Home > Destaques > TikTok: aplicativo pode ser aliado no combate ao sedentarismo infantil

TikTok: aplicativo pode ser aliado no combate ao sedentarismo infantil

O ócio tem feito companhia para muitos durante o isolamento social. Há mais de um ano evitando o contato com outras pessoas é preciso criatividade para manter a diversão dentro do lar, principalmente se nele tiver crianças. Foi também por causa disso que o aplicativo TikTok, plataforma de vídeos curtos, virou um verdadeiro sucesso em todo o mundo.

Por meio dele é possível gravar e publicar danças dos mais variados gêneros. Artistas entraram na onda e começaram a criar desafios aos usuários e não deu outra: é quase impossível encontrar uma criança que não esteja viciada nessa nova febre tecnológica.

Para a empresária Ana Paula Tergilene, o gosto de sua filha pelo app veio em boa hora. Isso porque ela viu a pequena Ana Luiza, 12, ter que parar todas as suas atividades físicas por causa da pandemia. “Ela fazia teatro, ballet, sapateado e dança do ventre. Com a impossibilidade de praticar, estava caminhando para o sedentarismo. Quando a onda do TikTok começou, ele acabou auxiliando na prática de dança livre. O app ajuda nos movimentos, sem julgamento de técnicas e, assim, permite uma liberdade de expressão da criança. Mas, como está no celular, tenho me dedicado a limitar o uso para que não vire um vício”, afirma.

Ana Luiza diz que dançar é um talento que tem. “Fico muito feliz porque as danças são muito legais, algumas são difíceis, já levei 3 meses para pegar uma coreografia. No entanto, amo aprender coisas novas, fora que me distrai”.

O pediatra Clay Brites explica que qualquer plataforma que faça a criança se movimentar é válida. “É importante que elas sejam estimuladas a um movimento rítmico e cadenciado que pode ser aplicado a um determinado esporte, jogo e até vídeos que fomentem isso”.

O especialista acrescenta que evitar o sedentarismo infantil é crucial. “Atualmente já existe um risco de obesidade que afeta quase metade das crianças. Além de poder causar problemas ortopédicos, de humor e alterações no sono, ele ainda diminui na criança o desenvolvimento de uma cultura de movimento”.

O profissional em educação física Leandro Vieira esclarece que, apesar de ser uma dança, não é preciso muito preparo para praticar os desafios. “As crianças agem naturalmente por meio do visual e cognitivo motor para executar os movimentos. A musculação e articulações ainda estão em processo de desenvolvimento, por isso não há necessidade de fazer alongamentos”.

Para ele, trata-se de uma boa opção para o desenvolvimento. “O TikTok se tornou uma atividade física nesse período. Isso porque, além de tirar as crianças da inércia e do sedentarismo, estimula a imaginação e criatividade”.

Ele conclui ressaltando que é preciso observar o tempo que elas estão dançando. “Entre 2 e 5 anos, o indicado é, no mínimo, 2 horas por dia. De 5 a 12 anos, o recomendado é de até 1 hora por dia com intensidade moderada. É essencial, porém, que toda a criança faça algum tipo de atividade física diariamente”.