Home > Destaques > Pressão: candidato terá menos de 3 minutos para cada questão do ENEM

Pressão: candidato terá menos de 3 minutos para cada questão do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é para muitos a porta de entrada em instituições de ensino superior.

Faltando apenas um mês para que 8,7 milhões de pessoas encarem a temida prova, esse é o momento de desacelerar o ritmo nos estudos, mas sem perder o foco.

O diretor de um cursinho pré-vestibular de Belo Horizonte, Richard Thuin, explica que agora é a melhor hora para o aluno revisar tudo o que aprendeu ao longo do ano. “Fazer bastante exercício e trabalhar em cima das provas anteriores ajuda a gravar o conteúdo e, principalmente, dar ao candidato um noção real do tempo que ele terá para resolver cada questão, que é de 2 minutos e 33 segundos”.

Richard aponta que o aluno pode se dedicar a pelo menos 3 horas de estudos por dia e que, além do conteúdo didático, é importante que ele se inteire do que anda acontecendo pelo mundo a fim de auxiliar nas matérias e redação. “O aluno precisa saber as atualidades e só conseguirá isso por meio das revistas, jornais e noticiários da TV”.

Ele completa dizendo que o mote na redação é um desafio para muitos e que, geralmente, ele também está presente nos temas atuais da prova. “O candidato deve saber os assuntos que tiveram peso esse ano, como a saúde pública, eleições, corrupção na política etc”.

Preparo

A palavra-chave para o candidato do ENEM é dedicação. Outro ponto crucial é organizar a rotina de estudos. Para isso, existem os cursos pré-vestibular que auxiliam o aluno e o prepara para o final de semana de prova.

A estudante Ana Clara Zuim formou no ano passado e desde fevereiro está tendo aulas em um cursinho na capital. Ela conta que isso a ajudou a ver o ENEM com outros olhos. “As aulas são interativas e ensinam o conteúdo de uma maneira mais clara, o que auxilia a resolver cada questão de acordo com as minhas habilidades”.

Ana Clara diz que mesmo indo ao cursinho todos os dias, se dedica também em casa para garantir uma vaga no área do Direito. “Eu leio as matérias que foram lecionadas e resolvo alguns exercícios para fixar”.

Estudar por conta própria pode ser a solução para quem não tem disponibilidade de ingressar em um cursinho pré-vestibular. É o caso de Nayane Lorena, que a um ano e meio estuda para a prova. “Quando decidi tentar o ENEM, não estava trabalhando e não tinha como arcar com as mensalidades de um curso preparatório. Comecei a trabalhar em um supermercado 12 horas por dia e não conseguia conciliar os horários, assim minha opção foi me dedicar por conta própria mesmo”.

Nayane comenta como se organiza para superar as dificuldades. “É difícil ter um controle, porque minha rotina é incerta devido ao trabalho. Às vezes o cansaço não me deixa concentrar. Eu estudo pela bíblia do ENEM e pela internet, onde é disponibilizado vários simulados e provas”.

Psicológico

O cansaço físico e mental é outro desafio. Richard dá dicas de como superar essa barreira. “O aluno deve conhecer o local da prova antes e sair com 2 horas de antecedência para evitar qualquer imprevisto no dia. O exame é muito desgastante, por isso é importante que ele leve algo para comer. Beber bastante líquido também ajuda. Além disso, evitar noitadas, dormir bem, ter tranquilidade, fazer tudo com atenção e confiar em si”, orienta.