Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

No último dia 10, a ABAV-MG realizou no Dayrell Hotel e Centro de Convenções, a 11ª edição do Salão de Turismo. O evento contou com a participação de agentes de viagens e pessoas especializadas no setor, que puderam conhecer cerca de 300 produtos dos 50 expositores e 3 âncoras presentes. O presidente da associação, José Maurício de Miranda Gomes, afirma que a feira teve um crescimento muito grande este ano, com as empresas mais confiantes e o mercado tomando rumos melhores a cada dia. “Nós deixamos de ter expectativa e, hoje, nós temos uma realidade, fechamos 100% o salão com muita dificuldade, mas conseguimos. Inclusive, algumas empresas quiseram participar, mas em função da lotação do espaço ficaram de fora” conta.

GORDURA NA BARRIGA

Pessoas geneticamente predispostas a armazenar gordura na barriga ou a ter um tipo de corpo em formato de maçã podem enfrentar um maior risco de diabetes tipo 2 e de doença cardíaca. Um estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association (“Jama”) sugere que a composição genética de uma pessoa pode causar problemas de saúde ao longo do tempo. “As pessoas variam em sua distribuição de gordura corporal, algumas têm mais gordura na barriga, o que chamamos de ‘adiposidade abdominal’, e outras nos quadris e nas coxas”, disse o autor sênior do estudo, Sekar Kathiresan, professor associado de medicina na Harvard Medical School.

DOENÇA DO BEIJO

Que beijo é uma delícia todo mundo sabe. Além disso, ele proporciona bem-estar, diminui o estresse e ainda garante mais disposição no dia a dia. Mas também é preciso ter atenção com a saúde, pois o que começa com essa carícia no meio da multidão pode virar uma doença silenciosa, a mononucleose, também conhecida como “doença do beijo”. Gotículas de saliva soltas em conversas a uma distância menor que 1,5m, tosses, espirros, objetos contaminados e até selinhos são suficientes para espalhar o vírus Epstein-Barr que, em geral, usa a boca como porta de entrada para contaminar homens e mulheres entre 15 e 25 anos. O micro-organismo pertence à família do herpes e é um dos mais comuns em humanos, segundo o médico infectologista e professor de medicina da Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP), Luiz Fernando Degrecci Relvas.

MAIS DINHEIRO PARA APOSENTADO COM CUIDADOR

Aposentados por invalidez que precisam de cuidadores ou acompanhantes podem solicitar ao INSS um adicional de 25% no valor da aposentadoria. Mesmo garantido pela Lei 8.213/1991, o benefício é pouco conhecido e depende do resultado de uma perícia na Previdência. “Hoje é muito difícil a Previdência dar o benefício, mesmo a lei sendo clara”, afirma o presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Minas Gerais (Sinap), Adilson Rodrigues. Na justiça, o benefício de 25% a mais na aposentadoria para quem comprovar a incapacidade e a necessidade de ser assistido por terceiro é estendido para os aposentados por idade e tempo de contribuição, e não só por invalidez. Em maio do ano passado, a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) do Conselho de Justiça Federal (CFJ) decidiu pela unificação.Com isso, os processos nos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) devem seguir esse entendimento.

 

CANAL ABERTO

 

Pastor Malafaia. A Polícia Federal (PF) indiciou o pastor Silas Malafaia em uma investigação que apura corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral. Em dezembro, a PF promoveu a Operação Timóteo em 11 estados e no Distrito Federal. Na ocasião, foi expedido um mandado de condução coercitiva contra Malafaia, mas ele se apresentou espontaneamente na superintendência da PF em São Paulo. Embora envolvido, ele não foi considerado um dos alvos principais da ação.

 

Campanha da Aids. Isso já ocorreu outras vezes. A nova campanha sobre Aids do governo federal gera protestos das entidades ligadas ao tema. È que, segundo a propaganda, 260 mil brasileiros têm o vírus, sabem e não se tratam, e 112 mil estão contaminados e não sabem.

 

Cratera alemã. Não é de 6 nem de 7 bilhões de euros, como saiu anteriormente, o prejuízo da ThyssenKrupp com a construção da CSA, agora vendida para o grupo Techint/Ternium. Um dos protagonistas do projeto estima em incríveis 12 bilhões de euros o montante que foi queimado pela alemã na usina carioca.

 

Accor vai assumir gestão de 26 hotéis da BHG no Brasil. A francesa AccorHotels vai assumir a gestão de 26 hotéis do Brazil Hospitality Group (BHG), sendo 10 deles no eixo Rio-São Paulo. No total, são 4.400 quartos. Essa carteira será adquirida por um valor de R$ 200 milhões. O acordo prevê investimentos na renovação das unidades, além da conversão progressiva em marcas do grupo Accor, como Ibis, Mercure, Novotel e MGallery, até o fim de 2019. No Estado do Rio estão seis dos 26 hotéis que vão trocar de administrador. Os cariocas Royal Tulip Rio São Conrado, Golden Tulip Copacabana e Soft-Inn Lapa estão entre eles.