Home > Destaques > Disputa por vaga na Câmara Federal já começa a movimentar a política mineira

Disputa por vaga na Câmara Federal já começa a movimentar a política mineira

Mesmo sem uma definição das regras que vão orientar o processo eleitoral do próximo ano, certos nomes já são lembrados para disputar vaga na Câmara Federal. Para se ter uma ideia, existe uma gama de interessados nestas cadeiras.

Um exemplo é o atual deputado Bráulio Braz, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) estadual. Segundo o que se ouve, sua vitória é quase certa, afinal, ele tem poderio eleitoral e empresarial. Sendo assim, dificilmente entraria nesta disputa para perder.

Falando em potencial de votos, não se pode ignorar as chances de resultado positivo também do ex-governador Fernando Pimentel (PT). De acordo com informações de pessoas próximas a ele, o PT já fechou essa questão em torno de seu nome.

Em Uberlândia e no Triângulo Mineiro se comenta a respeito da possível candidatura da primeira-dama do município, Ana Paula Junqueira. Tida como uma pessoa ativa, ela tem ligações com os setores sociais da cidade e vem desenvolvendo muitas atividades de assistência aos menos favorecidos. Sua atuação se dá sempre ao lado do seu marido, o prefeito Odelmo Leão (PP), reeleito no final do ano passado com média de 80% dos votos. É importante lembrar que, atualmente, Uberlândia tem mais de 480 mil eleitores, número suficiente para conquistar até mais de uma cadeira no Parlamento brasileiro.

Sempre que o assunto é política, surgem comentários que o atual secretário de Estado de Governo, Igor Eto, almeja colocar o seu nome para ser candidato a uma cadeira em Brasília. No entanto, tudo vai depender de uma liberação do governador Romeu Zema (Novo).

Além dessas suposições, o empresário Fabiano Cazeca (PROS) já realiza conversas de bastidores com objetivo certo de conquistar uma cadeira parlamentar. Fabiano tem como base política o Centro-Oeste mineiro, onde sua esposa Joyce Rios (MDB) é a atual vice-prefeita de Itapecerica.

Talvez, o mais jovem a pleitear também o mesmo posto de parlamentar é o advogado de 29 anos, Samuel Viana, filho do senador Carlos Viana (PSD). Ele já circula pelo interior mineiro em contato com prefeitos e lideranças políticas, difundido o seu projeto de entrar na peleja do próximo ano.

Outrossim, até agora Vitor Sarti Barros, filho do ex-prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, não desmentiu a informação indicando que ele pretende fazer parte da lista de aspirantes à Câmara Federal. Vitinho, como é conhecido, nunca disputou cargo público, contudo, é muito próximo ao atual prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez (Cidadania).

No que se refere a esse tema, a expectativa é que o deputado estadual Bruno Engler (PRTB) escreva um capítulo a parte nesta história. Para quem não se lembra, ele foi candidato a prefeito de Belo Horizonte. Conectado às redes sociais, Engler, para tentar conquistar seu intento, contou com o apoio incondicional da família do presidente Jair Bolsonaro. Aliás, ao longo desses 2 últimos anos, ele foi visto, várias vezes, visitando o chefe da nação. Além disso, conversa com os familiares do presidente e frequenta o Palácio do Planalto com enorme desenvoltura.