Home > Geral > Ator fala da importância de apresentar folclore brasileiro ao mundo em “Cidade Invisível”

Ator fala da importância de apresentar folclore brasileiro ao mundo em “Cidade Invisível”

Saci, Cuca, Iara, Curupira e Boto Cor-de-Rosa são personagens que, comumente, habitam o imaginário da nossa infância. São lendas que, em algum momento, ouvimos atentamente, mas que ficam cada vez mais adormecidas na memória conforme a vida adulta avança. Na série “Cidade Invisível”, produção brasileira da Netflix, isso muda. As crianças saem da sala e os adultos são convidados a imergir numa história que envolve folclore nacional e suspense policial.

Além de bem recebida pelo público brasileiro, ficando em primeiro no ranking do streaming na semana de estreia, a série entrou no Top 10 dos Estados Unidos e garantiu diferentes posições na lista de 48 países.

Para Victor Sparapane, ator que interpreta Manaus, é difícil mensurar a responsabilidade de apresentar parte da cultura brasileira a outros países. “Além de resgatar a magia do folclore no Brasil, está exibindo toda essa cultura para o mundo inteiro. Não tem como medir o peso disso, é um convite para todos nós entendermos essas forças da natureza e um aliado importante para um planeta mais sustentável”.

Sparapane relembra a sensação que sentiu ao ler o roteiro da história pela primeira vez. “A riqueza de detalhes e a forma como os autores conseguiram trazer o folclore para uma série tão atual foi o que mais me chamou a atenção. Senti que estava entrando em um projeto que resgataria algo tão forte da nossa cultura e que tem um compromisso ainda maior com a sociedade, que é a preservação ambiental”, diz o ator em referência a outra pauta abordada pela série, a urgência das questões de proteção ao meio ambiente.

Com direção do renomado brasileiro Carlos Saldanha, indicado duas vezes ao Oscar, a trama é desenvolvida pelos roteiristas e autores de best-sellers Raphael Draccon e Carolina Munhóz, que também atuam como consultores da obra. “Para mim foi uma honra e uma jornada enriquecedora. Houve uma troca e uma conexão gigantesca entre todos e foram momentos que sempre vou guardar com carinho, além de todos os aprendizados profissionais”, relembra Sparapane.

Ainda estão no elenco de “Cidade Invisível”, Alessandra Negrini, Marco Pigossi, Julia Konrad, Jessica Córes, Fábio Lago, Jimmy London, Wesley Guimarães, Manu Dieguez, José Dumont e Áurea Maranhão.

Para o ator, se um dia houve preconceito do brasileiro com as produções nacionais, ficou para trás. “Existiam alguns rótulos em relação a séries e filmes do país, mas acho que já é coisa do passado. A Netflix trouxe para o Brasil a oportunidade de competir a nível mundial e isso também elevou a qualidade dos trabalhos. Mas o nosso audiovisual está em um nível altíssimo, inclusive com as novelas que ganham prêmios gigantescos”, destaca o ator que, ainda em 2021, estará na última fase da novela Gênesis da Record.