Home > Destaques > Demissão humanizada pode ajudar a diminuir o impacto do desligamento

Demissão humanizada pode ajudar a diminuir o impacto do desligamento

Prática ajuda a zelar pela estabilidade emocional de todos os envolvidos na relação empregatícia | Foto: Divulgação

 

Karla Clarinda

Receber a notícia da demissão é um momento que pode gerar bastante desconforto, principalmente, quando o colaborador está trabalhando há muito tempo na empresa. Por conta da crise financeira, ocasionada pela pandemia de COVID-19, muitas companhias precisaram cortar gastos e dispensaram funcionários, inclusive, à distancia por meio de reuniões virtuais.

No entanto, o desligamento de um funcionário pode ser feito de forma humanizada, demonstrando respeito e o máximo de cuidado com a estabilidade emocional da pessoa demitida. Sobre esse assunto, o Edição do Brasil conversou com Karla Clarinda (foto), empreendedora social e estrategista em recolocação profissional.

Quais são os princípios para uma demissão humanizada?

Desligamento humanizado é uma prática que traz à tona todo respeito e cuidado pela pessoa que será dispensada, oferecendo a ela toda atenção, considerando o bem emocional deste colaborador que deu seu melhor para a empresa.

A demissão humanizada faz com que o colaborador dispensado carregue uma imagem positiva da empresa, mesmo após o desligamento. E uma relação clara e harmoniosa é fundamental.

Como aderir a esse processo de desligamento?

Geralmente, as empresas fazem orçamento com consultorias que oferecem este serviço, como auxílio na busca de outro trabalho, atualização de currículo, LinkedIn, carta de apresentação e conta também com a ajuda de um coach/psicólogo mentor de carreiras para colaborar com o posicionamento do candidato em um processo seletivo.

Quais os benefícios para o empregado e empregador?

O empregado conta com a forma mais rápida dele conseguir um novo trabalho e, para o empregador, fica o destaque por ser uma empresa que visa à saúde e bem-estar das pessoas.

Quais são as suas dicas para essa estratégia de demissão?

Explicar os motivos das demissões, ter atenção e cuidado com todos e, se possível, manter seus planos de saúde por mais algum tempo, doação de equipamentos, ajudar na recolocação profissional, por exemplo. São algumas atitudes que podem trazer benefícios para os dois lados.

Como cuidar e tranquilizar os demais colaboradores?

É um momento muito delicado e a empresa precisa ter uma comunicação assertiva, fazendo uma reunião no coletivo e explicando os reais motivos dos desligamentos, além de incentivar os colaboradores que ficaram a buscar melhorias no currículo e oferecer um psicólogo para cuidar da saúde desses profissionais.