Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Endereço famoso
Pela quantidade de políticos influentes que tem visitado o endereço do prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) na Praça Marília de Dirceu, região Centro-Sul de BH, podemos avaliar que seu projeto na corrida pela eleição ao governo de Minas anda realmente a 100 km por hora.

Menin na política
O empresário mineiro Rubens Menin, um dos patrocinadores do Clube Atlético Mineiro, tem evitado a todo custo falar de política partidária. No entanto, alguns assessores do Planalto avaliam que ele teria o perfil ideal para ser o vice de Jair Bolsonaro, bem ao estilo do que aconteceu com outro mineiro, o ex-vice-presidente José Alencar. É aguardar para ver a marcha dos acontecimentos.

Violência no Centro
Deve ser por conta do desemprego, mas a grande verdade é que a violência no Centro de Belo Horizonte, especialmente no entorno da Praça Sete, está ficando cada vez mais cáustica. Cruz credo!

Betim x Contagem
Em Betim está sendo construído um aeroporto industrial, todo custeado pela iniciativa privada. Com isso, o município mantém um crescimento preponderante de seu Parque Industrial. Enquanto isso, a desindustrialização em Contagem continua uma realidade.

De vereador a deputado?
Segundo conversas nos bastidores da política mineira, o vereador Léo Burguês (PSL), depois de vários mandatos como parlamentar municipal, deverá criar ânimo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A conferir…

Autonomia do BC
Em São Paulo, ao participar de um programa de TV, o empresário e ex-deputado federal Emerson Kapaz disse: “A propalada autonomia do Banco Central carecerá de uma boa política macroeconômica do governo federal para se tornar realidade. Caso contrário, a instituição vai apenas enxugar gelo”, vaticinou Kapaz.

Ministro vitorioso
Os comentários entre os jornalistas da área econômica são de que a aprovação da autonomia do Banco Central se traduziu em um verdadeiro gol de placa do poderoso ministro da Economia, Paulo Guedes.

Pimentel sem definição
O ex-governador Fernando Pimentel continua sem apontar qual o seu próximo projeto político. Com isso, o PT de Minas Gerais está ficando em uma verdadeira saia justa, em relação à política majoritária do ano seguinte. Este assunto tem preocupado os petistas de carteirinha. A sigla não tem lideranças novas com possibilidade de competir com os nomes colocados para disputar o Palácio Tiradentes, a exemplo do governador Romeu Zema (Novo) e os prefeitos Alexandre Kalil (PSD), de BH, Vittorio Medioli (PSD), de Betim, e Odelmo Leão (PP), de Uberlândia.

PSDB se movimenta
No âmbito do PSDB, o nome mais procurado para entendimentos e alianças políticas em relação ao ano vindouro tem sido do ex-secretário Danilo de Castro. Ele é consultado a todo instante por prefeitos, deputados estaduais e federais, além de lideranças municipais.

Partidos divididos
Em Brasília, a crônica política tem falado muito sobre a verdadeira fissura entre os grandes partidos, especialmente no tangente ao MDB, Democratas e PSDB. Têm grupos de parlamentares dessas siglas apoiando o governo, outros fazendo oposição e alguns em cima do muro. Uma verdadeira Torre de Babel.

Católicos x Evangélicos
A Igreja Católica de Belo Horizonte está construindo uma mega Catedral com espaço para milhares de fiéis. Fez a opção do bairro Juliana, periferia da cidade para erguer a Casa Santa. Enquanto isso, a evangélica Igreja Universal, com todo o seu poderio, continua cada vez mais forte na zona nobre da capital mineira.

A farra dos grileiros
O grupo de interessados em devastar a Amazônia, incluindo garimpeiros ilegais, grileiros e pecuaristas especuladores estão comemorando a decisão do Planalto, no sentido de forçar a saída de grande parte do contingente das Forças Armadas, que até então faziam a vigilância na região. Um assunto que ainda promete muitos desdobramentos.

Ministro desastrado
“O senhor Ricardo Salles vai entrar para a história como o pior ministro do Meio Ambiente do Brasil. Ele se tornou um predador, ajudando a dizimar a nossa tão importante Amazônia e os seus sistemas ecológicos”. Opinião do poderoso presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. Ave Maria, gente!

Picanha e coisas mais
Debatendo ao vivo em um programa da TV Cultura, o ex-deputado federal e advogado militante Airton Soares lembrou: “Essa informação de que as Forças Armadas consumiram no ano passado milhares de quilos de picanha, assim como também muitas caixas de cerveja, é uma denúncia grave e não deve ficar apenas no âmbito do poder. A população precisa de mais esclarecimentos a respeito de gastos tão expressivos. Nada de deixar cair no esquecimento”.

Unida pelo horror
Eis uma frase forte e contundente do filósofo brasileiro Mário Sergio Cortella: “Pela primeira vez, a pandemia fez o mundo se unir pelo horror coletivo”. Cruz credo!

Bilac otimista
Ex-parlamentar estadual, atualmente com vários anos de experiência na Câmara Federal, o deputado Bilac Pinto (DEM) concedeu entrevista à TV Assembleia e apontou: “Acho que os projetos do governo na Casa serão bem avaliados e, possivelmente, votados favoravelmente pelos nobres parlamentares”. Devagar com esse otimismo…

Kassab em BH
Em Brasília, jornalistas da crônica política dizem que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, irá cuidar pessoalmente da eleição de alguns municípios. No caso de BH, ele quer participar de todas as etapas relacionadas à reeleição de Alexandre Kalil (PSD).