Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Kalil, presidente?
Em Brasília, comenta-se sobre a possibilidade do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), em dado momento, aceitar a tese de sua candidatura à Presidência da República, neste caso, incentivada pelo presidente do seu partido, o ex-ministro Gilberto Kassab.
Cena única: Caso isso venha acontecer, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PSD), ficaria com uma possibilidade de se candidatar ao governo de Minas. A conferir…

Aécio em ação
O deputado federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Aécio Neves (PSDB), tem sido consultado constantemente sobre a sucessão estadual de Minas Gerais. Pelo visto, a sua opinião no próximo ano será de grande valor. Isto é, se os seus processos na Justiça não o atrapalharem.

Pacheco na mídia
Um levantamento informal por parte da crônica política encarregada da cobertura jornalística do Congresso Nacional aponta: no momento, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), é o nome de Brasília com mais visibilidade positiva na mídia de todo o país.

Adeus a Amorim
O terrível coronavírus foi mais forte do que a capacidade de resistência e, neste sentido, o advogado e ex-presidente do Automóvel Clube de Belo Horizonte, Vicente Amorim foi vencido pela COVID-19, indo a óbito na semana passada.

Amigos do governador
Ao longo dos mais de 2 anos de administração, o governador Romeu Zema (Novo) tem mantido a sua coerência, visando preservar os costumes e também as amizades. De acordo com pessoas próximas, ele propala a todos o apoio que recebe dos importantes empresários do estado, incluindo Rubens Menin, Modesto Araújo, Salim Mattar, Henrique Salvador, entre outros. Mas, politicamente no próximo ano, se for disputar a reeleição, o chefe do Executivo mineiro terá de manter esse grupo ao seu lado, todavia carece de buscar parcerias que lhe rendam votos. “Só dinheiro não resolve”, contestam os seus opositores.

Falta energia
Segundo comentários dos economistas paulistanos, se o Brasil crescer a uma média de 4% ao ano vai faltar energia para atender às demandas provenientes desse crescimento. Cruz credo, gente.

Políticos oportunistas
Os parlamentares do denominado centrão podem utilizar da instalação da CPI, destinada a apurar possíveis irregularidades na administração para conter a COVID-19, para fazer mais pressão contra o Palácio do Planalto. Vale dizer que são oportunistas de plantão.

Contra os criminosos
Na avaliação do jornalista e apresentador Marcelo Tas, a indústria relacionada à inteligência artificial será muito bem-vinda no país, pois a sua plena presença no mercado vai ajudar sobremaneira no combate aos crimes cibernéticos. Será?

Governo emparedado
Deputados, formadores de opinião, jornalistas e outras pessoas que circulam pelos bastidores de Brasília, consideram que a última semana foi de muita dificuldade para o governo federal. “Os membros do Palácio do Planalto ficaram 8 dias em pleno emparedamento e sem direito a respirar. Tudo que faziam para evitar a CPI da COVID-19 dava errado. Foi um horror”, comentam.

Terrivelmente evangélico
Em tom de ironia, o filósofo Luiz Felipe Pondé, ao ser indagado sobre os possíveis motivos do retorno de André Mendonça, do Ministério da Justiça para a Advocacia Geral da União, ou seja, o seu antigo cargo, atacou: “Todos os brasileiros devem se lembrar de que o presidente Bolsonaro já havia anunciado que o futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem vaga aberta para este final de ano, será alguém terrivelmente evangélico. Então, o André já é por antecipação esse seu fiel escudeiro”, sentenciou o professor.

Brasil da fome
É um número para ser checado, mas de acordo com órgãos de pesquisas de Brasília, inclusive o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), calcula-se existir atualmente uma média de 29 milhões de pessoas passando fome no Brasil, cuja crise se agravou por conta do prolongamento da pandemia da COVID-19. Santo Deus, gente.

Entulho da ditadura
As entidades defensoras dos direitos humanos estão comemorando a atitude dos deputados federais que no momento se empenham em discutir um projeto com a finalidade de garantir uma nova Lei de Segurança Nacional. Os militantes dessas instituições consideram que a lei atual é um verdadeiro entulho deixado pelos resquícios da ditadura militar. Mas, em verdade, ninguém ainda conhece plenamente os artigos contidos no bojo do projeto defendido pelo presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL). Assim, os militantes querem discutir o tema, mas sem saber se vão conseguir esse espaço junto à bancada federal.

Mater Dei caro?
Não deve ser verdadeira a informação que circulou recentemente nas redes sociais indicando que, neste período de COVID-19, o Hospital Mater Dei estaria cobrando uma média de R$ 20 mil por diária na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fim do império?
Especialistas do Brasil e do mundo dizem que a poderosa indústria cinematográfica está em estado de estagnação com um viés negativo.

CBMM de Araxá
Em sua luta pelo retorno ao nosso estado da comunicação social das grandes empresas com sede em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) certamente esqueceu-se de listar a poderosa Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Só para rememorar, a extração do nióbio da companhia é feita em Araxá, por sinal, terra do chefe do Executivo mineiro.

Os filhos e o presidente
“As recentes mudanças no comando do Ministério da Justiça e também na Polícia Federal (PF) deixam claro que os filhos do presidente Bolsonaro foram vitoriosos em suas articulações. Assim, especialmente no Rio de Janeiro, eles vão continuar influenciando nos bastidores da PF”. Opinião da jornalista global Flávia Oliveira.