Home > Economia > Custo de materiais da construção civil deve impactar preço de novos imóveis

Custo de materiais da construção civil deve impactar preço de novos imóveis

As empresas da construção civil têm enfrentado problemas desde o ano passado com a falta de itens essenciais e o alto custo da matéria-prima. Segundo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o percentual do setor com esse transtorno subiu de 39,2% para 50,8% entre o terceiro e o quarto trimestre de 2020, um avanço de 11,6 pontos percentuais. O fato é que isso influencia no valor dos imóveis novos, que podem sofrer reajuste nos próximos meses em todo país. O grande dilema é como finalizar as obras em andamento e tentar evitar repassar o aumento aos consumidores.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), vários itens estão com problema de abastecimento. “Aço, cabos elétricos, louças, metais, esquadrias de alumínio e tubos de PVC são os que lideram o ranking em termos de maior prazo de entrega. O cimento, por exemplo, que era entregue em até 48 horas, hoje demora cerca de 30 dias. Já o aço e materiais elétricos, agora levam entre 60 e 90 dias para serem recebidos. Dependendo do produto, pode demandar ainda mais, chegando até a 150 dias”, explica Geraldo Linhares, presidente da entidade.

Os fios e cabos elétricos são os produtos que mais sofreram reajuste, alcançando quase 80% no período de janeiro a dezembro do ano passado. Em seguida está o tijolo e a cerâmica, registrando aumento de 70% em algumas cidades de Minas Gerais. O aço teve elevação de 60% e o cimento até 40%. “Este último continua com preço altíssimo, porém mais estabilizado desde o mês passado. Diferente do aço que continua subindo mensalmente. Se não puder esperar, vai ter que pagar mais caro, comprando do distribuidor ao invés de adquirir diretamente com a siderúrgica”, reforça.

O empresário José Carlos Vieira está preocupado com o atraso na entrega de alguns materiais, sobretudo a majoração dos preços de determinados itens. Ele explica que o cronograma de obras é bastante afetado e também pode alterar o valor final do imóvel. “Ano passado faltou cimento e tivemos que esperar mais de 20 dias a nova remessa chegar. Agora, estamos enfrentando a falta de tubos de PVC. Já fizemos a encomenda para o fornecedor, mas o prazo está superando os 2 meses. Isso sem contar que todos os itens estão mais caros. Tudo traz reflexos e pode encarecer o custo final da obra em cerca de 20%”.

Venda de imóveis novos

Ainda de acordo com Linhares, esse aumento no preço da matéria-prima pressiona o custo da obra em relação à venda, prejudicando o previsto nas viabilidades aferidas pelas empresas de lucratividade. “A tendência é de uma majoração no valor dos novos empreendimentos, penalizando a sociedade e impedindo que várias pessoas consigam realizar o sonho da casa própria. Principalmente os produtos econômicos, que são a primeira faixa do Casa Verde Amarela, devem sofrer um aumento em torno de 15%. Então, uma propriedade que custava R$ 130 mil, agora vai ser reajustada para R$ 150 mil. Isso é preocupante, porque tira a possibilidade de grande parte dos brasileiros adquirirem um imóvel”.

Em janeiro de 2021, o gasto da construção, medido pelo Custo Unitário Básico (CUB/m²), calculado e divulgado pelo Sinduscon-MG, cresceu 2,83%. Em janeiro de 2020, a despesa cresceu 0,30%. No acumulado de 12 meses (encerrado em janeiro), o índice teve uma variação de 23,21%. No mesmo período de 2020, a oscilação foi de 3,92%.

Melhora nos próximos meses

O presidente do Sinduscon-MG afirma que o setor continuará crescendo, mas com esse grande problema de desabastecimento e alta no preço dos materiais, deve diminuir o número de lançamentos. “Estamos vivendo um momento crítico. As empresas vão ter que se adaptar, fazer um planejamento mais complexo da obra, talvez até fazer a entrega em um prazo maior”.

Ele acreditava que o aumento dos insumos iria parar no primeiro trimestre. “Mas isso não está ocorrendo, pelo contrário, continuam subindo mensalmente. Então, a perspectiva para os próximos meses é de poucos lançamentos e majoração dos preços de venda dos imóveis. Acalmado o problema, o mercado será perene com um crescimento superior aos últimos anos”.

Geração de empregos

Apesar dos problemas com a falta de insumos e o alto custo dos materiais, a construção civil foi o setor que mais gerou empregos em 2020. Segundo informações do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), os empreendimentos imobiliários foram responsáveis por abrir 157.881 novos postos de trabalho formais entre janeiro e novembro do ano passado. Mesmo em meio à pandemia de COVID-19, o número foi 34,6% maior em relação ao mesmo período de 2019.

E a construção civil deve continuar aquecida e gerando mais empregos neste ano. A CBIC aposta em um crescimento de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2021, o que significa a criação de 200 mil novas ocupações. Essa expectativa acompanha a projeção de alta dos lançamentos imobiliários entre 15% e 20% em comparação com 2020.