Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em BH
Voltou a circular nos meandros da Assembleia Legislativa, a informação de uma possível chapa composta pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para governador e do chefe do Executivo de Betim, Vittorio Medioli (PSD) como vice. O tema não agradou o próprio presidente da Casa, o deputado Agostinho Patrus (PV), que também tem planos de fazer parte dessa possível candidatura de Kalil. Este assunto ainda vai render muitos comentários, podem apostar.

Deputados sem projetos
Encerrados os dois primeiros anos de mandato, muitos deputados estaduais não tiveram grandes destaques no que diz respeito a projetos mais palatáveis. Isso aconteceu especialmente em relação aos parlamentares que estão conectados à internet. Que o diga os deputados Bruno Engler (PRTB) e Cleitinho Azevedo (Cidadania), sempre atentos às opiniões de seus seguidores nas redes sociais, enquanto o debate em plenário nem sempre foi prioridade, deixando o dia a dia relacionado à votação de matérias mais expressivas na Assembleia em segundo plano.

Alencar, fora de Minas
Empresário de sucesso, filho do ex-vice presidente José Alencar, Josué Alencar, que chegou a ser lembrado para disputar o governo de Minas ou ainda ao cargo de senador, tem dito a interlocutores do seu desencanto por Minas Gerais. Segundo essas fontes, para não ser incomodado com assuntos políticos teria até mesmo transferido seu título eleitoral para São Paulo, onde reside há muito tempo. Esse não é mineiro, só nasceu em nosso estado, não é mesmo, gente?

Viana governador?
No Norte de Minas, por onde tem circulado com desenvoltura, até porque, por lá conseguiu uma boa margem para sua eleição, o senador Carlos Viana não esconde a sua pretensão de disputar o governo de Minas. O problema é que ele está no mesmo partido do prefeito de BH, Alexandre Kalil, o PSD. Na época de sua campanha ao Senado, cerca de dois anos passados, Viana fez questão de deixar claro que o seu principal padrinho político era exatamente Kalil, com quem ele andou por alguns municípios em busca de votos.

Mudanças no Planalto
A crônica política de Brasília anuncia uma enorme mudança no governo do presidente Jair Bolsonaro em fevereiro, antes do período de Carnaval. Seriam novas nomeações nos ministérios, nas estatais e nos postos de terceiro escalão, tudo para atender a fome por cargos dos deputados do Centrão. Caso seja confirmada essa informação, estaria configurada a era do toma-lá-dá-cá no Palácio do Planalto.

Política em Montes Claros
Na porta do Café Galo, no Centro de Montes Claros, os comentários indicam que o prefeito Humberto Souto (PPS) também irá fazer mudanças em postos estratégicos de seus secretariados e auxiliares do segundo escalão. O tema teria sido sinalizado aos deputados estaduais, que com ele estiveram unidos no período de sua reeleição. A conferir…

Volta do auxílio
O presidente Jair Bolsonaro teria pedido ao deputado Arthur Lira (PP-AL), o seu candidato à presidência da Câmara, para ter um dedo de prosa com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O motivo é a possível volta do pagamento do auxílio emergencial, suspenso desde o mês passado. Dizem por lá que este tema está esquentando as mesas dos gabinetes dos membros do governo federal.

Popularidade de Doria
Depois de uma pesquisa do DataFolha revelando sua boa popularidade por conta de seu envolvimento com a vacinação da COVID-19, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), mandou avisar que dia sim e outro também, vai continuar confrontando o Palácio do Planalto. “Isso está dando ibope, então vamos lá”, disse ele a interlocutores.

Fora das redes sociais
Médico e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), Paulo Saldiva, disse, semana passada, que ultimamente está deixando de acessar as redes sociais. “É uma perda de tempo ficar assistindo a pessoas que querem opinar sobre assuntos que nem sempre entendem do termo tratado. Tô fora”.

Imprensa X Internet
Em estudo informal e que seria do conhecimento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), consta que os conectados nas redes sociais sempre procuram minimizar a importância da imprensa. Portanto, a liberdade dos jornalistas estaria sendo torpedeada pelo sistema da internet. Cruz credo, gente!

Sobre a COVID-19
“Quando um brasileiro for diagnosticado com a COVID-19, deve procurar imediatamente um médico, ao invés de prefeitos, governadores, secretários de saúde, enfim, os políticos em geral”. Conselho do médico paulistano, Dante Serra. Ufa.

Tecnologia 5G
“Depois da liberação dos insumos para fabricação da vacina contra a COVID, os chineses passaram a ter certeza que o próximo passo será a liberação da autorização, por parte do governo brasileiro, para que a tecnologia 5G daquele país possa enfim começar a ser instalada no Brasil”. Essa é avaliação da jornalista Juliana Rosa, depois de conversar com os grandes empresários e formadores de opinião. A conferir…

Traidores de plantão?
Recentemente, o filósofo Luiz Felipe Pondé, do alto de sua experiência como professor, aconselhou a assessoria política do presidente Jair Bolsonaro, no qual está apostando todas as fichas no apoio dos deputados do denominado Centrão. “Mas foi esse mesmo grupo que no passado fez acordo com a ex-presidente Dilma Rousseff, e depois mudou de lado e aprovou a cassação dela. Então, fiquem de olhos bem abertos”.

Economia brasileira
As autoridades econômicas de Brasília sabem e propalam uma realidade. Enquanto não houver vacinação contra a COVID-19, a economia vai ficar patinando. No momento, falta confiança dos investidores e também consumidores para adquirir os produtos fabricados. Uma ciranda que só a ciência pode resolver.

Política em Ouro Preto
O ex-ministro e ex-secretário de Estado, o jornalista Angelo Oswaldo (PV), está de volta para comandar o histórico município de Ouro Preto. Prefeito pela terceira vez, agora, ele confessa a amigos que efetivamente encontrou uma terra arrasada. Terá de reconstruir tudo, inclusive, a imagem da cidade perante os turistas internacionais. Ufa.