Home > Economia > Retomando a rotina: casamentos, viagens e até multas de trânsito voltaram a crescer

Retomando a rotina: casamentos, viagens e até multas de trânsito voltaram a crescer

Agências matrimoniais e buffets tiveram crescimento de 97,4% no faturamento, na comparação com o segundo trimestre de 2020 | Foto: Pixabay

O brasileiro está viajando, casando e gastando mais em seus momentos de lazer. É o que aponta um levantamento sobre comportamento de consumo do Itaú Unibanco, realizado com base nas compras de seus clientes e nas vendas transacionadas pela Rede, empresa de meios de pagamento do banco, referentes ao segundo trimestre de 2021.

De acordo com o relatório, o consumo em bares, cinemas, parques, combustíveis, pedágios e até multas de trânsito voltaram a subir. Outros segmentos como o de viagens e hotelaria também estão em aquecimento, indicando que o brasileiro está retomando a sua rotina.

O turismo ilustra bem a volta do novo normal. Castigado pela pandemia, o segmento teve queda de 90% no faturamento em 2020. Mas, no segundo trimestre deste ano, apresentou crescimento de 257,3%. As companhias aéreas e o setor hoteleiro, que inclui hotéis, motéis e pousadas, foram os que mais se destacaram e registraram um aumento três vezes maior do que no ano passado, com elevação de 237,1% e 255,8%, respectivamente.

Outro desempenho que o relatório destaca é o do mercado de casamentos. Agências matrimoniais e buffets tiveram crescimento de 97,4% no faturamento, na comparação com o mesmo intervalo de 2020. Com a volta das cerimônias, segmentos como aluguéis de roupa e joalherias foram impactados positivamente e tiveram acréscimo de 214,9% e 129,9%, respectivamente.

Atividades ligadas a lazer e locomoção também surpreenderam. Os bares, tão prejudicados pela COVID-19, tiveram ampliação de 153,5%. Na área de transporte, que inclui locomoção de passageiros, postos de combustíveis, recarga de cartões, multas de trânsito, estacionamentos e pedágios, o aumento foi de 98,4%.

Para Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, índice de potencial de consumo traçado com base em dados divulgados por instituições oficiais, a tendência é de crescimento para todos os mercados citados. “Acredito que, num primeiro momento, despesas com pedágios, combustíveis e multas de trânsito apresentem um aumento por conta do maior uso dos veículos, tanto na retomada do trabalho presencial, como também pela maior demanda de carros por aplicativos, que tem sido um reforço de renda para uma parcela significativa da população. Despesas com bares já estão retornando fortemente, mesmo sem o fim da vacinação de toda população, mas os brasileiros precisam voltar a se divertir, que é o normal de grande parte do povo. Em terceiro plano, neste regresso às rotinas normais, as despesas com hotéis, cinemas e parques podem demorar um pouco mais para se recuperar”, diz.

Isso porque o levantamento ressalta que, apesar dos números otimistas, o consumo de todos os setores ainda está abaixo dos patamares pré-pandemia. “É importante se lembrar do cumprimento das normas de segurança para que novas variantes da COVID-19, como a delta, não atrapalhem a festa do povo. É fundamental entender que a imunização, com primeira e segunda dose, é fator essencial para a retomada econômica”, destaca o economista João Furtado.

“Considerando que no primeiro trimestre grande parte da população jovem, público-alvo de bares e festas, ainda não havia sido vacinada, é possível esperar números ainda mais robustos no terceiro trimestre. Entretanto, algumas famílias tiveram queda brusca na renda causada pelo desemprego. Para que as pessoas organizem sua vida financeira é importante saber onde estão gastando, por isso, a necessidade de realizar um orçamento mensal evitando, assim, despesas desnecessárias”, explica Furtado.

É o caso dos noivos Itamar Oliveira, 24, e Joice Coutinho, 23. Namorando desde a adolescência, o casal tem uma filha de 4 anos e sonha com a oficialização do casamento. “Estávamos planejando tudo, mas no meio da pandemia, acabei perdendo o emprego. Resolvemos cortar muita coisa, mas não desistir. O vestido dela e da nossa filha já estavam pagos, a igreja e os músicos também e eu comprei um terno simples. Agora, só faltavam a decoração e as fotos, que dividimos e estamos pagando aos poucos. Tivemos que cancelar a filmagem e a recepção que eram um sonho”, conta.

Com algumas adaptações, a cerimônia está marcada para este mês e já tem até data para ser renovada. “Decidimos fazer uma festa grande daqui 5 anos para renovação de votos para conseguirmos nos programar melhor. Mas, desta vez, vamos dar só uma lembrancinha na porta da igreja e se sobrar um dinheirinho passaremos o final de semana em alguma pousada próxima”, detalha Itamar.