Home > Destaques > Visitas dos presidenciáveis a Minas vai movimentar a sucessão estadual

Visitas dos presidenciáveis a Minas vai movimentar a sucessão estadual

Bolsonaro e Lula serão nomes constantes nos palanques mineiros nesta eleição | Foto: Reprodução/Internet

Deputados estaduais estão realizando viagens pelo interior do estado em companhia do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kaill (PSD), visando às eleições deste ano. Recentemente, Kalil esteve no Triângulo Mineiro, na sequência foi ao Norte de Minas e também pela região Sul. Enquanto isso, o governador Romeu Zema (Novo) tem diminuído sua agenda de compromissos, comparecendo a eventos menores, em Belo Horizonte, mas sem se esquecer de receber prefeitos e visitar lideranças municipais o tempo todo. Vale dizer, o jogo sucessório mineiro começa a ser jogado para valer.

E como pontificou, recentemente, o cientista político Malco Camargo, a união dos pré-candidatos mineiros ao Governo do Estado junto aos nomes dos presidenciáveis pode fazer a diferença.

Lula em Minas

Ainda há possibilidade de postulantes nacionais subirem aos palanques em Minas. Segundo o que se apurou em Brasília, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) garantiu ao pré-candidato Carlos Viana, também do PL, a presença do presidente Jair Bolsonaro para “turbinar” a campanha do político mineiro ao Palácio Tiradentes. Eles prometeram também que vão usar as redes sociais para incentivar o apoio dos seguidores do presidente em Minas a se posicionarem ao lado de Viana nesta peleja que só está começando.

A informação chega no exato momento em que se fala muito em dificuldades dele, que tem o aval do Palácio Federal, mas encontra forte resistência para receber apoio da maioria dos 9 parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Sobre esse assunto, um dado importante: quem está completamente comprometido com o projeto de Viana é o recém-filiado ao partido, o deputado Sargento Rodrigues.

Em Brasília, ninguém desmentiu a informação sobre a presença do pré-candidato Lula (PT) em Belo Horizonte. Apurou-se que o petista viria à capital mineira, no próximo dia 9, para um preponderante encontro de lideranças, cujo local escolhido seria o Expominas, inclusive com a participação do pré-candidato ao Senado pelo partido, o atual deputado federal Reginaldo Lopes.

Uma sondagem realizada pela imprensa mineira indica um possível palanque duplo na disputa pelo Câmara Alta. Ou seja, a propalada aliança entre Lula e Kalil teria de abrigar no seu bojo dois postulantes: o atual senador Alexandre Silveira (PSD) e o petista Reginaldo Lopes. Isso poderia ser levado a efeito após a constatação indicativa da comissão técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, ao responder consulta feita pelas siglas, avalia como positiva essas alianças regionais.

Por outro lado, pode ser que, em determinado momento, Zema também suba no palanque de lideranças municipais, que apoiam Lula ou Bolsonaro. Assim, ele estaria nutrindo uma candidatura suprapartidária, sem se preocupar com o fato de seu partido, o Novo, ter um nome próprio para a eleição presidencial, cujo pré-candidato é o cientista político Felipe D’Ávila.