Home > Editorial > Preparando o terreno

Preparando o terreno

Uma preponderante lista de nomes influentes faz parte da plateia de convidados para a assistirem à transmissão do “Transforma Minas”, entre eles o governador Romeu Zema (Novo), a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Elizabeth Jucá, o secretário adjunto da pasta, Fernando Passalio, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, e o jornalista William Waack.

O evento, comandado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), será levado ao ar pelas redes sociais e também pelo YouTube no dia 28 de abril. Ao divulgar os detalhes, a direção da federação informou que irá apresentar um portfólio de ações da entidade, mas paralelamente, fará uma demonstração dos conteúdos de elevada importância para a gestão pública. Essa ação da Fecomércio MG deve ser entendida como mais um ato, cujo escopo é compilar as demandas e tentar encontrar solução para algumas delas, preparando o terreno para quando a economia voltar a conceber o seu cronograma de crescimento, o que segundo especialistas, ocorrerá a partir do mês de agosto se a vacinação contra a COVID-19 continuar no ritmo atual.

Ao difundir o tema, a presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Maria Luiza Maia Oliveira, disse que o “Transforma Minas” busca aproximar os novos prefeitos e seus secretários municipais do sistema do comércio em geral. A dirigente lembra ainda que, por meio de uma programação de qualidade, o evento em tela visa apoiar os gestores municipais na elaboração de ações estratégicas educacionais, culturais e sociais voltadas para o comércio de bens, serviços e turismo. Ela acrescenta sobre a efetiva significação da interiorização, quando promovem o fortalecimento das representatividades nas áreas sindical, comercial e aprendizagem em todo o estado.

Os organizadores do certame estão propondo uma programação diversificada, com temas voltados ao debate sobre desafios da administração pública em 2021, os cenários e as oportunidades para as prefeituras e os preparativos para o futuro pós-pandemia. Vem de encontro com a tese defendida pelo Sistema Fecomércio MG, o recente levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontando que 54% dos pequenos negócios estão otimistas em relação à retomada do faturamento aos mesmos níveis antes da crise sanitária a partir do mês de agosto.

Vale ressaltar que todas as entidades sérias, como a Fecomércio MG, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), além de outros segmentos organizados reforçam a importância de uma preparação de terreno para quando essa terrível pandemia passar e, então, com a saúde dos mineiros preservada, mediante a vacinação em massa da população, possa haver o tão desejado e singular retorno do crescimento econômico. Por enquanto, os programas oficiais estão cuidando apenas de minimizar o impacto do vírus, contudo, a escalada de problemas registrados no rastro desta catástrofe humana tem feito milhões de vítimas, cuja maioria perde os seus empregos, enquanto os negócios vão sucumbindo pelos meandros de uma descabida situação sem controle.

É sempre bom ressaltar que a iniciativa privada, por meio de suas representações legais, está tomando os devidos cuidados e as atitudes necessárias. No entanto, também é esperada uma atuação do poder público, que não pode simplesmente ficar observando o barco à deriva e conduzindo todos os cidadãos para esse abismo ocasionado pela famigerada pandemia da COVID-19. Que as atitudes dos particulares encontrem terreno fértil nos meandros oficiais na busca de minimizar o sofrimento de todos.