Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Presidente da CeasaMinas
Atendendo a indicação do deputado federal Pinheirinho (PP), filho do ex-deputado federal Toninho Pinheiro, foi indicado a assumir a presidência da CeasaMinas, Luciano José de Oliveira. Uma das principais metas do atual presidente é acelerar a privatização da empresa, pois, em sua avaliação, essa transferência para iniciativa privada vai fomentar mais negócios, aumentando a receita e geração de empregos, além de atender, sensivelmente, numa melhora do setor produtivo.

Sucessão à vista
Anteriormente, apenas a sucessão no comando da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas (OAB/MG) alimentava as conversas de bastidores. Agora, também entrou em cena o debate relacionado à eleição para a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), já que o atual presidente, Roberto Simões, depois de cerca de 8 anos, não almeja mais continuar no posto.

Acanhada ou influente?
Considerada uma política discreta, a atual presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos), deu uma guinada de 360º graus. Ela deixou a timidez de lado e, agora, já é avaliada como uma política influente, por sinal disputada por dois grupos políticos: um comandado pelo governador Romeu Zema (Novo) e outro pelo prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD). Quem te viu, quem te vê.

Pimentel na política
Semana passada, na porta do tradicional Café Nice, no Centro de Belo Horizonte, já se comentava sobre uma possível candidatura do ex-governador Fernando Pimentel (PT) a uma vaga na Câmara Federal. A conferir…

Política em MOC
Em Montes Claros, nas imediações do badalado Café Galo, na região Central da cidade, o bochicho é sobre quem terá condição de ser o possível sucessor do atual prefeito Humberto Souto (Cidadania).

Política em Uberlândia
Quem quiser deixar o deputado federal Weliton Prado (Pros) irritado basta insinuar que ele, que já teve uma supervotação em Uberlândia, agora não tem tanta força junto aos eleitores do município. A rigor, a família Prado comanda uma espécie de dinastia. Atualmente, tem um deputado federal, um estadual e um vereador.

A Vale e Brumadinho
A megaobra destinada à captação de água no Rio Paraopeba, em Brumadinho, para reforçar o Lago de Rio Manso, manancial que abastece a região metropolitana, está quase pronta. A construção realizada por empreiteiras tem o patrocínio da Vale. Contudo, a melhoria, mesmo com a sua importância para a coletividade, trouxe muitas discussões com os proprietários de terras por onde a tubulação foi rasgando colinas e elevações.

Funcionários apáticos
A imprensa mineira tem propalado que o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), é peça fundamental no projeto político do prefeito Alexandre Kalil (PSD) no que se refere à sucessão ao governo de Minas em 2022. Consta, inclusive, que Patrus deverá ser candidato a vice-governador. Porém, essa informação estaria passando à distância do gabinete dele, deixando os funcionários mais antigos desinformados com relação a esse novo projeto político.

Futuro de Rodrigo
Pacheco Em Brasília, comenta-se que, por enquanto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), deverá ficar em cima do muro quando a pauta for relacionada ao seu futuro político. Até porque, se ele fizer qualquer movimento mais intenso antes do fim do ano, o Palácio do Planalto usará de seus temíveis “canhões” para metralhá-lo. Cruz credo, gente!

Obras ou promessas?
Os projetos de obras e outras realizações do governo estadual, mediante o uso dos recursos financeiros provenientes de um acordo de reparação feito com a Vale, por enquanto, não passam apenas de compromissos. Na verdade, os maiores empreendimentos divulgados pelo governador Romeu Zema (Novo) só acontecerão daqui a 2 anos. Ou seja, tudo não passa de promessa.

A Suggar ainda é mineira?
Na década passada, os belo-horizontinos enchiam o peito em comentar que a indústria de fogões e utensílios domésticos Suggar era de BH. Porém, com o passar dos anos e, segundo informações extraoficiais, o presidente Lúcio Costa foi transferindo a linha de produção, paulatinamente, para outros países, especialmente para a China.

E por falar em chineses…
Se, até então, os chineses dominavam o comércio popular brasileiro, agora estão investindo firme na agricultura familiar nacional. Isso ainda vai dar xabú!

Sem fazer política
Em geral, o apelo dos políticos visa convencer o governador Romeu Zema (Novo) sobre a importância de ele fazer mudanças em sua equipe, nomeando pessoas de prestígio eleitoral. Mas, enquanto esse tema é debatido, o chefe do Executivo mineiro vai aparelhando as empresas de Minas com nomes de pessoas de outros estados.

Prestígio das prefeitas
Em Brasília, petistas ao serem indagados com relação à política mineira, afirmam que o ex-presidente Lula já tem em sua agenda a expectativa de uma homilia com as prefeitas de Contagem, Marília Campos, e Juiz de Fora, Margarida Salomão, para saber a opinião delas no que se refere ao pleito estadual de 2022.

Problemas no Judiciário
Tem repórter investigativo da imprensa nacional em Belo Horizonte tentando apurar informações de bastidores. A ideia é indicar a existência de membros do Judiciário mineiro que tem se valido da pandemia para despachar diretamente dos Estados Unidos. Tema polêmico, não é mesmo, pessoal?