Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Vacinação polêmica
Ao ser convidado a deixar a Secretaria de Estado de Saúde por permitir a vacinação de pessoas não prioritárias, inclusive ele próprio, o então titular da pasta, Carlos Eduardo Amaral, teria resmungado: “outras autoridades do poder, como algumas figuras influentes do Legislativo e dos meandros do sistema da Justiça, também teriam sido imunizados”. Isso pode dar xabu!

Zema em ação
Semana passada, quando convocou a imprensa para uma entrevista coletiva às 8h com a finalidade de anunciar a implementação da onda roxa em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) fez todo alarde para mostrar aos adversários que ele também sabe fazer política. Esse teria sido o sentido do evento.

Arrumação da Granbel
Recém-empossada na presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Ilce Rocha (PSDB), que também é prefeita de Vespasiano, terá um longo caminho a percorrer para tentar recolocar a entidade no percurso do prestígio político de outrora. O antigo presidente, Vitor Penido (DEM), teria deixado a associação em uma situação de desconforto.

Pacheco presidente?
Segundo comentários ouvidos em Brasília, o presidente do Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco (DEM), tem o estilo conciliador de JK. Portanto, em caso de muita divergência quanto à sucessão presidencial de 2022, ele poderia ser uma opção para o pleito. Será, gente? Vale lembrar que, quando foi eleito para o cargo, Pacheco disse em alto e bom tom que cumpriria seu mandato até o fim.

Terceira via em Minas
Quando se comenta sobre a eleição estadual no próximo ano, logo nos deparamos com a conhecida polarização entre o governador Romeu Zema (Novo) e o prefeito Alexandre Kalil (PSD). Uma possível terceira via tem recaído para o nome do chefe do Executivo de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), exatamente por comandar a prefeitura do segundo maior colégio eleitoral de Minas. Mas agora, nos bastidores da Assembleia, já se fala também na possibilidade do retorno do ex-prefeito de BH, Marcio Lacerda, à atividade política. A conferir…

Perguntar não ofende
Se o presidente da Vale fosse um mineiro, os dramas da companhia seriam os mesmos de hoje? Afinal, ao longo dessa década, os seus dirigentes máximos sempre foram pessoas que sequer se preocuparam com os bastidores da empresa em Minas e só pensaram no lucro. Agora, estão todos aí nas páginas policiais. Comentários ouvidos nos bastidores da Assembleia Legislativa. Cadê a humildade?

Entidades desidratadas
A pandemia tem trazido à tona as dificuldades vividas pela peculiaridade advinda da situação. E, nestes dias, não só empresas e comércio tiveram problemas em Minas. Existem também entidades que foram desidratadas no período, como a centenária Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e também a própria Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), retraídas em suas atividades.

Ninguém quer Aécio
Semana passada, circulou informação indicando que o deputado federal e ex-governador Aécio Neves (PSDB) estaria embarcando no projeto político do governador Romeu Zema (Novo). E, como não poderia deixar de ser, o assunto foi rechaçado pelos amigos do chefe do Executivo mineiro. Coisas da política.

Bolsonaro é o ministro
“O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, será apenas o executivo da pasta. Na prática, o titular é e continuará sendo o presidente Jair Bolsonaro”. Opinião do irritado jornalista Gerson Camarotti. Cruz credo, gente!

Isolamento social
Na avaliação do filósofo Luiz Felipe Pondé, as pessoas se cansaram de tantas falações desencontradas das autoridades. “Agora, a questão do isolamento social, como forma de combater a pandemia, dificilmente continuará sendo uma tese aceita pela população plenamente. O assunto ficou desgastado. As pessoas já não levam a recomendação tão a sério”, sentencia o professor.

Guedes, a bola da vez?
Na sala de imprensa do Senado, os jornalistas da crônica política disseram que o ministro da Economia, Paulo Guedes, teria de falar menos e fazer mais, visando minimizar os problemas econômicos do Brasil. Senão, ele também adentraria na mira da demissão do Palácio do Planalto.

Inflação sem controle
Segundo opinião do ex-deputado federal e empresário, Emerson Kapaz, o governo federal está a um passo para perder o controle da inflação. “Aí, o desastre para a população menos favorecida seria inevitável”, lamentou.

Poder dividido
Em Brasília, indagação que circula nos meandros do poder. Atualmente, quem manda mais no governo federal, o grupo dos militares ou os representantes do denominado centrão? Essa é uma pergunta complicada.

Agora vai
“A recente união de governadores e prefeitos na busca pela aquisição de vacinas, independente do governo federal, poder ser uma rápida solução para esse drama vivido pelos brasileiros”. Opinião do ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico Gonzalo Vecina.

Política em Uberlândia
No passado, o agora deputado federal Weliton Prado (Pros-MG), era uma espécie de embaixador do Triangulo Mineiro em Belo Horizonte. A partir de então, o nobre parlamentar sumiu do radar dos políticos influentes da região. Tadinho dele, sô!?

Maldita COVID-19
Algumas autoridades médicas de diferentes regiões do Brasil estão projetando, para daqui a 30 dias, uma média de 3 mil mortes diárias pelo coronavírus. Seria a maior tragédia de todos os tempos em nosso país.

Segunda onda
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, repetiu o que ele já havia profetizado no princípio do mês de janeiro. “A segunda onda da COVID-19 seria mais virulenta em todas as regiões brasileiras. Um desastre para nossa gente”, avaliou o diretor.