Home > Destaques > Três ex-governadores se livram da Justiça e podem participar da eleição

Três ex-governadores se livram da Justiça e podem participar da eleição

Ex-governadores querem disputar a eleição para deputado federal | Foto: Montagem/JEB

Três ex-governadores estão livres de processos na Justiça: Aécio Neves (PSDB), Eduardo Azeredo (PSDB) e Fernando Pimentel (PT). Com isso, existe a possibilidade deles se candidatarem a qualquer cargo eletivo. Contudo, pelo que se sabe nos bastidores, o ex-governador Azeredo não tem a intenção de voltar à vida pública, especialmente em 2022. “Pode até ser que depois ele mude de ideia”, relatam alguns amigos.

Em Brasília, comenta-se que o projeto de Aécio Neves é buscar uma reeleição para deputado federal, com chances de conquistar uma grande votação para garantir a sua continuidade na Câmara Federal.

Desde que saiu do governo de Minas Gerais, Pimentel já soma 10 absolvições ou arquivamentos de processos, diante da inconsistência das denúncias. A última ocorreu semana passada, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) absolveu o ex-governador por unanimidade no processo em que havia sido condenado em primeira instância, em 2019.

Com mais essa vitória, Pimentel poderá manter o foco na campanha para deputado federal. Com vasta experiência, ele se credencia como um parlamentar importante na base de sustentação de um possível governo do ex-presidente Lula (PT).

Nas redes sociais, Pimentel comemorou a decisão do TRE-MG. “Agradeço antes de tudo aos meus advogados, valentes e brilhantes operadores do direito. E à minha família, aos amigos e amigas, companheiros e companheiras de luta que empenharam sua solidariedade e amizade nesses tempos difíceis. Com fé em Deus e serenidade, sempre mantive a esperança de que a Justiça triunfaria ao final. A verdade se restabeleceu. Reafirmo, com humildade, mas com firmeza, meu compromisso de vida inteira com a luta pela democracia, pelos direitos humanos, contra a discriminação e a desigualdade social”, registrou o ex-governador.