Home > Artigo > Gestão simplificada

Gestão simplificada

Foto: Reprodução/Internet

No Brasil, grande parte das pequenas e médias empresas que são constituídas fecha em menos de 2 anos. Por que isso acontece? Por diversos motivos, contudo a falta de planejamento estratégico, plano de ação (de negócios), plano de metas e objetivos (PMO), e por fim a pesquisa de mercado (PC) e de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são os fatores que predominam para o insucesso das pequenas e médias empresas.

Mas a falta das referidas ferramentas não atinge somente as empresas menores e recém-constituídas. A todo o momento temos notícias do fechamento de grandes empresas também.

É claro que a instabilidade da economia contribui para volatilidade do mercado e para o insucesso de empresas de todos os portes. Porém, as empresas que dispõem de bons gestores e que se utilizam das referidas ferramentas conseguem vencer os obstáculos e se perdurarem no mercado.

A elaboração de um planejamento estratégico necessita do envolvimento do corpo diretivo da empresa. A fonte mais límpida para se buscar informações e ideias para a construção de uma ferramenta tão importante como é um plano de ação, seguramente é a equipe de gestão da organização.

A identificação e a previsão do comportamento dos consumidores podem fazer toda a diferença na construção de um planejamento estratégico diferenciado.

A utilização de ferramentas com essa inteligência é a melhor alternativa para avaliar quais são os serviços e produtos que levam o cliente a concluir a realização do negócio.

Portanto, as empresas não podem abrir mão de elaborar um bom plano de ação em um mundo cada vez mais volátil e que enfrenta a pandemia e suas consequências na vida econômica e social.

Desse modo, para garantir a competitividade no cenário atual, ferramentas tecnológicas têm sido usadas por gestores de maneira assertiva. E essas soluções estão ganhando destaque no planejamento estratégico das empresas que pretendem surpreender os consumidores com um diferencial que tende a aproximá-los das marcas que estejam em evidência no mercado.

*Fabiano Cazeca
Advogado, palestrante e presidente do grupo Empresarial Multimarcas
fabianodiretoria@multimarcasconsorcios.com.br