Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: Paulo Sergio, diretor do Grupo Faixa Nobre B, que depois de mais de um ano sem apresentações devido à COVID-19, após a flexibilização está com sua agenda lotada para animar as casas noturnas de BH

CANAL ABERTO

Supersalários do funcionalismo pode acabar. A Câmara dos Deputados retomou a discussão sobre o projeto que impede o pagamento dos chamados supersalários, ou seja, vencimentos acima do teto constitucional do funcionalismo, que equivale a de um ministro do Supremo Tribunal Federal, fixada em R$ 39 mil pela Constituição. A proposta prevê o fim do pagamento dos “penduricalhos”, autorizando apenas os ressarcimentos das verbas indenizatórias, como auxílio-moradia, auxílio-refeição, entre outros. O Projeto de Lei que regulamenta os supersalários pode gerar uma economia nas contas públicas de até R$ 3 bilhões por ano. No projeto tornará crime quem receber e omitir o pagamento de extras que ultrapassem o teto definido pela Constituição. A pena pode ser de 2 a 6 anos de prisão. Já passou da hora de acabar com essa aberração que há décadas beneficiam as classes mais altas.

População não aguenta mais os aumentos de preços. Houve mais um aumento nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha e os economistas afirmam que os combustíveis seguem com os valores defasados. A Câmara dos Deputados está discutindo a política de reajustes dos combustíveis adotada pela Petrobras nos últimos anos, sobretudo em relação à gasolina, ao diesel, ao gás de cozinha e também ao álcool. Além desses acréscimos, houve elevação na conta de luz e nos alimentos. Diante disso, o país já supera a meta da inflação definida pelo governo para este ano. Todos essas ampliações estão impactando na economia e no bolso dos brasileiros. A população não aguenta mais fazer milagres para economizar e poder comprar os alimentos para os seus familiares. O governo tem que pensar mais na situação difícil do povo e agir.

Jair Bolsonaro pressionado. Como se não bastasse o escândalo de corrupção na compra de vacinas para COVID-19 em que o presidente Jair Bolsonaro teria se omitido de investigá-lo, beneficiando seus aliados, surge outro para acabar com o que resta da imagem pública dele. Gravações divulgadas pela imprensa reforçam que Bolsonaro adotava a prática da chamada “rachadinha” entre seus funcionários na Câmara dos Deputados. Ou seja, apropriação indevida de salários de servidores de seu gabinete. O seu filho, senador Flávio Bolsonaro (Patriota), já é investigado por essa prática quando era deputado estadual no Rio de Janeiro. Bolsonaro sempre fez parte do baixo clero no Congresso e era excluído dos grandes acordões. Mas não deixou de realizar práticas ilícitas por conta própria, que durante sete mandatos somaram altas cifras, segundo as denúncias.

ABRE E FECHA PREJUDICOU BARES E RESTAURANTES

Em março do ano passado, todo o mundo foi pego de surpresa com a pandemia do coronavírus. Ninguém sabia o que fazer naquele momento. Os bares e restaurantes ficaram mais de 6 meses fechados. Quando voltaram às atividades, não tiveram tempo de colocar nada no lugar e logo fecharam novamente e só abriram para o Natal. Isso acabou prejudicando muito o planejamento de venda, escoamento de produtos, pagamento de impostos e funcionários, e questões trabalhistas. É cedo para fazer planos, mas, com a vacinação da população, a tendência é que o comércio em geral volte a ter bons resultados. Com a melhora nos indicadores de transmissão e internações da COVID-19 está sendo possível a flexibilização, porém de forma cautelosa. Vamos continuar respeitando os protocolos de prevenção, pois, em breve, teremos uma vida normal e a economia crescerá novamente.

RANKINGDE JORNAIS IMPRESSOS COM MAIOR TIRAGEM

Segundo o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), divulgados recentemente, na comparação entre dezembro de 2020 e maio de 2021, o Jornal Estado de São Paulo, conhecido por Estadão, assumiu a primeira posição em tiragem impressa no Brasil. O Globo ficou em segundo lugar. Em terceiro lugar ficou o Super Notícia, tabloide de Belo Horizonte que deixou de liderar o ranking de maior tiragem impressa do país. No mesmo período, 10 dos principais jornais diários brasileiros registraram queda na circulação impressa diária. Já a circulação digital cresceu com os 10 principais jornais do país. O jornal impresso não pode acabar, precisa ser reinventado, mas, para isso, é necessário entender o papel dessa mídia. Se o digital funciona com a notícia de forma ágil e rápida, o impresso deveria investir em conteúdos que não necessitam dessa agilidade atual.

MINISTÉRIO DA SAÚDE VIROU ÓRGÃO MILITAR

O ex-ministro Eduardo Pazuello promoveu uma verdadeira ocupação militar no Ministério da Saúde como oficial da ativa e não como paisano. De acordo com o Tribunal de Contas da União, o número de militares em cargos civis deu um salto. Em 2018, eram 2.765. Em 2020, segundo ano da gestão do presidente Jair Bolsonaro, aumentou para 6.157. Essa ocupação militar feita pelo general Eduardo Pazuello mostrou que o resultado nem sempre foi positivo. Exemplo maior é o próprio Pazuello que teve uma atuação desastrada e foi um dos responsáveis por inúmeras irregularidades durante a pandemia. As Forças Armadas são instituições de Estado e existem para defender a nação. Não se confundem com governo e oposição. O curioso é que não há notícia de militar no comando da Saúde nas duas décadas de ditadura militar. Mais uma prova de que o governo atual nunca levou o assunto saúde a sério.

[box title=”O conteúdo desta coluna é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]