Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

CPIs e a sucessão

O assunto dominante na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte são as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que apuram assuntos envolvendo a prefeitura da capital e o próprio prefeito Alexandre Kalil (PSD). Do outro lado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a CPI da Cemig tem como objetivo descobrir desmandos da companhia e, de quebra, vincular os debates à imagem do governador Romeu Zema (Novo). Ou seja, como tem ficado claro, os objetivos podem até ser nobres, mas, inquestionavelmente, possuem também um cunho político.
Comentário único. Por parte da Câmara, quem “faz a caveira” de Kalil é a presidente da Casa, Nely Aquino (Podemos), enquanto no Legislativo, a artilharia disparada está sob comando do presidente da CPI, deputado Cássio Soares (PSD), que tem como alvo Zema.

Disputa pelo Senado

Os políticos tradicionais ficam de “cabelo em pé” com os rumores de que o deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) pretende disputar a eleição para uma vaga ao Senado em 2022. Seu prestígio junto à juventude e seu bom desempenho nas redes sociais seriam os caminhos trilhados na empreitada. A conferir…

Itaú x Banco do Brasil

A recente propaganda do Banco Itaú se identificando como instituição financeira de Minas Gerais levou o Banco do Brasil (BB) a reagir e divulgar a mensagem: “Nós também somos mineiros e temos uma boa estrutura em todo o estado”. Ou seja, uma guerra pela conquista de clientes. Em tempo: Há um mês, o Itaú monopolizou a folha salarial dos funcionários do estado, tirando este privilégio do BB. Como dizem no ditado popular: “que vença o melhor”.

Política x Justiça

Em Brasília, é tida como certa a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite ao Congresso Nacional fiscalizar o Ministério Público (MP). Aliás, esse tema interessa a todos os políticos corruptos, como se comenta nos bastidores da Câmara Federal. Ou seja, em breve, o MP vai ser controlado pelos políticos, talvez, os mesmos que atualmente são réus em vários processos. Cruz credo, pessoal!

CPI sem objetivo

Na concepção de grandes nomes do direito brasileiro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19, no Senado, fez muito barulho, mas colherá pouco resultado.

Números perversos

O ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gonzalo Vecina, e outros médicos entendem que se a campanha da vacinação contra a COVID-19 tivesse sido minimamente organizada, as autoridades de saúde poderiam ter salvado quatro em cada cinco pacientes contaminados pelo vírus. Será mesmo, doutor?

União Brasil

Ao fazer uma análise do momento político nacional, o cientista político Ricardo Sennes concluiu: “A chegada do partido União Brasil vai mudar o estilo dos bastidores da política brasileira”. Em sua avaliação, a nova sigla deverá priorizar a eleição de governadores, senadores e deputados nos níveis estadual e federal. Comentário único. Resta saber se o palpite do cientista vai dar certo. Afinal, já se fala a respeito do fortalecimento de uma terceira via para a sucessão presidencial.

Política em Sabará

Na histórica cidade de Sabará, já circulam informações indicando que o atual prefeito Wander Borges (PSB), efetivamente, abdicaria do cargo para se candidatar a deputado estadual outra vez.

Sucessão em Uberlândia

Em Uberlândia, segundo maior colégio eleitoral mineiro, o tema relacionado à eleição do próximo ano começa a esquentar. No entanto, há um consenso entre muitas lideranças com relação à candidatura da atual secretária de Governo e Comunicação e primeira-dama do município, Ana Paula Junqueira, a deputada federal.

Política em Ipatinga

O ancião Sebastião Quintão (MDB), prefeito por mais de uma vez em Ipatinga, capital do Vale do Aço, manda avisar que “pendurou as chuteiras”. Ele, agora, vai cuidar apenas de suas fazendas na região.

Eleição em Juiz de Fora

Já em Juiz de Fora, município da Zona da Mata, a prefeita Margarida Salomão (PT) tem se tornado uma das grandes conselheiras do ex-presidente Lula (PT) que, por sinal, está sendo esperado na cidade nos próximos dias.

Conselheiro no TCEMG

A bancada do PSDB, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está sendo trabalhada para fechar apoio ao deputado Dalmo Ribeiro quanto à indicação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

Presidente evasivo

Segundo alguns jornalistas de Brasília, toda vez que o presidente Jair Bolsonaro se depara com um problema realmente sério, trata logo de terceirizar as demandas. Eu, hein?!

Sucessão mineira

Politicamente, o vice-governador Paulo Brant continua isolado. Depois de ter se filiado ao PSDB, já pensando no pleito do próximo ano, ele é ignorado pelo núcleo do governador Romeu Zema (Novo). Isso ainda vai dar xabú!

STF e o Planalto

Os otimistas de plantão apostam em um clima mais harmônico entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto diante das últimas conversas de bastidores. No entanto, se a ala radical do governo voltar a ganhar força, tudo pode mudar.

Crime organizado

Pessimista quanto à segurança do brasileiro, o filósofo Luiz Felipe Pondé comentou: “Para complicar o quadro, o controle das penitenciárias precisou ser reforçado devido aos membros do crime organizado, principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo”. Ave Maria, gente!

Sem evento

Vêm de todos os lados as críticas contra a ideia do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19, Renan Calheiros, no que diz respeito à realização de um megaevento para marcar o encerramento dos trabalhos. “Seria um verdadeiro circo armado”, comenta o jornalista Merval Pereira.

Desigualdade brasileira

Professor e reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente disse, semana passada, que somente por meio da melhoria do sistema de ensino público é que será possível caminhar em direção contrária à desigualdade.

Insegurança alimentar

Autoridades do Ministério da Agricultura trabalham para melhorar o apoio ao setor produtivo nacional, pois se o preço da cesta básica continuar subindo desordenadamente, poderá provocar uma crise de insegurança alimentar.