Home > Geral > Roubos e furtos de veículos caíram 46,4% no ano passado

Roubos e furtos de veículos caíram 46,4% no ano passado

Dados colhidos pelo Grupo Tracker, empresa de rastreamento e localização de veículos, apontam que o índice de ocorrências de roubo e furto de veículos caiu 46,4% em 2020. A categoria automóveis (que inclui os SUVs e pick-ups) teve a maior queda, apresentando um declínio de 56,5%. Em seguida, aparece motocicletas com 31,4%. Os registros que envolvem caminhões e cargas caíram 24,6% e os utilitários tiveram redução de 2,9%.

O único grupo que demonstrou alta nos roubos foi a de máquinas: 166,7%. Nesse segmento, incluem, por exemplo, o maquinário utilizado para construção civil e agronomia.

O gerente de marketing e produtos do Grupo Tracker, Rodrigo Rufca, explica que a pandemia teve impacto nos dados, principalmente em 2020, quando o isolamento era seguido mais à risca. “Acontece que, durante esse período, a frequência de veículos expostos nas ruas diminuiu consideravelmente”.

Por consequência do menor número de automóveis circulando, os índices de roubo e furto também diminuíram. “É uma curva natural. Quando o distanciamento começou a afrouxar, a taxa subiu novamente. Quanto mais expostos os carros, maior a oportunidade para os ladrões”.

Segundo o especialista, sem os automóveis circulando constantemente, os ladrões acabaram por migrar para outros setores. “Sabemos que existem quadrilhas especializadas para cargas, motos e caminhões. O agronegócio e a construção civil, por exemplo, não pararam em momento algum”.

Rastreamento

Ele frisa a importância do rastreamento de veículos em questões como a de roubos e furtos. “O sistema é uma das opções que auxilia na diminuição do risco de furto e da violência em si. Claro que nada substitui o seguro para o consumidor final que tem, inclusive, escolha de indenização. Mas o rastreador atende tanto o mercado segurador como o próprio cliente”.

Rufca acrescenta que, atualmente, existem diversas frentes no trabalho de rastreamento. “Tem o GPS, que é para monitoramento e utiliza sinal de satélite em tempo real no mapa. O principal objetivo desse serviço é um controle logístico, além da redução de custos”.

A rádio frequência também é uma opção. “Trata-se de uma tecnologia com foco em roubos e furtos. E existe todo um suporte, um comando de operações e relacionamento com a polícia para recuperação do carro ou do bem usurpado”.

Após ter seu veículo roubado na porta de casa, o vendedor Bruno Rodrigues decidiu colocar um rastreador de rádio frequência. Ele conta que, mesmo com o seguro, recuperar seu automóvel foi difícil. “As autoridades ficam de mãos atadas e o seguro também. O máximo que dá para fazer é procurar, foi o que aconteceu e, por sorte, o carro foi encontrado”.

Depois de fazer o boletim de ocorrência, ele usou as redes sociais para divulgar o furto. “Passaram-se 2 dias, eu já estava em contato com o seguro e um conhecido da minha mãe avistou o carro. Acionei a polícia e conseguimos reaver, no entanto, com o rastreador fico mais aliviado”, finaliza.