Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Felipão é um técnico mais que ultrapassado:

O técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, foi demitido do Grêmio e deixou a equipe na zona de rebaixamento, sendo um sério candidato à Série B em 2022. Aliás, após o empate com o Cuiabá em Porto Alegre, recentemente, o elenco gaúcho partiu para cima da diretoria tricolor pedindo a saída dele. No vestiário, alguns atletas disseram que não iriam se reapresentar para o treinamento se o Felipão não fosse demitido. Depois de uma passagem medíocre pelo Cruzeiro, quando viu o barco afundando ele caiu fora para ficar com a boa imagem de que salvou o time do rebaixamento para a terceira divisão. E, o pior, é que muitos jornalistas idolatraram esse treinador ultrapassado dizendo que ele salvou o Cruzeiro de ir para a Série C. É uma opinião demagógica e mentirosa de muitas pessoas da imprensa mineira.

Paulo Guedes e a sua conta em paraíso fiscal. A notícia de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem offshore em paraíso fiscal caiu como uma bomba no governo Bolsonaro. Offshore é um termo em inglês usado para definir empresa aberta em outros países, normalmente em locais onde as regras tributárias são menos rígidas e não é necessário declarar o dono, bem como a origem e o destino do dinheiro. Não é ilegal, desde que comunicado à Receita Federal, mas a falta de transparência desse tipo de empresa faz com que sirva para fins ilícitos como esconder patrimônio. Guedes virou alvo de críticas dos congressistas, porque o ato viola o artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal. Engraçado, o ministro que ataca todos os incentivos fiscais da indústria brasileira tem offshore em paraíso fiscal para não pagar imposto no Brasil. Não é só uma questão legal, mas de ética e coerência. O ministro da Economia acredita tanto na sua própria política para o Brasil que mantém seu dinheiro no exterior.

Esclarecimento de homicídios no país. O Brasil esclarece 44% dos seus assassinatos, de acordo com uma pesquisa de 2018, divulgada pelo Instituto Sou da Paz. O levantamento indica que os locais que mais elucidaram homicídios foram Mato Grosso do Sul (89% do total), Santa Catarina (83%) e Distrito Federal (81%). Minas Gerais esclareceu 46% dos homicídios. Paraná (12%), Rio de Janeiro (14%) e Bahia (22%) foram os estados com as menores taxas. É importante ressaltar o avanço no percentual de esclarecimento de homicídios no Brasil. Entre as razões apontadas pelo Sou da Paz, está a melhora na capacidade investigativa, indicada pelo número de crimes esclarecidos no mesmo ano em que aconteceram. A modernização da gestão, infraestrutura e remuneração das polícias civis é uma das recomendações do Sou da Paz para que as taxas de esclarecimento de assassinatos sigam aumentando nas unidades federativas.

Incêndios no Pantanal mataram 17 milhões de animais. As queimadas que atingiram a região do Pantanal, em 2020, mataram quase 17 milhões de animais. A conclusão é de um estudo realizado por 30 pesquisadores da Embrapa Pantanal, do ICMBio e do Ibama, além de universidades federais e organizações não- -governamentais. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores fizeram trilhas em linha reta e coletaram as amostras de animais mortos nos incêndios. Ao todo, o grupo percorreu 114 quilômetros e, a partir das amostras, os pesquisadores aplicaram um modelo matemático para chegar a esse assombroso número. Segundo os pesquisadores, é preciso mais tempo para avaliar os impactos que as queimadas estão causando no Pantanal. As mudanças climáticas têm agravado as secas na região, aumentando a probabilidade de novos incêndios. Triste realidade para um dos cartões-postais mais bonitos do Brasil.

CANAL ABERTO

A NOVA FLEXIBILIZAÇÃO PARA BARES E RESTAURANTES

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou novas medidas para ampliar a capacidade do público nos bares e restaurantes. Agora, esses estabelecimentos poderão colocar uma pessoa para cada 4 metros quadrados. Antes, a lotação autorizada era de um cliente para cada 5 metros. Já a lotação máxima de 8 pessoas por mesa continua valendo. As regras também serão válidas para atividades de entretenimento, ao vivo, em bares e restaurantes. Essas alterações sempre são bem-vindas para a retomada econômica, principalmente diante dos avanços da vacinação e da estabilidade dos indicadores epidemiológicos e assistenciais da pandemia. Contudo, os empresários do setor ainda esperam uma ampliação maior no horário de funcionamento e no aumento do número de pessoas por mesa.

A PEC PARA TIRAR A AUTONOMIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO É UMA VERGONHA

Está em tramitação, na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende acabar com a independência do Ministério Público (MP) nas investigações de combate à corrupção. Esse projeto interessa ao centrão e aos partidos que estão sendo investigados e punidos pelo MP. Pela proposta, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) passa a ter poderes de até mudar as decisões do MP, o que significa que nunca mais políticos serão punidos, o que é um verdadeiro escândalo. A proposta provocou revolta entre promotores e procuradores, pois é vista como uma tentativa de interferência externa no órgão. Nas eleições de 2022, vamos votar para retirar todos esses políticos corruptos da vida pública que apoiam essa proposta vergonhosa que prejudica a sociedade. Ela, dificilmente, será aprovada porque a reação está sendo muito forte.