Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: Dois novos gestores da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) foram empossados no dia 19 de maio. Felipe Cardoso Vale Pires, nomeado para a presidência do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e Jefferson da Fonseca, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), assumiram os cargos em cerimônia realizada na sede do Iepha, no Circuito Liberdade em Belo Horizonte.

CANAL ABERTO

Abandono de animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que somente no Brasil exista mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em grandes cidades, como Belo Horizonte, a estimativa é que para cada cinco humanos, um cachorro está abandonado e essa situação se agravou durante a pandemia. Vale lembrar que o abandono de animais é crime federal e, em Minas Gerais, existe um decreto que pune quem pratica maus-tratos. O planejamento é a melhor forma de prevenir uma situação grave como essa. Ter um animal de estimação exige tempo e dinheiro. Então, pense nisso antes de ter o seu.

Roubo de energia. Os chamados “gatos”, ligações clandestinas, é um velho problema que acontece em todo o Brasil. E não pensem que é somente a classe pobre que comete essa prática. Recentemente, a polícia descobriu na região metropolitana de Belo Horizonte uma organização criminosa que estava fornecendo energia ilegal a um grupo de empresários de classe alta. Essas ligações trazem riscos à população porque aumentam as chances de causar um curto-circuito e incêndios. Além disso, gera prejuízo financeiro para todos, porque parte desse valor é repassada para a tarifa dos consumidores, ou seja, nós pagamos pela falta de responsabilidade de alguns. O furto de energia é crime e o infrator está sujeito a pena de até 8 anos de prisão.

Brasil poderá ter 900 mil mortes por COVID-19 até setembro. A notícia não é boa, mas serve de alerta para os brasileiros neste momento de uma grave crise sanitária. O Brasil poderá ter um novo aumento de mortes por COVID-19 nos próximos dias e, no pior das hipóteses, registrará mais de 900 mil óbitos até setembro. Os dados são de uma projeção feita pelo Instituto Para Métricas de Saúde e Avaliação (IHME), com sede nos Estados Unidos. O pico aconteceria no início do inverno, com quase 4 mil mortes por dia. O número de casos ainda é alto e o uso de máscaras, o distanciamento físico e a higiene das mãos são fundamentais neste momento. Há muitas pessoas andando pelas cidades e muitas nem sabem que carregam o vírus. Os cuidados também devem ser seguidos pelas pessoas que já se vacinaram, porque não estão totalmente protegidas e podem ser uma fonte de contágio.

CPIS DA COVID-19 E DA BHTRANS

A Câmara Municipal de Belo Horizonte instalou duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar o uso de recursos federais e estaduais por parte da prefeitura da capital no enfrentamento à pandemia e supostas irregularidades na BHTrans. Em relação à CPI da BHTrans, ela é importante porque trata de pessoas que usam diariamente o transporte coletivo e, em plena pandemia, o que pode impactar o número de contaminações em Belo Horizonte. Vale ressaltar, que o transporte público, há décadas, é um dos grandes problemas enfrentados pela população das grandes cidades no Brasil. Falta vontade política para que as autoridades públicas decidam por ações a favor dos usuários.

OS ALTOS PREÇOS DOS ALIMENTOS

A pandemia, além de causar inúmeras mortes, também está provocando o aumento dos preços de alimentos básicos para todas as famílias. É uma situação assustadora e preocupante, principalmente em um país com alto índice de desemprego e de pessoas passando fome. Nos últimos 12 meses, o óleo de soja subiu 82%, muito acima da inflação média, assim como o arroz, as carnes e o gás que não param de subir. Quando quase tudo está caro, não existe criatividade para a população comprar os alimentos. É uma tarefa difícil. Se por um lado, o Brasil sai ganhando, porque é um grande produtor e exportador de alimentos, por outro, enquanto a demanda externa estiver aquecida, o custo não deve abaixar. Então é preciso plantar mais para aumentar o volume de produção e, assim, dar o mesmo direito ao povo brasileiro de poder comprar alimentos com valores mais baixos.

TÉCNICOS BRASILEIROS PERDERAM ESPAÇO NO EXTERIOR

A contratação de técnicos de futebol do Brasil para trabalhar no exterior está cada vez mais escassa. O desafio é recuperar a representatividade no exterior, principalmente na Ásia, em mercados muito rentáveis, onde até pouco tempo eram figurinhas carimbadas. Prova disso é que, há uma década, a primeira divisão da Arábia Saudita tinha três brasileiros dividindo espaço com cinco europeus entre os 12 clubes participantes. Agora, na temporada 2020/2021, são 10 europeus entre os técnicos. Apenas 2 são brasileiros. A razão principal da escassez de trabalho no exterior são os resultados da seleção nas últimas Copas, além daquela goleada histórica de 7a1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014.

[box title=”O conteúdo desta coluna é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]