Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Empresários esvaecidos
Tudo agora é culpa da pandemia de coronavírus, mas existem fatos que vem acontecendo antes desse período. Certamente, por conta da situação econômica e financeira combalida, alguns mineiros frequentadores das colunas sociais simplesmente sumiram de cena, como é o caso do então construtor Carlos Carneiro Costa. Outros que também apareciam nessa lista são Celso Piccioni, Lúcio Costa, Érica Drumond.

Posse no Tribunal de Contas
Em cerimônia virtual na próxima semana, o desembargador e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), José Alves Viana, o popular Dr. Viana, será empossado no cargo de presidente da Corte.

Projeto do ex-governador
O Anel Rodoviário Metropolitano, agora financiado pela Vale, será enfim, levado a efeito, envolvendo recursos da ordem de R$ 5 bilhões. Só para ficar registrado: o projeto original da obra foi assinado pelo então governador Alberto Pinto Coelho que, inclusive, autorizou à época a celebração de um contrato para que ela fosse tocada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Fabinho Liderança
Em Brasília, os parlamentares do alto clero dizem que usaram o deputado mineiro Fábio Ramalho (MDB), o popular Fabinho Liderança, como “boi de piranha”, na eleição da Mesa Diretora da Câmara. Ele foi candidato a presidente e só conseguiu 21 apoiadores. Mas a sua pífia votação teve o objetivo de tirar votos de Baleia Rossi (MDB). Ou seja, uma jogada política bem rasteira.

Políticos dizimados
Duas famílias tradicionais da política mineira podem estar se aposentando. O patriarca Sebastião Quintão, homem de posses e ex-prefeito de Ipatinga, foi, mais uma vez, impossibilitado de disputar a prefeitura do município que já comandou em duas oportunidades. Do alto de seus quase 80 anos, estaria pendurando as chuteiras, segundo consta dos bastidores. E seu filho, o ex-vereador e ex-deputado federal Leonardo Quintão, agora, estaria propenso a cuidar apenas de negócios particulares. Por fim, tem a família do deputado estadual Virgílio Guimarães (PT). Cansado da vida pública, deve se afastar, assim como já ocorreu com seu filho, o ex-deputado federal Gabriel Guimarães.

Perpetuação da pobreza
Estudos econômicos de diversas instituições brasileiras demonstram que se o governo federal não investir pesado no social, a situação dos mais vulneráveis vai se complicar cada vez mais, especialmente por conta da pandemia de COVID-19. Essa realidade levaria à perpetuação da pobreza extrema. Cruz credo, gente.

Celebridades médicas
“A pandemia fez da classe médica e dos cientistas verdadeiras celebridades. É natural haver esta constante divergência de opinião entre eles”. Palavras do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Política nacional
O badalado presidente do Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco (DEM), é o queridinho da imprensa nacional por sua facilidade de atender aos jornalistas. Aí, os mesmos comunicadores já começam a especular que ele seria um nome ideal para vice do presidente Jair Bolsonaro. A conferir…

Política mineira
Também em Brasília, comenta-se muito em relação ao bom trânsito entre o governador mineiro Romeu Zema (Novo) com o presidente Jair Bolsonaro. Se a eleição fosse hoje, ambos estariam no mesmo palanque, avaliam alguns ocupantes do terceiro andar do Palácio do Planalto.

Ministro maldoso
Segundo apurou a jornalista global Ana Flor, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem sido firme nas negociações de bastidores, quando o assunto são as reformas econômicas a serem encaminhadas e também votadas pelo Congresso. “Ele não quer, em hipótese alguma, deixar margem para aumento de salário dos funcionários públicos, pelo menos neste primeiro momento”, vaticina a comunicadora.

Demissão pós-pandemia
Os parlamentares do Centrão, aliados do governo federal, querem o comando do Ministério da Saúde. No entanto, preferem deixar o atual ministro Eduardo Pazuello no cargo até a pandemia arrefecer. Ou seja, pelo que se informa nos bastidores, a demissão de sua Excelência é uma questão de tempo.

Desemprego crescente
As próprias autoridades do setor asseguram que o desemprego no Brasil está mais acentuado do que era projetado. E isso vai terminar retardando a volta do crescimento econômico. De acordo com levantamento do Ministério da Economia, a situação é mais crítica na região Nordeste do país.

Novo Banco Central
Uma das vantagens de ter o Banco Central independente seria a certeza de que a taxa de juros vai ficar controlada, sem a ingerência de qualquer tipo de política. Essa é a avaliação feita por especialistas no mercado financeiro. Será?

Popularidade à vista
Com o retorno do pagamento do auxílio emergencial já a caminho, espera-se o aumento da popularidade do presidente Jair Bolsonaro, que anda cambaleando neste início de ano, conforme as pesquisas de opinião.

Briga por herança
Nos meandros jurídicos da capital, os comentários indicam que a herança deixada pelo ex-governador Hélio Garcia continua fomentando uma briga enorme entre os herdeiros. E olha que ele só tinha duas filhas. Quanta ganância, pessoal.

Aécio na política
Tendo em vista a aproximação do ano político, o deputado federal Aécio Neves (PSDB) começa a se movimentar. Segundo consta nos bastidores, ele vai tentar se reeleger parlamentar federal mais uma vez. Sua estratégia seria a mesma do pleito anterior, ou seja, buscar votos nos grotões do estado. Quanta decadência.