Home > Destaques > Saiba quem são os nomes de apoio do novo prefeito de Belo Horizonte

Saiba quem são os nomes de apoio do novo prefeito de Belo Horizonte

Novo prefeito de Belo Horizonte escolheu um secretariado híbrido | Foto: Rodrigo Clemente

Os problemas relacionados ao transporte coletivo serão as primeiras demandas a serem enfrentadas pelo novo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Aliás, essa não é uma realidade de agora, porém acabou se complicando ao longo dos anos e tem relação com a diminuição do número de passageiros, provocando descontrole financeiro das empresas e fazendo com que o sistema ficasse caótico.

Para encarar os desafios de seus mais de 2 anos e meio de mandato à frente da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o novo chefe do Executivo montou um secretariado misto, composto por técnicos e pessoas com ligações políticas. Um exemplo é o elo do novo secretário de Governo, Josué Valadão, com o ex-prefeito Marcio Lacerda, atualmente sem partido, mas diz ter interesse em voltar a disputar uma eleição municipal.

O mesmo ocorre com a Secretaria de Comunicação, o escolhido foi o ex-militante da imprensa nacional e também ex-diretor da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig), Luiz Henrique Michalik, com reconhecidas ligações com os tucanos de Minas no passado. Ele, entre os comunicadores mineiros, é uma referência.

Outros cargos

As demais nomeações realizadas até semana passada são Adriana Branco, (secretária de Esportes e Lazer); João Antônio Fleury Teixeira (secretário de Políticas Urbanas); Daniel da Cunha Messias (chefe de Gabinete); Leandro César Pereira (secretário de Obras e Infraestrutura) e Leonardo Maurício Colombini Lima (secretário adjunto de Fazenda).

A partir de agora, espera-se um relacionamento mais próximo entre a PBH e a Câmara de Vereadores, já que nos últimos meses, o então prefeito Alexandre Kalil (PSD) penou por causa de debates acalorados contra ele no plenário daquela Casa. Do alto de sua experiência, inclusive de ex-presidente, Leo Burguês, líder do Governo, rememorou: “Tudo ficou mais complicado quando houve a sinalização indicando a possibilidade de Kalil se afastar para ser tornar candidato ao governo de Minas. Com isso, houve uma contaminação completa do ambiente por conta, especialmente, de constantes interferências da assessoria política do governador Romeu Zema (Novo)”, comentou o vereador que, agora, pretende ser eleito deputado federal.