Home > Destaques > Pesquisa aponta popularidade de Zema rumo à reeleição em 2022

Pesquisa aponta popularidade de Zema rumo à reeleição em 2022

A recente pesquisa do Instituto Paraná sobre a sucessão estadual em Minas Gerais pode significar a ratificação do que já vem sendo falado em todos os rincões mineiros: o governador Romeu Zema (Novo) é, realmente, popular no interior do estado e seu opositor, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem a preferência de quem vota na região metropolitana.

No 1º cenário, o resultado da sondagem aponta que Zema é o preferido por 43,8%, contra 23,5% de Kalil. Cientistas políticos ouvidos por nossa reportagem avaliam que uma análise feita agora, quando ainda faltam quase 2 anos para o próximo pleito, não reflete a realidade do que poderá ocorrer.

Mais nomes citados

O levantamento tem abrangência nacional e no capítulo referente a Minas, algumas fagulhas da política mineira chamaram a atenção. Por exemplo, o ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Marcelo Álvaro Antônio obteve uma pontuação pífia de 1,0%. Só para registrar: atualmente, o ex-ministro é o deputado federal mais votado de Minas e tem boa presença junto ao eleitorado de Belo Horizonte.

Para além dessa constatação, existe outra surpresa. Trata-se da citação do desconhecido do povão mineiro, o novato deputado federal André Janones (Avante), com apoio de 5,5% dos entrevistados. O parlamentar é líder político em Ituiutaba, adora contrapor os conservadores e tem aceitação junto às classes populares, especialmente no que diz respeito aos caminhoneiros.

De acordo com a análise, exposta em um 4º cenário, mantém-se o nome de Zema e é retirado o de Kalil. Dentro desse panorama foram incluídos os senadores Rodrigo Pacheco (DEM), atual presidente do Senado, e Carlos Viana (PSD). Nesse desenho, Viana ficou com 7,5% da preferência contra 5,4% de Pacheco.

É importante rememorar que, recentemente, houve uma informação – não confirmada, mas também não desmentida -, indicando que se Kalil deixar o PSD para filiar-se ao PDT, Viana poderia atender aos apelos de alguns parlamentares e se lançar para a disputa do governo de Minas. Em verdade, a ligação entre Kalil e Viana é intensa politicamente. Resta saber o que pode acontecer até o final do próximo ano, quando chegar o momento mais agudo da disputa ao Palácio Tiradentes.

O fato é que dentro dos quatro cenários apresentados surgem nomes conhecidos, como o do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, (PV), do ex-prefeito de Belo Horizonte e atual deputado federal Patrus Ananias (PT), da deputada federal Áurea Carolina (Psol) e do deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSB).