Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

CANAL ABERTO

Cerveja brasileira é uma das mais baratas do mundo. O Brasil está na lista dos lugares que tem a cerveja mais barata do mundo, segundo dados da plataforma de desconto on-line Cuponation, que aponta o país na 71ª posição no ranking de preços. Entre os nações com a bebida mais barata estão Uzbequistão, Irã e Bósnia. Já a mais cara está no Catar e na Jordânia. Boa parte dos brasileiros consome em média seis litros por mês, sendo que o gasto médio por semana é de R$ 46. Em 2020, o volume de vendas ainda teve aumento no país, mesmo com a pandemia. Foram 13,3 bilhões de litros da bebida vendidos no ano passado. Esse foi o maior número desde 2014. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China.

Trânsito da capital mineira continua com vários problemas. Belo Horizonte foi fundada em 12 de dezembro de 1897 e planejada tendo como referências os meios urbanos de Paris e Washington. Tem cerca de 2,4 milhões de habitantes e é a sexta capital mais populosa do país. No entanto, a mobilidade urbana é muito preocupante. O grande número de carros, motos, transportes coletivos e outros veículos torna o trânsito um assunto que requer muita atenção. Os congestionamentos ocorrem em todos os pontos da cidade, não somente no horário de pico, mas a qualquer momento do dia e da noite. Essas dificuldades encontradas pela população resultam em cansaço, ansiedade e estresse, já que todos têm seus compromissos diários e precisam se locomover utilizando os recursos de mobilidade que convêm naquele momento. Tornar a capital mineira em uma cidade com boa mobilidade urbana necessita de planejamento eficiente.

Bolsonaro comete mais um vexame em visita a BH. Em recente visita a BH, o presidente Jair Bolsonaro sentou ao lado de uma criança, vestida com a farda da Polícia Militar de Minas Gerais e apontou uma arma de brinquedo, que estava na mão da criança, para o alto em um gesto armamentista que, frequentemente, se repete. A cena chocante aconteceu durante um evento e, na ocasião, Bolsonaro elogiou os pais do garoto e disse que eles são um exemplo de “civilidade, patriotismo e respeito”. Ele desrespeitou as normas da Convenção dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente quanto à sua dignidade. O comportamento, para dizer o mínimo, insensato, imprudente e perigoso do presidente só piora a imagem do Brasil no mundo. É um vexame completo. Ninguém ganha com isso.

VIOLÊNCIA NO FUTEBOL

A violência no futebol sempre tem uma história dentro ou fora de campo. Nesta semana, o jogador Willian Ribeiro chocou o mundo do futebol ao agredir o árbitro Rodrigo Crivellaro em jogo da série A2 do Campeonato Gaúcho. O atleta tem um histórico violento. Possui três registros policiais em 2009, 2015 e 2021. A atitude do jogador foi de extrema covardia, já que ele chutou a nuca do árbitro quando ele ainda estava no chão. Willian deve ser banido do esporte e condenado a uma pena de prisão exemplar.

MAIS UM CAPÍTULO DO “PROFEXÔ” VANDERLEI LUXE

O atual treinador do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, disse que está estudando propostas de outros clubes brasileiros. Isso é uma piada de mau gosto e pura estratégia de marketing para chamar a atenção. É óbvio que o Luxemburgo quer ficar no Cruzeiro. Todos querem saber qual equipe de futebol no Brasil quer contratar, por exemplo, Luxemburgo ou o Luís Felipe Scolari, dois ex-técnicos em atividade, decadentes e que não modernizaram os seus esquemas táticos. Vejam a posição em que se encontram as suas equipes no Campeonato Brasileiro. Já os treinadores que passaram pelo Cruzeiro, Mozart, Enderson Moreira e Felipe Conceição, estão com seus times na parte de cima da tabela da série B. A diretoria do clube precisa ficar mais atenta e evitar contratar esses treinadores ultrapassados que só querem fazer bons contratos.

PANE NAS REDES SOCIAIS IMPACTOU A VIDA DE BILHÕES DE PESSOAS

Os usuários do WhatsApp, Facebook e Instagram enfrentaram uma série de falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens das redes sociais no dia 4 de outubro. A pane foi global, com relatos em vários países de problemas de conexão. A produtividade caiu em todos os setores da economia. Os pequenos empresários, entre eles, os de bares e restaurantes, amargaram grandes prejuízos porque muitas vendas são feitas por aplicativos. Diante disso, foram prejudicados os empresários, entregadores e a população que faz os pedidos. O mundo está cada vez mais dependente das novas tecnologias, seja na praticidade para pedir algum produto ou na facilidade de comunicação. O Facebook é a plataforma com o maior número de contas, seguido do WhatsApp e do Instagram. Instabilidade como a que ocorreu sempre vai gerar um grande impacto na vida de bilhões de pessoas.