Home > Economia > 13º salário de belo-horizontinos será destinado a pagar contas atrasadas

13º salário de belo-horizontinos será destinado a pagar contas atrasadas

Entre as pendências que serão quitadas estão a fatura do cartão de crédito, cheque especial e financiamentos | Foto: Divulgação

O final do ano chegou e um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores é o pagamento do 13º salário, principalmente, por conta das dificuldades financeiras enfrentadas nos últimos meses. E a quantia já tem destino certo para a maioria dos belo- -horizontinos, segundo revela um estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/UFMG). Para 35% dos entrevistados, o dinheiro será usado para pagar contas atrasadas e quitar dívidas pelo sexto ano consecutivo.

Entre as pendências que os belo-horizontinos pretendem pagar estão a fatura do cartão de crédito, cheque especial e financiamentos. A fatia dos que planejam poupar para outros fins e para os impostos do início do próximo ano, como IPTU e IPVA, aparecem com 23% e 12%, respectivamente.

A pesquisa também mostrou que algumas pessoas irão usar o benefício para viajar. No ano passado, 3,42% dos entrevistados tinham essa intenção, já em 2021, o número chega a 10%. Segundo informa o Ipead, a variação indica uma mudança no comportamento de consumo causada pela atenuação da pandemia de COVID-19.

Os demais destinos do 13º salário são realizar investimentos financeiros (8%), não sabem (7%), dar de entrada ou antecipar parcelas de financiamento (3%), realizar compras para as comemorações do fim de ano (3%) e poupar para gastos escolares do próximo ano (2%). Nenhum entrevistado respondeu que gastará com compras de presentes de Natal e 1% afirmou já ter usado o benefício recebido de forma antecipada ao longo do ano.

O economista e especialista em finanças Ricardo Fonseca avalia que o consumidor está mais cauteloso neste momento. “Estamos passando por uma grave crise econômica, com inflação elevada e taxa de desemprego atingindo mais de 14 milhões de pessoas. Primeiramente, a prioridade será o pagamento das contas atrasadas. Umas das razões é porque liquidando créditos antigos, o cidadão poderá abrir novos”, explica.

Ainda de acordo com Fonseca, com boa parte preferindo quitar dívidas e outra parcela fazendo uma poupança, a quantia destinada ao consumo será bem menor em 2021. “Está faltado cerca de um mês para o Natal, a data mais aguardada pelo comércio. Muitos itens comercializados nesta época terão forte redução no interesse de compra e podem impactar o varejo. Somado a isso, os aposentados e pensionistas tiveram o benefício antecipado e puderam sacar as duas parcelas em julho deste ano”

Benefício antecipado

Assim como aconteceu em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também tiveram o recebimento do 13º salário antecipado este ano. O pagamento para os cerca de 31 milhões de segurados foi feito em duas parcelas entre maio e julho, injetando R$ 52,7 bilhões na economia. Normalmente, a remuneração costuma ocorrer nas competências de agosto e novembro.

Servidores estaduais

Já para o funcionalismo público mineiro, o 13º salário será pago no dia 15 de dezembro em parcela única. Essa é a primeira vez que o abono natalino é quitado em dia e não mais parcelado como vinha acontecendo em anos anteriores. Cerca de 600 mil servidores, ativos e aposentados, receberão o abono, movimentando aproximadamente R$ 2,5 bilhões na economia mineira em dezembro deste ano.