Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Popularidade do governador
Em todos os municípios mineiros existem funcionários públicos e eles, como dizem no popular, “estão soltando foguetes” diante da decisão do governador Romeu Zema (Novo) de pagar o pessoal da ativa e os inativos no 5º dia útil do mês.

Sucessão de 2022
A posição do governo mineiro em resolver esse drama dos funcionários públicos aumentou a popularidade de Romeu Zema (Novo), especialmente em cidades menores. Por conta disso, ele tem aumentado o cacife para o pleito de 2022. Assim, o grupo político do prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), vai precisar de muita astúcia para minimizar essa realidade.

Menin, vice de Bolsonaro?
Diante da possibilidade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), aceitar o desafio de ser candidato à Presidência da República como terceira via, o Palácio do Planalto pensa em uma estratégia mais realista para barrar esse projeto. Uma das alternativas seria o nome do megaempresário Rubens Menin como candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro. É aguardar para conferir…

Outro mineiro
Até junho, o empresário mineiro Josué Alencar também fez parte dessa lista palaciana. Mas, agora, ele foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “Ou seja, politicamente, Alencar não tem a menor pretensão de se envolver em projetos eleitorais”, dizem os amigos.

Política mineira
Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), vez por outra, o nome do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flácio Roscoe, é mencionado para disputas políticas. Contudo, assessores próximos a ele desconversam sobre esse assunto, até porque os seus compromissos como dirigente de uma das maiores entidades do gênero no país são enormes.

Anastasia, o retorno?
Quando teve o seu nome envolvido em denúncias, sem que nada fosse comprovado, o senador Antonio Anastasia (PSD) garantiu aos amigos: “Não vou continuar na vida pública em hipótese alguma”. Mas, agora, ele voltou a pensar diferente e já propala sua candidatura à reeleição para o Senado. Coisas da política mineira.

Vice de Zema
Permanece a conversa de bastidores com relação ao nome da presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Nely Aquino (Pode), para ser vice na chapa de recandidatura de Romeu Zema (Novo) ao governo de Minas. Sonhar não custa nada, não é mesmo, gente?!

Medioli, senador?
Prefeito de Betim, ex-deputado federal e um dos maiores empresários mineiros, Vittorio Medioli passou a ser lembrado para a disputa no Senado. O seu nome frequenta ainda a lista de prováveis candidatos ao governo de Minas.

Negócios escusos
De acordo com o relator da CPI da COVID-19, senador Renan Calheiros, a comissão tem investigado quem são os sócios de diversas empresas, uma vez que alguns deles participam de até 20 companhias ao mesmo tempo. “Tudo com o único objetivo de fazer negócios escusos com o poder público”, afirma. Cruz credo, gente!

Os tanques nas ruas
Semana passada, a população assistiu, em Brasília, ao desfile de blindados e outros veículos das Forças Armadas. Foi uma novidade para a nova geração, mas, no passado, na época do regime militar, esse evento era recorrente.

Censura digital
O apresentador e jornalista Marcelo Tas ficou irritado ao comentar sobre o projeto de lei, já em poder dos deputados federais, visando à limitação de publicações de conteúdos nas redes sociais. Para ele, se trata de uma pretensão de promover censura digital e controlar a internet no Brasil.

Alunos sem apoio
Analisando os estragos feitos por conta da COVID-19 no país, o professor e historiador Marco Antonio Vila lembrou que, durante o período da pandemia, mais de 4 milhões de alunos ficaram sem internet nas escolas públicas. “Esses estudantes foram prejudicados, pois não tiveram a oportunidade de participar das aulas on-line”.

Apoio do procurador
Um levantamento informal, feito por jornalistas da crônica política de Brasília, indica que a votação para recondução do nome do procurador-geral da República, Augusto Aras, no âmbito do Senado, tem chance de ser aprovado com tranquilidade. É aguardar para conferir…

Sem demissão
O prestígio do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, é tão significativo que se ele cair, o governo ficaria abalado por conta de seu apoio incondicional dos parlamentares do centrão.

E agora, pessoal?
Juristas especializados em direito eleitoral estão dizendo que “se houve fraude na última eleição presidencial, então os dois mandatários, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), teriam de perder os seus postos”. E aí, como fica, gente?

Ministro culto
Na opinião de pessoas que o conhecem com mais intimidade, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, é um cidadão de cultura, professor universitário e grande advogado. Então, uma briga com ele é sempre um duelo interessante, já que ele não se rende com facilidade.

Inflação dos pobres
Na avaliação do economista Ricardo Sennes, a inflação divulgada pelo governo é uma, no entanto, existe outra com o reflexo real junto à classe mais pobre. Essa é muito maior devido às compras de supermercado que cresceram e pode chegar até o patamar de 12% nos próximos meses.