Home > Artigo > Cristiano Ronaldo, Messi ou Neymar. Quer apostar?

Cristiano Ronaldo, Messi ou Neymar. Quer apostar?

Dia 2 de dezembro serão conhecidos os três finalistas do Prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo. Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo? Quem? Difícil fugir das evidências de categoria máxima quando esses três estão atuando.

O problema para apontar e apostar em um dos nomes surge porque o processo de escolha é misto, sendo 50% de peso para votos de capitães e técnicos de todas as seleções (algo presumivelmente criterioso, porque são eles os que mais atuam e mais jogos acompanham) e 50% pela votação popular. Aqui começa a desconstrução da verdade. A pretensa democracia alicerçada no voto livre, destrói, pelo tal voto, grande parte do que foi visto nos campos de futebol. Votam os apaixonados torcedores de seus clubes do coração, obviamente preferindo jogadores dessas equipes e preterindo os craques dos times adversários. Qualquer pessoa pode participar da eleição. Basta ir ao site da entidade até 22 de novembro.

Os três finalistas serão divulgados ao público em 2 de dezembro e a entrega do prêmio será no dia 9 de janeiro, na Suíça. Comparado com o prêmio Bola de Ouro, da revista “France Football”, o da Fifa tem a preferência do público, porque é oficial, mas deveria ter mais abrangência e incluir os cinco continentes, como a própria entidade. A Fifa fez a indicação de 23 jogadores, dos quais dois não estão na lista da conceituada revista, o francês N’Golo Kanté, do Leicester/Chelsea, e o chileno Alexis Sanchéz, do Arsenal.

Os 30 nomes selecionados pela “France” serão avaliados por 193 jornalistas internacionais. O ganhador será conhecido em 13 de dezembro e eu, apesar das distorções quanto aos votos, garanto que não vai dar zebra, apesar de a revista ter indicado 10 jogadores que não estão na lista da Fifa: Pierre-Emerick Aubameyang (Dortmund), Paulo Dybala (Juventus), Diego Godin (Atlético de Madri), Gonzalo Higuain (Juventus), Koke (Atlético de Madrid), Hugo Lloris (Tottenham), Rui Patrício (Sporting), Arturo Vidal (Bayern), Thomas Muller (Bayern) e Pepe (Real Madrid).

Aposto que vai dar Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar, em uma ou em outra. Tá valendo?