Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Homem da terceira via?

Em Santos Dumont, Zona da Mata Mineira, no final de semana anterior, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) foi recebido por cerca de 400 pessoas, entre lideranças, prefeitos, vereadores e ex-prefeitos. Ao ser lançado candidato à presidência, ele apenas atalhou: “política só a partir de abril”. Se efetivamente aceitar o desafio, irá cuidar de perto dos temas municipalistas.

Força de Tramonte

Lançado pré-candidato ao governo de Minas pelo poderoso presidente estadual do Republicanos, deputado federal Gilberto Abramo, o nome do parlamentar da Assembleia Legislativa, Mauro Tramonte, continua sendo avaliado por lideranças de outras siglas.
Cena única – Nos bastidores da ALMG cogita-se: mesmo se ele não aceitar ser candidato ao Palácio Tiradentes, poderá ter uma grande influência na sucessão mineira de 2022, afinal, Tramonte recebeu 500 mil votos na última legislatura. Ele também nutre um bom relacionamento com o presidente da Casa, Agostinho Patrus (PV), que também tem projeto para cargo majoritário no próximo ano.

Lula em Minas

O ex-presidente Lula (PT) está aguardando um espaço na agenda para poder marcar uma série de visitas a municípios mineiros.

Bolsonaro e Viana

Agora é fato. Assessores do Palácio do Planalto não estão acreditando na fidelidade do governador Romeu Zema (Novo), em relação ao presidente Bolsonaro, por ocasião nas eleições de 2022. Assim, estão discretamente incentivando uma candidatura alternativa ao governo de Minas do senador Carlos Viana (PSD). Naturalmente, o objetivo é garantir palanque para ambos. A conferir.

Contra a PM

Moradores da região do Bairro Planalto estão reclamando da truculência da Policia Militar em relação ao tratamento que motoristas de veículos em geral tem recebido da corporação. Eles pedem mais respeito na hora da abordagem.

Aécio, maçã podre

Quando soube da frase do ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), chamando Aécio Neves de maçã podre, no ninho tucano, o parlamentar federal mineiro atacou: “é um político sem estrutura emocional, um verdadeiro boquirroto”.

Política em MOC

Na porta do Café Galo, ponto de encontro no Centro de Montes Claros, já se fala: o atual deputado federal Marcelo de Freitas (PSL) tem a pretensão de ser reeleito e bem votado na cidade para se cacifar, imediatamente, à sucessão do atual prefeito Humberto Souto (Cidadania).

Roubalheira oficial

Parlamentares inconformados com o encaminhamento da PEC dos Precatórios ao Congresso Nacional comentam: “Vai ser a maior roubalheira da história do Brasil. Isso terá reflexos negativos na economia do país nos próximos dez anos”. Ufa!

Vacina e política

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, sem meias palavras arremata: “o discurso do governo federal em relação à vacina Coronavac sempre foi dúbio, por conta de um componente político que só prejudicou a imagem do imunizante. Porém, nem por isso deixou de ser eficiente”, vaticinou.

Dança dos partidos

Agora que já está acertada a ida do presidente Bolsonaro para o Partido Liberal, a tarefa do atual presidente Waldemar Costa Neto tem sido apagar incêndio. Ele corre contra o tempo para evitar muitas baixas, especialmente nos estados do Nordeste.

Economistas cáusticos

Em Brasília, os comentários dos especialistas apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) pode ser negativo em 2022, com uma inflação ligeiramente fora de controle. Cruz credo, gente.

“Louco da Casa”

“O ministro da Economia Paulo Guedes é uma espécie de ‘Louco da Casa’, um verdadeiro peso morte dentro do governo”. Opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé, expressada semana passada na TV Cultura. Eu, hein!

140 processos

“Quero ver até quando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), vai continuar engavetando os 140 processos pedindo a cassação do presidente Bolsonaro”, indaga o deputado federal mineiro Rogério Correia (PT).

Política estadual

O vice-governador mineiro, Paulo Brant (PSDB), continua sem querer emitir sinais relacionados ao seu futuro político. Assim, aumentam as especulações indicando sobre a possibilidade de sua candidatura a deputado federal. Se depender do Partido Novo, o ex-vereador de Belo Horizonte e atual secretário-geral do governo, Mateus Simões, deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Romeu Zema.

Sem memória

Para serem eleitos, os políticos fazem um rosário de promessas e se distanciam do esquema referente à velha política. No entanto, uma vez no poder, são abraçados por diversos “lagartos”, inclusive, membros do centrão. Ironias do senador Omar Aziz (PSD).

Força em Brasília

“Atualmente, a bancada dos deputados federais do Partido Liberal tem uma força enorme em Brasília. Conseguem ‘arrancar’ o que querem do governo federal e sem a menor cerimônia”, sentencia Emerson Kapaz, ex-deputado federal e empresário paulistano.

Internet X Shopping

Claro que o período de pandemia aumentou a quantidade de internautas fazendo compras por meio da internet. No entanto, muitos fregueses estão voltando lentamente a frequentarem os shoppings, segundo as entidades do comércio em todo o país.

Poder de Lira

“No momento, o poder do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), é tão elevado que pode ser considerado a um patamar acima de tudo e de todos, inclusive, dos representantes dos demais poderes”. Essa é a avaliação dos matemáticos da política de Brasília. Santo Deus.

Pandemia cibernética

Depois de sérios problemas nas redes sociais, já existem especialistas afirmando que o sistema não é plenamente seguro em nenhum lugar do mundo. Muitos dizem que se acontecer uma catástrofe maior que a vivenciada no dia 4 de outubro, a pane pode gerar uma verdadeira “pandemia cibernética”.