Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Tribunal de Contas
Segundo informações de bastidores, março será decisivo para que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tome uma posição relacionada à indicação de um nome para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) no lugar do atual conselheiro Sebastião Helvécio. Aliás, este assunto está sendo tratado com a maior discrição possível. Coisas da política mineira.

Saúde da presidente
Comentários ouvidos no Café Boca de Pito, no edifício 5ª Avenida, na Savassi, sugerem que a presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Nely Aquino (Podemos), estaria com sérios problemas de saúde. A conferir…

Sucessão estadual
Está dito nos meandros da política mineira: se não tiver o seu nome indicado para vice, o secretário-geral do Governo, Mateus Simões, será o coordenador da campanha buscando a reeleição do governador Romeu Zema (Novo). Ou seja, efetivamente, o homem é poderoso, gente!

Kalil e Medioli
Jornalistas da crônica política mineira estão ansiosos no que diz respeito à decisão política do prefeito de Betim, Vittorio Medioli. Ou seja, querem saber se ele vai renunciar ao posto de prefeito nos próximos dias para disputar o governo de Minas. E essa curiosidade também é no sentido de avaliar como fica o projeto do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), já decidido a participar do pleito.

Viana e o MDB
Até o fim do ano, o senador mineiro Carlos Viana era filiado ao PSD. Depois, em busca de projeção, filiou-se ao MDB. Porém, a sua possível candidatura ao governo de Minas está em “banho-maria”, sem a menor repercussão popular, dizem os seus adversários. O político tem feito muitos contatos, especialmente no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, no entanto, sem muita inserção em grandes colégios eleitorais como o Sul do estado, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.

Bastidores da FMF
Do alto do seu prestígio de dono do time do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, está prometendo mexer em um verdadeiro vespeiro do esporte mineiro: os bastidores da Federação Mineira de Futebol (FMF). Afinal, a nossa influente FMF está sob comando de uma mesma família há décadas. “A cobra vai fumar”…

Economia popular
Cálculos de economistas de diferentes fontes garantem que o substancial aumento no preço dos alimentos, inclusive do pãozinho francês, vai provocar mais impacto na população em geral do que o descontrolado acréscimo dos valores da gasolina. Será, gente?

Eleições x Petrobras
Em período que procede às eleições majoritárias presidenciais, o governo sempre inventa um discurso, criando uma narrativa para controlar os preços praticados pela Petrobras, mas, passado o pleito, tudo volta aos patamares “normais”. Política em economia O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), indagado se não tem receio de enfrentar nomes populares como Lula (PT) e Bolsonaro (PL), na sucessão presidencial respondeu: “Tudo que está sendo dito até agora, pode não valer nada. Até porque, o que vai mesmo determinar o rumo político no segundo semestre, é a agenda econômica. Sempre foi assim no Brasil e, desta vez, não será diferente. Então, temos que aguardar para ver o que irá acontecer a partir de julho em diante”.

Apoio dos evangélicos
Relativamente a recente reunião das lideranças evangélicas com o presidente Bolsonaro (PL), o seu filho, deputado federal Carlos Bolsonaro (Republicanos) comentou: “Estava havendo uma verdadeira corrida dos evangélicos para os projetos políticos dos nossos adversários. Então, estamos tentando construir uma barragem de contenção para evitar essa debandada”. Coisas da política nacional.

Turismo sexual
Indignada, a jornalista Vera Magalhães disparou: “O deputado Arthur do Val, ao viajar para a Ucrânia, não a fez com a finalidade de oferecer ajuda humanitária aos refugiados da guerra. Ele foi pra lá para difundir o denominado turismo sexual, mancomunado com alguns de seus seguidores inescrupulosos”.

Terceira via
Para os jornalistas da crônica política de Brasília, a possível candidatura do atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), à Presidência da República poderia ser uma espécie de tiro no pé. Ele tem chance de ser reeleito para o governo do seu estado e, se vier para a disputa nacional, pode sucumbir, desorganizando ainda mais a denominada terceira via. Será, gente?

Importância da democracia
“Eu faço parte de uma geração que sabe da importância do processo democrático e também do respeito à Constituição Federal, dois pilares garantidores da vida livre de nossa gente, sob todos os aspectos”. Palavras do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

Senado x Planalto
A demanda já está em poder da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Parlamentares querem saber o motivo de tanta demora em resgatar os brasileiros que estavam fugindo do confronto armado entre Rússia e Ucrânia. Isso vai dar xabú, podem apostar.

Sem resultado político
Analisando sobre a recente viagem de Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, a jornalista Flávia de Oliveira disse: “A incursão internacional do presidente não trouxe qualquer possibilidade de novos negócios, enquanto no tangente à política partidária, para melhorar o perfil do presidenciável brasileiro, a aposta foi verdadeiramente pífia”. Santo Deus, gente!

Tecnologia ucraniana
Relativamente aos bastidores da guerra entre Rússia e Ucrânia, o jornalista a apresentador Marcelo Tas disse que a Ucrânia ostenta um preponderante desenvolvimento em tecnologia, tanto que, por lá, existem os maiores programadores de computadores do mundo.

Janelas partidárias
As mudanças de deputados e senadores das siglas estão obedecendo a um ritmo frenético, especialmente pelo fato do prazo da janela partidária se encerrar dia 31 de março. Agora, os donos dos partidos, como são chamados os atuais presidentes, procuram barganhar até o último minuto. Aliás, os dirigentes das maiores siglas fazem todo tipo de chantagem para conquistar nomes com mais popularidade. Uma jogatina política desenfreada. Um horror, diga-se de passagem!

Fertilidade x Poluição
Sem mencionar fontes pesquisadas, o médico Paulo Saldiva soltou esta pérola em um programa de TV: “A poluição em excesso prejudica até a fertilidade humana”. Eu, hein!?

Estados x Brasília
Para matemáticos da política brasileira, o pleito eleitoral deste ano está sendo atípico. Para eles, ao longo dos anos, os candidatos à Presidência da República sempre ditaram as regras a cada 4 anos. Mas, desta vez, os presidenciáveis estão de olho nas alianças regionais para depois tomarem suas decisões. Novos tempos da política brasileira.