Home > Destaques > Mais de 84% dos brasileiros apresentam carência excessiva em relacionamentos

Mais de 84% dos brasileiros apresentam carência excessiva em relacionamentos

Situação se caracteriza como uma dependência acima do normal que uma pessoa sente por outra | Foto: Divulgação

 

Felipe Laccelva

Acarência afetiva se caracteriza como uma dependência acima do normal que uma pessoa sente por outra. Dados da plataforma de atendimento on-line Fepo Psicólogos constatou que 84,6% dos brasileiros já demonstraram algum nível de carência excessiva em um relacionamento, com 14,6% afirmando que este foi o principal motivo para terminarem na ocasião. A pesquisa foi feita com pessoas de 18 a 55 anos, das cinco regiões do país, no começo do mês de fevereiro. Ainda de acordo com o levantamento, durante as sessões de terapia, cerca de 68% dos psicólogos afirmam que seus pacientes costumam trazer situações claras de carência afetiva. Sobre esse assunto, o Edição do Brasil conversou com o CEO da Fepo Psicólogos, Felipe Laccelva

O que é carência afetiva?
Trata-se da necessidade que temos de nos sentirmos amados e acolhidos. Mesmo aquelas pessoas que podem ser consideradas frias e distantes pelos outros, também experimentam esse sentimento. O problema é quando essa carência passa a ser excessiva e prejudica a vida do indivíduo e seus relacionamentos.

Quase 85% dos brasileiros já demonstraram algum tipo de carência excessiva em relacionamentos. A que você atribui isso?
É muito difícil colocar apenas uma causa, porém, em muitas situações, a origem dessa questão está na infância. Crianças que não recebem carinho ou foram rejeitadas costumam ter carência afetiva, pois não experimentaram esses sentimentos quando pequenos. Da mesma forma, o excesso de atenção por parte dos pais também pode desencadear carência afetiva no futuro, porque a pessoa, agora adulta, sente que precisa sempre dessa atenção.

A carência afetiva tem alguma relação com o fato de a saúde mental ser pouco valorizada no país?
Sim. Em linhas gerais, as doenças mentais se manifestam e muitas pessoas não dão a mesma importância se comparamos aos problemas da saúde física. Porém, desde o início da pandemia, este cenário vem mudando e, cada vez mais, esse assunto deixará de ser um tabu entre as famílias.

Quais são os sinais da carência afetiva?
Os sinais mais comuns são quando a pessoa começa a abrir mão de seus gostos e vontades pelo outro; ela também tem o desejo de agradar o parceiro a todo instante; não consegue ou tem muito medo de ficar sozinha e uma alta dependência, além de ciúmes elevados, que pode até ser agressiva com o passar do tempo.

Quais podem ser as consequências da carência afetiva na vida de uma pessoa?
Ela afeta os relacionamentos de modo que a pessoa que se sente carente faça cobranças em excesso para receber carinho e exigir provas de que é apreciada. Além disso, costuma apresentar uma grande dependência, renunciando aos seus gostos e vontades a fim de agradar os outros constantemente. Pode sentir ciúme de forma exagerada, devido ao medo de ficar só e ter que lidar com os sentimentos negativos gerados pela carência que sente.

Como trabalhar no controle dessa carência?
É fundamental procurar por uma ajuda profissional. Um psicólogo vai ajudar o paciente a fortalecer a sua estrutura interna de modo que diminua a carência afetiva e dependência dos outros. E, ainda, guiar a pessoa pelo caminho da compreensão das causas que geram esse tipo de comportamento.