Home > Destaques > Eleição para novo conselheiro do TCEMG terá semana decisiva

Eleição para novo conselheiro do TCEMG terá semana decisiva

Sávio Souza Cruz está bem cotado | Foto: Leonardo Lucena

A semana começa movimentada no âmbito da política mineira, afinal, no dia 1º de fevereiro, acontece a reunião de abertura do ano na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Apesar de se tratar de um tema protocolar, em 2022, a data marca a corrida dos interessados em participar do pleito para novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

No momento, o nome mais ventilado para assumir essa vaga é o do deputado emedebista Sávio Souza Cruz. Além de ser um dos parlamentares mais antigos da Casa, ele já foi secretário de Estado, líder do Governo no Legislativo, entre outras experiências.

O eleito vai substituir o atual conselheiro Sebastião Helvécio que, aos 75 anos, vai se aposentar, como estabelece o estatuto do próprio tribunal.

Novos nomes

Segundo fontes, o deputado Alencar da Silveira (PDT), um dos mais antigos parlamentares do Legislativo mineiro, teria entrado em cena buscando votos para enfrentar essa eleição.

Alencar também é o presidente do América Futebol Clube, cujo time está vivendo o seu melhor momento, inclusive se destacando no cenário esportivo nacional. Politicamente, o deputado se gaba de nunca ter perdido uma eleição, ou seja, seus inúmeros mandatos aconteceram sempre de forma contínua e isso lhe confere respeitabilidade perante os seus pares.

Em 2021, o parlamentar Duarte Bechir (PSD) havia manifestado a amigos sua pretensão de se enveredar nos bastidores dessa disputa. Mas, agora, estaria repensado melhor sobre o tema e, de acordo com as fontes ouvidas pela reportagem, já atua para se reeleger.

Quanto ao parlamentar Dalmo Ribeiro (PSDB), outro nome que também é sempre listado nas eleições para o cargo, desta vez, parece estar bem tranquilo. Alguns deputados garantem que não foram procurados pelo tucano a pedido de votos para a eleição no TCEMG.

Relativamente à deputada Celise Laviola (MDB), consta que ela permanece com sua postura de candidata ao posto, até porque, politicamente, já estaria “jogando a tolha”. No momento, seu projeto seria se afastar da vida pública, abrindo espaço para seu filho já no pleito deste ano. Sendo assim, sua candidatura para conquistar a vaga de Helvécio deve permanecer uma vez que não tem nada a perder.

Pelo roteiro delineado, a eleição para o posto deve recair sobre um desses nomes aqui elencados. Claro que sempre pode haver mudanças de última hora. Por exemplo, se o presidente da Casa, Agostinho Patrus (PV), decidir entrar no páreo seria simplesmente homologado. E, diante da iminente opção por um dos listados, abre-se uma vaga na ALMG e quem a assumiria seria o primeiro suplente da coligação, ou seja, Isauro Calais (MDB), que tem sua base política em Juiz de Fora.

Nos meandros da ALMG sempre tem alguém comentando sobre a possibilidade do afastamento do conselheiro do TCEMG, José Alves Viana. No entanto, isso aconteceria por motivos adversos à sua vontade, já que a aposentadoria compulsória só ocorre ao completar 75 anos. Enquanto isso, o conselheiro Wanderley Ávila faz 75 em outubro de 2024 e, Maury Torres, em junho de 2025.