Home > Editorial > Hemominas pede socorro

Hemominas pede socorro

O convite se estende para qualquer cidadão que esteja gozando de boa saúde física: a Fundação Hemominas, responsável pela coordenação geral dos bancos de sangue instalados nos municípios mineiros, espera por sua doação para prosseguir salvando vidas. Atualmente, o número de doadores tem diminuído drasticamente devido à pandemia de COVID-19. Contudo, a necessidade de se utilizar sangue em diversos tratamentos permanece tendo uma demanda elevada.

É importante registrar que a Hemominas disponibiliza 22 unidades e 7 pontos em todo estado mineiro, inclusive por meio de parcerias com prefeituras do interior para que essa coleta ocorra de segunda a sábado com o objetivo de abarcar a maior quantidade possível de doadores.

Segundo os dados disponibilizados pela Fundação Hemominas, a situação é bem delicada, pois o estoque está em nível crítico, principalmente em relação aos grupos sanguíneos O+ e O-, respectivamente 64% e 54% abaixo do ideal. E essa é uma realidade preocupante, uma vez que eles são os dois tipos mais utilizados. Os grupos A e B, também seguem em baixa.

O último levantamento indica que, diariamente, uma média de 750 pessoas têm comparecido para fazer a doação, no entanto, o ideal seria 1.200 para atender a demanda existente. Lembrando que os critérios para candidatar-se à doação de sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos e acima de 60 devem consultar os requisitos especiais no site www.hemominas. mg.gov.br); pesar acima de 50 kg; não estar em jejum. Pela manhã alimentar-se normalmente; após o almoço, aguardar 3h e não apresentar sintomas gripais (febre, tosse, coriza, diarreia) nos últimos 30 dias.

Aqueles que foram contaminados pela COVID-19 terão de aguardar 10 dias após resultado positivo do teste. Quem teve contato com pessoas infectadas pelo coronavírus terá que esperar 7 dias.

Neste momento delicado da vida nacional, a solidariedade pode fazer toda diferença para quem necessita desse gesto para continuar vivendo. Esse apoio é essencial, uma vez que com apenas uma doação de sangue é possível ajudar até 4 pessoas.