Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

CANAL ABERTO

Venda de combustíveis direto aos postos.O governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) para permitir a venda de álcool pelos produtores diretamente para os postos de combustíveis, sem intermédio de distribuidoras. Isso poderá diminuir o preço final na bomba. Atualmente, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) estabelece que todo combustível deva passar por distribuidora antes de chegar aos postos. Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a venda direta como forma de reduzir os preços dos combustíveis. Também será permitido que um posto venda combustível de qualquer distribuidor, independentemente da bandeira a qual é associado. Essa medida poderá ser questionada na justiça porque é uma quebra de contrato com as distribuidoras. Vamos ver se os preços realmente irão diminuir.

 

BARES E OUTROS SETORES TERÃO QUE FAZER PROMOÇÕES

O comércio foi um dos setores mais prejudicados desde o início da pandemia. Houve várias paralisações do funcionamento por parte da Prefeitura de Belo Horizonte e de outras cidades. O resultado disso foi o fechamento em definitivo de inúmeras empresas e muitas demissões. Agora que o comércio está voltando ao normal, os bares, restaurantes, hotéis, motéis, lanchonetes e outros segmentos têm que investir em atrativos e promoções, além de evitar as demissões. As micros e pequenas empresas já estão trabalhando com número reduzido de funcionários. Portanto, temos que fazer promoções reais porque o consumidor não é bobo, pelo contrário, está pesquisando muito antes de comprar algum produto ou serviço.

DESATIVAÇÃO DO AEROPORTO CARLOS PRATES

No final de dezembro, a Infraero deixará de ser a responsável pelo Aeroporto do Carlos Prates, que fica na região Noroeste de Belo Horizonte. O terminal foi fundado em 1944 e possui uma área aproximada de 550 mil metros quadrados. De acordo com a Infraero, cerca de 1.800 voos que acontecem no local serão transferidos para outros aeroportos, inclusive o da Pampulha. O espaço tem ação voltada para a formação de pilotos, aviação desportiva e de pequeno porte, e instrução e manutenção de aviões e helicópteros. Faltando menos de 5 meses para a sua desativação, a população da capital ainda não sabe qual será a sua destinação. O poder público municipal tem que se mobilizar e encontrar uma alternativa que vai beneficiar uma população imensa da região. Quem sabe pode se transformar num parque com espaço para a cultura, meio ambiente, esporte e recreação.

INCÊNDIO NA CINEMATECA

Na semana passada, falamos do incêndio na Cinemateca brasileira, em São Paulo, onde são guardados grande parte do acervo cultural e histórico do Brasil. Há tempos que ex-funcionários vinham alertando que um incêndio poderia acontecer, já que tinha muito material inflamável que podia entrar em autocombustão sem uma revisão periódica. Documentos importantes para a memória pública podem ter sido perdidos de maneira irrecuperável. A TV Tupi, primeira emissora de TV do país, foi inaugurada na década de 1950 e todos os arquivos podem ter sido consumidos pelo fogo. No último ano, a Cinemateca foi um triste exemplo da escassez de políticas públicas culturais do governo Bolsonaro. Funcionários foram demitidos e o espaço ficou abandonado à própria sorte.