Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Eleições importantes
No segundo semestre deste ano, a eleição para presidente da regional Minas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promete movimentar o meio jurídico em todo estado. Consta nos bastidores que o ex-presidente da entidade, Luís Cláudio Chaves é candidato outra vez, e agora, com apoio do atual dirigente, Raimundo Cândido Júnior. A conferir…

Escolha da diretoria
O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG), um dos mais atuantes do estado, fará votação para escolha de sua diretoria no mês de setembro. O pleito promete ser acirrado com vários concorrentes, claro.

Disputa na Faemg
Ainda no final de agosto ou princípio de setembro, quem vai mudar de comando é a influente Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg). O atual presidente, Roberto Simões, depois de uma gestão avaliada como positiva, resolveu não mais participar do pleito por questões pessoais e também por injunção estatutária.

Briga no MDB
Comentários nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) indicam que a bancada estadual dos deputados filiados ao MBD tende a apoiar a pré-candidatura do prefeito Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas. Já a ala de parlamentares federais da sigla não quer assumir compromisso por enquanto, até porque, tem chances de conversar com o governador Romeu Zema (Novo). Enquanto isso, a briga interna só vai ganhando fôlego.

Palácio ou mausoléu?
Desde que assumiu o governo de Minas, Romeu Zema (Novo) se negou a morar no Palácio das Mangabeiras, local reservado à residência oficial dos governadores do Estado ao longo de décadas. Agora, o Palácio está mais para um mausoléu, completamente abandonado, embora continue com a sua exuberância paisagística.

Reeleição complicada
Mesmo estando na condição de líder do governo no âmbito da Assembleia, o deputado estadual, Gustavo Valadares (PSDB), tem dito a amigos que não irá dedicar o seu apoio integral às causas do governo de Minas, visto que a sua reeleição para o posto de parlamentar está em primeiro lugar.
Cena única: No último pleito, o ilustre homem público não teria conquistado a votação almejada, daí esse grau de preocupação de cuidar de seus interesses políticos, independente de sua posição de líder.

Marqueteiro de Aécio
Informações de Brasília dão conta que se o deputado federal Aécio Neves (PSDB) decidir disputar a eleição majoritária no próximo ano, certamente não teria o seu homem de confiança, Paulo Vasconcelos, para comandar o seu marketing de campanha. A conferir…

ACMinas tímida
O desafio é enorme para o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), José de Anchieta. A centenária entidade, mesmo com a paralisação das atividades comerciais neste período de pandemia, teve uma atuação modesta ao defender os seus associados de maneira objetiva.

Pimentel na política
Recentemente, a Justiça Eleitoral mandou arquivar mais um processo do ex-governador Fernando Pimentel (PT) por falta de provas. Segundo amigos, ele está a um passo para ficar plenamente credenciado a disputar o pleito eleitoral em 2022. Por enquanto, não é conhecida a posição de Pimentel em relação à peleja do próximo ano.

Desmoralizando a Lava Jato
Juristas e formadores de opinião de Brasília, Rio e São Paulo analisam que com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), cancelando poderes da Justiça Federal de Curitiba de sentenciar o ex-presidente Lula (PT), vai começar uma verdadeira onda para tentar desmoralizar de vez a Lava Jato, por interesses políticos, inclusive de muitos governistas. Cruz credo, gente.

E agora, Lula?
Indagação de parlamentares apoiadores do ex-presidente Lula (PT). “Em 2018, ele foi preso e, com isso, não pôde participar da eleição presidencial. Resta saber o que vão tentar fazer para impedir que o ex-presidente possa ser candidato outra vez no próximo ano”, questionam.

Bolsonaro x Minas
O Palácio do Planalto está fazendo um levantamento mais detalhado para saber qual foi o investimento do governo federal em Minas e quais são as chances de aplicação em obras no estado nos próximos anos. A ordem neste sentido teria vindo do próprio presidente Jair Bolsonaro, já de olho no colégio eleitoral mineiro. Coisas da política nacional.

Ministro cai, cai
Na opinião do empresário paulistano Emerson Kapaz, que já foi deputado federal, quando um ministro começa a ser bombardeado, como está acontecendo com o titular do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a demissão é o caminho mais curto para o fim da crise. “Ele vai cair, isso é apenas uma questão de tempo”, aposta Kapaz. Será?

Apoio dos evangélicos
Levantamento interno do governo deixa claro que os evangélicos, em geral, continuam apoiando o presidente Jair Bolsonaro. “Ele, além de seguidores ideológicos, tem essa fatia importante da sociedade ao seu lado”, comenta o cientista político Ricardo Sennes.

CPI da COVID
A denominada CPI da COVID, prestes a ser colocada em andamento no Senado, pode ser um balão de ensaio para garantir privilégios para muitos políticos. Alguns jornalistas entendem que o Palácio do Planalto não está preocupado com o resultado prático da Comissão, pois o seu foco passa a ser o acompanhamento relacionado aos recursos enviados ao Estado. “Se der mais confusão, os ministros palacianos apertam o cerco em cima dos senadores governistas para minimizar o efeito, mediante um enorme poder de pressão sobre eles”, afirma Carlos Alberto Sardenberg. Talvez não, viu jornalista?!