Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: Marcelo Lana com o titular desta coluna, o hoteleiro Paulo Pedrosa

CANAL ABERTO

CPI da COVID ouve ex-ministros da Saúde. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID deu início aos depoimentos dos ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Foi um prenúncio de que, a partir de agora, será um bombardeio contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Mandetta disse que viu uma minuta de documento da Presidência da República para que a cloroquina tivesse na bula a indicação para COVID-19 e que o Bolsonaro parecia ouvir fontes que não fosse o Ministério da Saúde. Isso é um fato grave, deixando claro que o presidente ignorou a ciência, fez pressão por medicamentos ineficazes e adotou discurso negacionista, o que aumentou a pandemia pelo país. Já Teich, que ficou 29 dias no cargo, repetiu várias vezes que decidiu sair quando foi pressionado por Bolsonaro a recomendar a cloroquina para combater a doença. Usada para a malária, o medicamento é ineficaz contra o coronavírus e tem efeitos colaterais que podem levar à morte. Vamos aguardar os resultados dessa CPI.

Condomínios residenciais estão demitindo porteiros. Em razão da pandemia, que gerou uma grave crise econômica em todo o país, muitos condomínios precisaram se adaptar a um menor número de funcionários trabalhando diariamente. E uma das funções mais afetadas foi o serviço de portaria. Vários porteiros estão sendo demitidos em razão das altas taxas de condomínio. Isso acaba comprometendo a segurança dos prédios residenciais, principalmente aqueles com vários andares e com grande fluxo de pessoas. No entanto, muitos prédios estão optando pela portaria eletrônica, mas o barato pode sair caro. Com a presença de um porteiro, as possibilidades de problemas diminuem, graças a esse contato prévio na portaria em que o profissional, geralmente, está protegido por uma guarita.

Como era bom assistir grandes jogos no Brasil, estádios lotados, jogadores talentosos como Dirceu Lopes, Pelé e Tostão. Hoje, é diferente, nem na TV dá vontade de assistir. Que tristeza!

Jogadores arrogantes são idolatrados no futebol. No nosso dia a dia, gostamos e queremos conviver com pessoas humildes, que sejam vencedoras e que tenham histórias para contar. Mas no futebol, há algumas décadas, os jogadores se transformaram em pessoas prepotentes e demagógicas. No começo de carreira, lá pelos 20 anos, falam da vida difícil que tiveram, por exemplo, chapa de caminhão, pedreiro, carregador como se essas ocupações não fossem trabalhos honestos. No entanto, quando crescem profissionalmente e ganham fortunas menosprezam as profissões que exerceram. E o pior é que ainda têm repórteres esportivos que entrevistam esses atletas como se eles fossem heróis. Heróis são aqueles que levantam de madrugada para trabalhar e ganhar míseros salários para sustentarem seus familiares. Francamente!

88 ANOS DO SINDIHBAR

O Sindicato Patronal dos Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (SindiHBaRes) completou no dia 2 de maio 88 anos de fundação. O presidente da entidade, Paulo Cesar Marcondes Pedrosa, este que vos escreve, ressalta o trabalho sério e responsável, desenvolvido pela entidade, que tem por objetivo exercer seus deveres, prestar serviços e defender os interesses dos seus representados perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A defesa incessante da categoria está sempre em primeiro lugar, porque a associação tem uma excelente estrutura para atender os associados e os que pretendem se associar. Fundado em 1933, é considerado o mais antigo e um dos maiores sindicatos patronais de Minas Gerais. A entidade representa cerca de 70 mil empresas, entre hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes e motéis em Belo Horizonte, região metropolitana e interior do estado.

FARRA DAS VACINAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Câmara dos Deputados está recusando entregar uma lista com o nome de pessoas que receberam vacinas da COVID-19 dentro da Casa, entre janeiro e fevereiro, na véspera da eleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência. As equipes de saúde do Distrito Federal levaram ao local 86 doses. Segundo informações, elas foram aplicadas em funcionários do departamento médico. O Jornal Folha de São Paulo solicitou, via Lei de Acesso, os nomes e cargos de quem recebeu, mas o pedido foi negado com a alegação de que o dado está sob sigilo médico. Não existe uma norma que obrigue a divulgação dos documentos por se tratar de servidores públicos, mas nesse caso a população tem o direito de saber porque é uma questão de transparência para um controle da política pública de vacinação. Muito estranho esse sigilo.

MENINO HENRY COMPLETARIA 5 ANOS

A Polícia Civil concluiu a investigação do assassinato de Henry Borel, morto no dia 8 de março, no Rio de Janeiro. Os investigadores pediram a prisão preventiva do vereador Dr. Jairinho e da professora Monique Medeiros, padrasto e mãe do menino que completaria 5 anos no dia 3 de maio. Eles foram indiciados pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Em uma carta recente, escrita aos familiares, Monique revelou que o filho dizia que o parlamentar era um homem ruim. Sabendo disso, ela deveria ter tirado ele do convívio desse psicopata. Agora que está presa, tenta culpar o padrasto sozinho pela morte do menino, numa estratégia dos seus advogados. Mas a Polícia tem provas suficientes para indiciá-la no homicídio. Ela, como mãe, tinha o dever legal de proteger seu filho, mas preferia uma vida de luxo e ostentação. Que esses assassinos fiquem presos por muitos anos.

[box title=”O conteúdo desta coluna é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]