Home > Cultura e Turismo > “Gata em Telhado de Zinco Quente” fica em BH até o dia 28 de novembro

“Gata em Telhado de Zinco Quente” fica em BH até o dia 28 de novembro

A peça “Gata em Telhado de Zinco Quente” está em cartaz na capital, no Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade (foto: divulgação)

O drama já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e ficará em Belo Horizonte até o dia 28 de novembro. Clássico de Tennessee Williams, a montagem é feita pelo grupo Tapa, com direção de Eduardo Tolentino de Araújo, tradução de Augusto Cesar e traz no elenco Bárbara Paz, Zécarlos Machado, Augusto Zacchi, André Garolli, Fernanda Viacava e Noemi Marinho.

O texto de Tennessee Williams foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 1955, e adaptado para o cinema em 1958, recebendo seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator para Paul Newman e Melhor Atriz para Elizabeth Taylor, no papel que, agora, é interpretado por Bárbara Paz.

A peça conta a história de uma família obcecada pela herança de um patriarca doente. A obra se revela bastante atual na sua abordagem da ambição e da competitividade desmedida em nome da riqueza material e do status. As semelhanças se acentuam ainda mais pela região onde se passa a ação, no Sul dos Estados Unidos. O local tem um passado escravagista assim como o Brasil: “Esta família de latifundiários mimados e sem valores culturais permanece presa aos preconceitos e à juventude”, explica o diretor.

A obra narra a celebração do aniversário de 65 anos de Paizão (Zécarlos Machado), um rico patriarca de uma família sulista americana. Ele recebe, ao lado de Mãezona (Noemi Marinho), a visita dos filhos Brick (Augusto Zacchi) e Gooper (André Garolli), acompanhados das respectivas esposas, Maggie (Bárbara Paz) e Mae (Fernanda Viacava). Paizão ignora que tem um câncer terminal. Gooper e Mae tem cinco filhos, esperam o sexto e cobiçam os milhões do velho. Brick, alcoólatra e ex-astro de futebol americano, vive um casamento infeliz e sem filhos com a frustrada Maggie, que o ama mas não é correspondida. Num dia de calor intenso, a ambição pela herança de Paizão deflagra conflitos de forma inesperada e implacável. Intimidades são dissecadas e expostas de forma devastadora, numa explosão de revelações pessoais e familiares.

O projeto de montagem da peça nasceu durante a série de estudos promovidos pelo grupo sobre os textos curtos de Williams. As adaptações geraram novas traduções e o material foi editado, chegando agora ao 4º volume da série com a tradução assinada por Augusto Cesar para o clássico em cartaz.

O elenco é formado por atores do Tapa e outros que, regularmente, trabalham com o grupo. A montagem marca a volta da premiada atriz Noemi Marinho, que já ganhou os Prêmios APCA 1978 de Revelação de Atriz, Mambembe 1988 de Melhor Atriz, APETESP 1988 de Revelação de Autor, Shell 1991 de Melhor Autor e APETESP 1993 de Melhor Autor. A peça também rendeu frutos à Bárbara Paz que acabou de ser indicada ao prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria de melhor atriz, na pele de Maggie Pollitt.

A peça estará em cartaz até o dia 28 de novembro às sextas, sábados, domingos e segundas às 20h. os ingressos variam de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Os clientes do Banco do Brasil têm 50% de desconto na compra de até 02 ingressos. A peça tem duração de 120 minutos e a classificação é de 14 anos.