Home > Cidades > Para comemorar o aniversário do município Ipatinga realizara XTERRA Brazil Tour 2017

Para comemorar o aniversário do município Ipatinga realizara XTERRA Brazil Tour 2017

A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o SESI, está trazendo ao Vale do Aço um evento esportivo de grande porte para abrir o mês de aniversário da cidade: uma etapa do XTERRA Brazil Tour 2017.

Um dos maiores festivais de eventos off-road do país e que se traduz como uma mistura de mountain bike com nado e corrida, a competição deverá reunir atletas do Brasil e vários outros países. Ela acontece entre os dias 8 e 9 de abril.

 Custo zero

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, o XTERRA vem à cidade com custo zero para o município e deve gerar cerca de 90 empregos temporários. “A prefeitura dará apoio institucional, suporte logístico com a sinalização e liberação das vias públicas para a realização das provas, além de assistência na arena principal, XTERRA VILLAGE, que será montada no Parque Ipanema”.

A administração pública oferecerá apoio nos locais onde serão realizadas as atividades físicas. Em acordo firmado com os organizadores do evento, será utilizada mão de obra local para montagem das estruturas do XTERRA. “Além disso, o evento deve movimentar a economia e ao mesmo tempo revigorar o turismo em nossa cidade”, acredita o titular da pasta.

Visibilidade

A cidade espera receber milhares de atletas, muitos anônimos, mas também competidores de elite. Moradores da região também devem participar das atividades, principalmente as crianças, já que uma etapa infantil está prevista.

Para receber bem os visitantes, o Parque Ipanema contará com uma estrutura especial que inclui posto médico, área vip, área de guarda-volume e pódio de premiação.

Além do Parque Ipanema, a etapa XTERRA Vale do Aço acontecerá na Associação Esportiva e Recreativa Usipa. São seis modalidades previstas, sendo duas noturnas e uma para crianças. São elas: XTERRA Duathlon, XTERRA Half Night Run, XTERRA Short Night Run, XTERRA MTB Cup Pro, XTERRA MTB Cup Sport e XTERRA Kids.

 Criado no Havaí

O XTerra foi criado em 1996 como um duelo entre triatletas e praticantes de mountain bike, na Ilha de Maui, Havaí-EUA. O evento tem formato único, que envolve toda a família com total segurança e agrega saúde, turismo, meio ambiente e esportes, os pilares do Xterra  life style.

Com mais de dez anos de história no Brasil, foram mais de 400 largadas nas diversas modalidades, sendo 86 etapas em 11 estados e mais de 155 mil participantes e espectadores.