Carlos Melles (DEM-MG), assumiu comando do partido dos Democratas em Minas, a sigla vem só perdendo força no Estado. Para complicar, o parlamentar não quer abrir mão de passar os fins de semanas na região Sul do Estado, onde mora. Com isto, o DEM, deixa a impressão de estar ficando meio que abandonado. Vamos lá, presidente!

Fim do ministério?

Recentemente, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), propôs o fim da Justiça do Trabalho, por entender que ela mais atrapalha do que ajuda o trabalhador. Essa fala provocou uma imediata reação de alguns membros do poder Judiciário, com uma observação: “O ideal seria decretar também o fim do Ministério do Trabalho. Afinal, para que serve essa Pasta?”. Indagaram.

Weliton Prado (PMD-MG) e a PEC

“É um verdadeiro abuso o Governo Federal propor uma medida drástica retirando direitos dos trabalhadores, professores, aposentados, servidores públicos, mulheres e trabalhadores do campo. Ao invés do governo colocar a ‘mão na ferida’ e taxar os lucros dos bancos e das grandes fortunas, combater a sonegação fiscal, principalmente, das grandes empresas, fazer auditoria da dívida pública, escolher prejudicar a população brasileira e privilegiar o setor privado”, sentenciou o parlamentar.