Home > Destaques > Aécio Neves pode disputar o governo de Minas e Virgílio Guimarães o Senado

Aécio Neves pode disputar o governo de Minas e Virgílio Guimarães o Senado

A nova especulação nos bastidores da política mineira diz respeito à possibilidade do deputado Aécio Neves (PSDB) aceitar o desafio sugerido por correligionários de se candidatar ao governo de Minas. “Caso não escolha este caminho, Aécio pode se direcionar para uma cadeira no Senado, uma vez que os processos na Justiça contra ele foram todos arquivados e, assim, está livre para tentar voos mais altos”, comentam alguns tucanos.

Para além deste raciocínio, no que se refere a Aécio, outra informação também ganha força nos meandros políticos: o senador Alexandre Silveira (PSD), candidato à reeleição e para demonstrar profissionalismo, já está com toda a sua estrutura de pré-campanha montada. A partir de agora, ele começa sua atuação por meio de contatos com lideranças com o objetivo de disseminar seus projetos e plataforma.

No páreo?

Do ponto de vista da disputa ao governo do Estado, estão colocadas as candidaturas de Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD) e Carlos Viana (PL). Relativamente as composições para definição de nomes pela eleição ao Senado, tudo está à base da especulação. Por exemplo, o nome da ex-secretária de Governo e Comunicação de Uberlândia, Ana Paula Junqueira, pode fazer parte desta lista. Ela pode ser convidada a participar da peleja por ser originária de Uberlândia, um grande colégio eleitoral, onde, inclusive, seu marido Odelmo Leão (PP) é prefeito e uma liderança política consolidada. Segundo os comentários da região, Ana Paula deverá ser candidata a deputada federal, mas a possibilidade de ser aproveitada em uma chapa majoritária não está descartada.

No complicado xadrez envolvendo a aliança do pré-candidato ao governo Kalil com o PT, a disputa pela vaga de senador tem tirado o sono dos assessores e correligionários do ex-prefeito de Belo Horizonte. Agora, tudo parece mais confuso pelo lado petista, que insiste apoio no projeto ao Palácio da Liberdade e exige, como contrapartida, o direito o lançamento de um nome para a candidatura à Câmara Alta. Se o nome da sigla para esta empreitada era do deputado Reginaldo Lopes, agora, entre os próprios petistas, começa a ser aventado também a candidatura do atual deputado estadual Virgílio Guimarães, tido como um político de muitas vitórias nas urnas desde que começou a sua carreira como vereador de Belo Horizonte, passando pela Câmara dos deputados federais.

O grupo do senador e pré-candidato Carlos Viana ainda não teria batido o martelo quanto ao projeto político do ex-ministro Marcelo Álvaro Antônio. Ambos são filiados ao Partido Liberal, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro. Ou seja, pode ser que eles estejam esperando uma prioridade de Brasília.

Também sobre o assunto e, pelo que se sabe, a coordenação da campanha do governador Zem durante a última semana não definiu quem vai ser o preferido do grupo para pleitear espaço ao Senado e, inclusive, se propala o nome do atual vice-governador, Paulo Brant (PSDB). Agora, insinua-se também o deputado federal Bilac Pinto, cuja preferência pessoal seria fazer parte da chapa, porém, na qualidade de vice-governador.

Ainda presidindo a Associação Mineira de Municípios (AMM), o ex-prefeito de Moema, Julvan Lacerda, tem sido sondado por diversos grupos com a mesma finalidade de emplacar o seu projeto de se tornar senador. Como se sabe, este ano, há apenas uma vaga, portanto, será uma disputa frenética.